Fundação Dom Cabral
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Programa de Gestão na Transformação Digital

Alinhamento prático entre tecnologias, estratégia, cultura e inovação para ampliar os resultados e a geração de valor dos negócios.
Apresentação

Participantes

Metodologia

Nova Lima - MG
Próximas turmas
30
SET
2024
Carga Horária:37 horasInvestimento:
Módulo único
Período: 30/09 a 04/10/2024Local: FDC, Campus Aloysio Faria - Nova Lima (MG)
Inscreva-se

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)
Hugo Tadeu (Hugo Ferreira Braga Tadeu)Hugo Tadeu é Professor e Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Membro de conselhos de administração e consultivo em diferentes organizações do setor financeiro, tecnologia, consultoria e mercados de consumo. Ao longo dos últimos anos, liderou projetos em grandes e médias organizações, governo e startups, com excelentes resultados. Tadeu é membro do World Economic Forum (WEF), da International Standard Organization (ISO), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e Associação Brasileira de Venture Capital (ABVCAP), com elevado engajamento para execução e transformação de negócios. Premiado como um dos melhores autores na Bienal do Livro na temática gestão de operações e inovação, recebeu a Medalha em Honra Profissional pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e indicado para o prêmio Ibest com influenciador em inovação tecnológica. Atualmente é colunista da Época Negócios, tendo colaborado para a Revista Exame e Meio & Mensagem. Atualmente é professor visitante da Nova SBE, tendo atuado como professor visitante da University of British Columbia, Curtin University, ESCP e Insper. Tadeu tem Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC Minas e Pós-Doc pela University of British Columbia. Formação executiva pelo MIT, Singulatiry University, Nova SBE e Clayton Christensen Institute. Finalmente, Tadeu é apaixonado por inovação, digital, aprendizagem, pessoas e educação para mudar o mundo a partir das inúmeras transformações em andamento. Ver currículo
Gustavo Donato (Gustavo Henrique Bolognesi Donato)Conselheiro e executivo C-level com 19 anos de experiência e proficiência em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Entusiasta pelo desenvolvimento de pessoas, tecnologias e estratégia para negócios de alto impacto. É Engenheiro Mecânico (FEI), MBA em Administração (FGV-EAESP), Doutor em Engenharia (POLI-USP), Conselheiro formado pela Fundação Dom Cabral, com vivências internacionais, formação executiva (MIT) e em Futures Studies into Strategy (Copenhagen Institute for Futures Studies). É Professor Associado da Fundação Dom Cabral, Professor Titular (licenciado) e ex-Reitor da FEI – com responsabilidades análogas a CEO - e onde também presidiu o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e já atuou como Head de Inovação, Coordenador da Engenharia Mecânica e da Iniciação Científica, ao longo de 16 anos de atuação. Preside o Conselho de Administração do Instituto Brasil Digital, assim como integra o Conselho Consultivo “Conexão Futuro” do IEL/CNI, o Comitê de Transformação Digital do B20, o Comitê de Economia de Impacto do MDIC, a Comissão de Avaliação do INEP e Comitê no Institute of Materials - IOM3 - UK. Já liderou mais de 80 projetos de PD&I, estratégia ou advisoring com startups, governos, conselhos e empresas, em setores como energia, mineração, materiais, mobilidade, agro, saúde, entre outras – exemplos incluem CBMM, Toledo, Gerdau, Petrobras, Raízen, AGCO, Villares, Honda, Brain4Care. Realizou centenas de palestras nacionais e internacionais, recebeu prêmios científicos e de gestão, orientou mais de 45 pesquisas de Iniciação a Pós-Doutorado e é autor de mais de 140 artigos, capítulos de livros ou patentes.Ver currículo
Glaucia Alves da CostaÉ professora convidada da Fundação Dom Cabral na área de Empreendedorismo e Inovação. Possui MBA, pela COPPEAD-UFRJ e University of San Diego e Mestrado em engenharia de produção, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É certificada pela SGS como uma dos únicos 10 masters black belts em inovação corporativa do Brasil. É diretora da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte. Foi diretora de excelência operacional e inovação na Andrade Gutierrez, sendo a única diretora mulher e a pessoa mais jovem a atingir este cargo na história da companhia. Liderou um time de transformação com 75 engenheiros de 12 nacionalidades diferentes. Recebeu prêmio de líder do ano em 2017. Possui experiência em cargos de alta liderança em multinacionais, liderando projetos nas Américas, Europa, Ásia e África. Foi responsável por programas premiados internacionalmente de lean management e open innovation e liderou globalmente mais de 4500 eventos de melhoria continua. Possui muita experiência em design de processos, inovação e gestão da mudança e na criação de estratégias de melhoria de performance e inovação, implementação e gestão de resultados. Já foi head de programas de turnaround operacional. Criou e liderou a primeira aceleradora de construtechs do Brasil e é uma pessoa muito ativa e respeitada no ecossistema de inovação nacional.Ver currículo

Conteúdo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E DESAFIOS ORGANIZACIONAIS
No princípio do Programa, o grande objetivo é contextualizar a transformação digital como ela realmente é. Ou seja: quais os principais avanços tecnológicos mundiais, contexto econômico, desafios setoriais e de negócios. Nessa fase de aquecimento, são destacados os desafios sobre a importância de uma nova agenda de aprendizagem, uma cultura inovadora e investimentos em tecnologias digitais.
CENÁRIOS E ROTAS TECNOLÓGICAS
O avanço tecnológico tem acelerado o processo de mudança das estruturas organizacionais. No entanto, esse processo não é recente. Aqui, os participantes aprendem a analisar corretamente o ambiente de negócio e os desafios futuros para traduzir as rotas tecnológicas em decisões de negócios, fundamentais para dar início à transformação digital em organizações públicas e privadas.
INOVAÇÃO E DIGITAL: ESTRATÉGIA, PROJETOS E INDICADORES
Partindo dos cenários e rotas tecnológicas, o próximo desafio das organizações é o real entendimento dos processos da gestão da inovação. Além das questões tecnológicas, é preciso compreender os desafios da implementação de uma estratégia que sustente projetos inovadores. Para isso, é necessário observar com cuidado temas vinculados ao desenvolvimento de uma cultura que permita a formulação de projetos em busca de parcerias e resultados concretos.
PROJETOS, TIMES E CULTURA DIGITAL
Este é o momento para concretizar todo o entendimento sobre cenários, rotas tecnológicas e inovação em projetos digitais. O grande desafio das organizações não está apenas no universo tecnológico, mas no entendimento real da jornada do cliente, centro do processo digital. A proposta deste dia é, portanto, buscar metodologias adequadas para compreender o cliente profundamente, incluindo os desafios de atendimento e o uso de tecnologias de fronteira.
PROJETOS DIGITAIS E MÉTODOS ÁGEIS
Um dos principais desafios para a real transformação digital está diretamente relacionado aos times, assim como à velocidade de entrega de projetos. Neste dia, são analisados, explorados e criticados temas como autonomia decisória, squads, implementação de projetos, indicadores de resultados e cooperação interna, com a adoção de inúmeros casos de mercado na busca pela implementação de soluções.
CASOS EXECUTIVOS
Ao longo do Programa, executivos de mercado serão convidados para compartilhar experiências, problemas, conquistas, metodologias e parcerias em busca da real transformação digital. Além de uma agenda futurista, o foco está em trazer casos reais de negócios a partir da realidade brasileira.

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