Fundação Dom Cabral
B9CAD2 #ffffff

Programa de Gestão na Transformação Digital

Alinhamento prático entre tecnologias, estratégia, cultura e inovação para ampliar os resultados e a geração de valor dos negócios.
Apresentação

Participantes

Credibilidade e Reconhecimento

Resultados

Metodologia

Nova Lima - MG
Próximas turmas
24
AGO
2026
Carga Horária:40 horasInvestimento:
Módulo único
Período: 24 a 28/08/2026Local: FDC, Campus Aloysio Faria - Nova Lima (MG)
Quero participar

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)
Hugo Tadeu (Hugo Ferreira Braga Tadeu)
Ver currículo
Gustavo Donato (Gustavo Henrique Bolognesi Donato)Conselheiro e executivo C-level com 19 anos de experiência e proficiência em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Entusiasta pelo desenvolvimento de pessoas, tecnologias e estratégia para negócios de alto impacto. É Engenheiro Mecânico (FEI), MBA em Administração (FGV-EAESP), Doutor em Engenharia (POLI-USP), Conselheiro formado pela Fundação Dom Cabral, com vivências internacionais, formação executiva (MIT) e em Futures Studies into Strategy (Copenhagen Institute for Futures Studies). É Professor Associado da Fundação Dom Cabral, Professor Titular (licenciado) e ex-Reitor da FEI – com responsabilidades análogas a CEO - e onde também presidiu o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e já atuou como Head de Inovação, Coordenador da Engenharia Mecânica e da Iniciação Científica, ao longo de 16 anos de atuação. Preside o Conselho de Administração do Instituto Brasil Digital, assim como integra o Conselho Consultivo “Conexão Futuro” do IEL/CNI, o Comitê de Transformação Digital do B20, o Comitê de Economia de Impacto do MDIC, a Comissão de Avaliação do INEP e Comitê no Institute of Materials - IOM3 - UK. Já liderou mais de 80 projetos de PD&I, estratégia ou advisoring com startups, governos, conselhos e empresas, em setores como energia, mineração, materiais, mobilidade, agro, saúde, entre outras – exemplos incluem CBMM, Toledo, Gerdau, Petrobras, Raízen, AGCO, Villares, Honda, Brain4Care. Realizou centenas de palestras nacionais e internacionais, recebeu prêmios científicos e de gestão, orientou mais de 45 pesquisas de Iniciação a Pós-Doutorado e é autor de mais de 140 artigos, capítulos de livros ou patentes.Ver currículo
Paulo Vicente (Paulo Vicente dos Santos Alves)Paulo Alves possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública, ambos pela FGV. É formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Atualmente é professor tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC). Paulo Alves foi Sub-Secretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) de 2007 a 2009. Sua experiência professional abrange os setores governamental, defesa, aeroespacial, educação e energia. Foi também Capitão do Exército Brasileiro de 1990 a 2002. Como professor, Paulo Alves trabalhou para as seguintes instituições de ensino no Brasil: ESPM, FDC, FGV, IBMEC, IME e PUC. Já fez palestras e apresentações na Brown University, CKGSB, HULT, INSEAD, ISB, John Hopkins University, Kellogg, Saint Gallen, Schulich, Skolkovo, UT Dallas, e Vlerick em programas em parceria com a FDC. Fez parte do Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL), da Harvard Business School em 2012. Atuou como consultor para a BAT (British American Tobacco), IADB/BID, Petrobrás, Shell, e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi membro da Strategic Planning Society (SPS-UK), e é membro fundador do Strategic Management Forum. É autor do livro eletrônico ‘Emerging Markets Report, publicado pela AVEC Editora, e dos livros ’Jogos de Empresas’ (Pearson/Makron Books), ‘Jogos e simulações de Empresas’ (Alta Books), e ‘Gestão Pública Contemporânea’ (Alta Books). Recebeu o prêmio Publicis Best Marketing Strategy no L’Óreal Marketing Awards 2004, como professor orientador. Foi classificado em 29o. lugar no prêmio Best Business Professor promovido pela The Economist Intelligence Unit em 2012-13. Ver currículo

Conteúdo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E DESAFIOS ORGANIZACIONAIS
No princípio do Programa, o grande objetivo é contextualizar a transformação digital como ela realmente é. Ou seja: quais os principais avanços tecnológicos mundiais, contexto econômico, desafios setoriais e de negócios. Nessa fase de aquecimento, são destacados os desafios sobre a importância de uma nova agenda de aprendizagem, uma cultura inovadora e investimentos em tecnologias digitais.
CENÁRIOS E ROTAS TECNOLÓGICAS
O avanço tecnológico tem acelerado o processo de mudança das estruturas organizacionais. No entanto, esse processo não é recente. Aqui, os participantes aprendem a analisar corretamente o ambiente de negócio e os desafios futuros para traduzir as rotas tecnológicas em decisões de negócios, fundamentais para dar início à transformação digital em organizações públicas e privadas.
INOVAÇÃO E DIGITAL: ESTRATÉGIA, PROJETOS E INDICADORES
Partindo dos cenários e rotas tecnológicas, o próximo desafio das organizações é o real entendimento dos processos da gestão da inovação. Além das questões tecnológicas, é preciso compreender os desafios da implementação de uma estratégia que sustente projetos inovadores. Para isso, é necessário observar com cuidado temas vinculados ao desenvolvimento de uma cultura que permita a formulação de projetos em busca de parcerias e resultados concretos.
PROJETOS, TIMES E CULTURA DIGITAL
Este é o momento para concretizar todo o entendimento sobre cenários, rotas tecnológicas e inovação em projetos digitais. O grande desafio das organizações não está apenas no universo tecnológico, mas no entendimento real da jornada do cliente, centro do processo digital. A proposta deste dia é, portanto, buscar metodologias adequadas para compreender o cliente profundamente, incluindo os desafios de atendimento e o uso de tecnologias de fronteira.
PROJETOS DIGITAIS E MÉTODOS ÁGEIS
Um dos principais desafios para a real transformação digital está diretamente relacionado aos times, assim como à velocidade de entrega de projetos. Neste dia, são analisados, explorados e criticados temas como autonomia decisória, squads, implementação de projetos, indicadores de resultados e cooperação interna, com a adoção de inúmeros casos de mercado na busca pela implementação de soluções.
CASOS EXECUTIVOS
Ao longo do Programa, executivos de mercado serão convidados para compartilhar experiências, problemas, conquistas, metodologias e parcerias em busca da real transformação digital. Além de uma agenda futurista, o foco está em trazer casos reais de negócios a partir da realidade brasileira.

Conteúdo Relacionado

   
   
​​