Fundação Dom Cabral
B9CAD2 #ffffff

Transformação Digital

Desenvolvido em parceria com a IBM e o Raja Valley, o Programa debate cenários e rotas tecnológicas, inovação, estratégia, cultura inovadora, projetos e métodos ágeis.


Apresentação

Participantes

Metodologia

Online
Próximas turmas
30
NOV
2021
Carga Horária:40 horasInvestimento:
Semana 1
Período: 30/11 a 02/12/2021
Semana 2
Período: 06 a 09/12/2021
Semana 3
Período: 13 a 15/12/2021
Inscreva-se

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)
Agostinho de Arruda VillelaBacharel em Engenharia Eletrônica, com ênfase em TI, pela PUC RJ ,1986. Professor Convidado da Fundação Dom Cabral. CTO de Soluções de Indústria, Gerente de Client Center e Gerente de Garagem de Inovação na IBM LA e Brasil Ltda., desde 2008. Co-fundador e CTO na Solvo S/A, 1998 – 2008. Ver currículo
Cezar TaurionMestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio. Pós-graduação em Marketing de Serviços. Graduação em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 1973. Palestrante convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela Fundação Getúlio Vargas – FGV RJ. Professor de Empreendedorismo na Internet pelo MBI do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ. Partner e Head of Digital Transformation da Kick Corporate Ventures, desde 2016.Ver currículo
Gil GiardelliProfessor palestrante da FDC, é graduado em Relações Internacionais, pela Universidade de São Paulo – USP, 2004 - e em Desenho Industrial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1998. Autor do Livro “Você é o que você compartilha” e Colunista na BandNewsFM e Revista Você SA. Autor do Livro “Você é o que você compartilha” e Colunista na BandNewsFM e Revista Você SA. Foi eleito pela Meio&Mensagem como o 4º mais inovador da Indústria Digital e pela Revista Proxxima como um dos 5 professores mais inovadores do Brasil.Ver currículo

Conteúdo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E DESAFIOS ORGANIZACIONAIS
No princípio do Programa, o grande objetivo é contextualizar a transformação digital como ela realmente é. Ou seja: quais os principais avanços tecnológicos mundiais, contexto econômico, desafios setoriais e de negócios. Nessa fase de aquecimento, são destacados os desafios sobre a importância de uma nova agenda de aprendizagem, uma cultura inovadora e investimentos em tecnologias digitais.
CENÁRIOS E ROTAS TECNOLÓGICAS
O avanço tecnológico tem acelerado o processo de mudança das estruturas organizacionais. No entanto, esse processo não é recente. Aqui, os participantes aprendem a analisar corretamente o ambiente de negócio e os desafios futuros para traduzir as rotas tecnológicas em decisões de negócios, fundamentais para dar início à transformação digital em organizações públicas e privadas.
INOVAÇÃO E DIGITAL: ESTRATÉGIA, PROJETOS E INDICADORES
Partindo dos cenários e rotas tecnológicas, o próximo desafio das organizações é o real entendimento dos processos da gestão da inovação. Além das questões tecnológicas, é preciso compreender os desafios da implementação de uma estratégia que sustente projetos inovadores. Para isso, é necessário observar com cuidado temas vinculados ao desenvolvimento de uma cultura que permita a formulação de projetos em busca de parcerias e resultados concretos.
PROJETOS, TIMES E CULTURA DIGITAL
Este é o momento para concretizar todo o entendimento sobre cenários, rotas tecnológicas e inovação em projetos digitais. O grande desafio das organizações não está apenas no universo tecnológico, mas no entendimento real da jornada do cliente, centro do processo digital. A proposta deste dia é, portanto, buscar metodologias adequadas para compreender o cliente profundamente, incluindo os desafios de atendimento e o uso de tecnologias de fronteira.
PROJETOS DIGITAIS E MÉTODOS ÁGEIS
Um dos principais desafios para a real transformação digital está diretamente relacionado aos times, assim como à velocidade de entrega de projetos. Neste dia, são analisados, explorados e criticados temas como autonomia decisória, squads, implementação de projetos, indicadores de resultados e cooperação interna, com a adoção de inúmeros casos de mercado na busca pela implementação de soluções.
CASOS EXECUTIVOS
Ao longo do Programa, executivos de mercado serão convidados para compartilhar experiências, problemas, conquistas, metodologias e parcerias em busca da real transformação digital. Além de uma agenda futurista, o foco está em trazer casos reais de negócios a partir da realidade brasileira.

Conteúdo Relacionado