Fundação Dom Cabral
299FBB #ffffff

FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim

Oportunidades iguais para diminuir diferenças.



O FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para ampliar e acelerar os esforços da FDC para a redução das desigualdades sociais e promoção do desenvolvimento econômico no Brasil e tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, gestores de organizações sociais e as próprias instituições do terceiro setor, por meio do desenvolvimento e capacitação, além de um programa de bolsa de estudos.

O Centro Social incorpora as atividades da Fundação José Fernandes de Araújo, a área de Sustentabilidade e Projetos Sociais da FDC e o Movimento Pra>Frente. O setor é orientado por um Comitê Estratégico, que tem como papel aprovar a estratégia da área, aprovar anualmente o plano de trabalho proposto pela equipe executiva, acompanhar os resultados dos projetos e os indicadores de transformação.

Membros do Comitê Estratégico:​​

  • ​Presidente da Diretoria Estatutária:​ Emerson de Almeida
  • Presidente da Diretoria Executiva: Antonio Batista da Silva Junior
  • ​Diretora Estatutária: Cláudia​ Botelho 
As iniciativas sociais do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim são direcionadas para três frentes de atuação: 

  • Jovens em situação de vulnerabilidade
  • Empreendedores populares
  • Organizações Sociais

jovens em situação de vulnerabilidade 


Programa de Bolsas – Graduação

O FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim concede bolsas de estudo para jovens universitários em situação de carência financeira, além de promover outras ações voltadas para o exercício da cidadania por meio da educação, tais como eventos e palestras. ​

S​aiba mais

Programa de Bolsas de Estudo – Programas da​ FDC

O FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim concede bolsas de estudo do​s Programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e MBA) e de Curta Duração da Fundação Dom Cabral – FDC, para pessoas com formação em Ensino Superior (Graduação), que buscam fazer a diferença na sociedade, se posicionando e promovendo o desenvolvimento responsável e sustentável. ​

Saiba mais​​


Raízes

No Programa Raízes, os jovens são continuamente convidados ao exercício do pensar. O objetivo é possibilitar o acesso a conteúdos humanistas e de diferentes áreas do conhecimento, que não são acessíveis na escola tradicional, na expectativa de que os jovens possam não só ampliar a visão de mundo e fortalecer o senso de cidadania, mas também aprender e apreender a diversidade de significados do mundo à sua volta, para tornarem-se atores e autores do próprio processo de inclusão. ​

Saiba mais​​


Student Experiences

Realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral e a organização internacional inglesa Common Purpose, o “Student Experiences" é um Programa desenhado para estudantes universitários e pós-graduandos e tem como objetivo inspirar futuros líderes a desenvolverem uma inteligência cultural, para que sejam capazes de lidar com os desafios contemporâneos que emergem além das fronteiras geográficas e de conhecimento. ​​​



Projeto Trilhas

O Projeto Trilhas visa acompanhar estudantes do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social e carência financeira, em sua transição para a faculdade.  Daí, a “trilha”: a FJFA acompanha o estudante nesse “caminho” acadêmico, do Ensino Médio ao Ensino Superior.

Isso é feito em parceria com colégios da rede particular de ensino, que ofereçam Bolsa CEBAS a alunos em situação de vulnerabilidade financeira.  O primeiro convênio foi assinado com o Colégio Marista Dom Silvério e está atendendo a 10 alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.


Obra Social da Paróquia São Gabriel 

A Obra mantém atividades de amparo e educa
ção voltadas para crianças e adolescentes que vivem no bairro Taquaril e adjacências, na região Leste de Belo Horizonte. São, aproximadamente, 400 pessoas beneficiadas em dois projetos.

A parceria firmada com a Fundação José Fernandes de Araújo prevê acompanhamento e assessoria técnica e financeira ao projeto Escola Integrada, que presta assistência a meninos e meninas de 6 a 14 anos.

O objetivo da Escola Integrada é desenvolver oficinas de informática e atividades lúdicas, pedagógicas, esportivas e culturais, realizadas no Centro Pastoral Santo Arnaldo Janssem. A Fundação também atua conjuntamente com a Obra para o fortalecimento dos laços familiares.

Saiba mais


  • ​​​​eMPREENDEDORES POPULARES


​Movimento Pra>Frente

O movimento é uma iniciativa da FDC para, ao lado de empresas, de organizações sociais e do poder público, articular uma grande rede de prosperidade com objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e bem-estar social por meio da Gestão e do Empreendedorismo.

Em mais de 40 anos de atuação, a FDC ajudou a desenvolver milhares de empresas e esteve ao lado de líderes de todos os segmentos, da iniciativa pública, privada e também do terceiro setor. Agora, aportamos toda a nossa experiência, expertise e capacidade de articulação para apoiar os microempreendedores populares, fortalecendo o ecossistema em que estão inseridos e contribuindo com a redução das desigualdades sociais no país.

Saiba ma​is​​​​

organizações sociais

​Basis

O Basis foi desenvolvido com o intuito de capacitar os gestores de iniciativas sociais de pequeno porte para assimilarem os fundamentos de governança e gestão necessários para obter melhores resultados e buscar a sustentabilidade da organização.

Para isso, o Programa une esses gestores com patrocinadores de Grandes Empresas, Institutos de Empresas e/ou Fundações, além de uma Equipe de Professores da FDC com experiência no universo de iniciativas de impacto social.

Saiba mais​​​


POS - Parceria com Organizações Sociais

A Parceria com Organizações Sociais – POS foi desenvolvida para ajudar Organizações Sociais a incorporar ferramentas de gestão em seu dia a dia com o objetivo de se tornar autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. Para que isso aconteça, a Fundação Dom Cabral oferece sua competência em gestão e formação de executivos para melhorar os resultados dessas entidades, possibilitando ações de maior amplitude. ​​



PDEOS - Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais

A Fundação Dom Cabral desenvolve um conjunto de projetos estruturantes, com foco em educação, gestão e inovação social no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima (MG - Brasil), comunidade vizinha ao Campus Aloysio Faria. Destaca-se a realização do Programa de Desenvolvimento de Empresas e Organizações Sociais (PDEOS).

Visando estimular o desenvolvimento local sustentável do Jardim Canadá e região a partir da p romoção da gestão responsável junto às lideranças empresariais e comunitárias, a FDC realiza o PDEOS, há três ciclos anuais, incorporando, a cada nova edição, os participantes das edições anteriores. 

Eixos de atuação:

  • Sensibilizar as lideranças empresariais sobre o desenvolvimento local sustentável a partir do entendimento do tema e das potenciais contribuições de seu negócio.
  • Contribuir para ampliar o conhecimento e a prática da gestão responsável no contexto das organizações sociais.
  • Promover a articulação entre empresas e organizações sociais participantes.

Prêmio bom exemplo

O Prêmio Bom Exemplo, criado em 2010, fruto de uma parceria entre a FDC, a TV Globo Minas, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Jornal O Tempo busca valorizar pessoas e estimular iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Hoje, o Prêmio é realizado também no Estado do Paraná, em parceria com a RPCTV, e no Mato Grosso, em parceria com a TV Centro América, a Rádio Centro América e a Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT).

COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL


Com o direcionamento do Comitê de Sustentabilidade e Inclusão Social, a Fundação Dom Cabral atua de forma proativa para que a Gestão Responsável seja um processo perene e capaz de garantir resultados positivos para a sociedade. Esse Comitê tem o objetivo de promover a sinergia e integrar as áreas da Instituição na realização de ações estratégicas relacionadas aos diversos programas e projetos que têm a sustentabilidade como eixo central. Para isso, seis Desafios Compartilhados foram estabelecidos e envolvem a instituição com um todo. 


Compromissos e Pactos​​​​

A FDC, como signatária do Pacto Global e do PRME, apoia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A agenda global, assinada por 193 países em 2015, propõe metas significativas para 20​​30 que envolvem temas como erradicar a pobreza extrema, promover uma educação de qualidade para todos, combater a desigualdade social e a injustiça, e conter as mudanças climáticas.​    

Saiba mais aqui.

 
PRME - Principles for Responsible Management Education     The Global Compact
​​​
​​​
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
 
Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI)
A FDC também é signatária do Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI), mantendo um compromisso internacional com a sustentabilidade que impacta diretamente a educação para o desenvolvimento sustentável. 

 



​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​