Fundação Dom Cabral
299FBB #ffffff

FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim

Ampliando oportunidades para redução das desigualdades

​​

O FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para ampliar e acelerar os esforços da FDC para a redução das desigualdades sociais e promoção do desenvolvimento econômico no Brasil, por meio do desenvolvimento e capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares, gestores de organizações sociais e as próprias instituições do terceiro setor.​

O Centro Social incorpora as atividades da Fundação José Fernandes de Araújo, a área de Sustentabilidade e Projetos Sociais da FDC e o Movimento Pra>Frente. O setor é orientado por um Comitê Estratégico, que tem como papel aprovar a estratégia da área, aprovar anualmente o plano de trabalho proposto pela equipe executiva, acompanhar os resultados dos projetos e os indicadores de transformação.

Membros do Comitê Estratégico:​​

  • Diretora Estatutária: Cláudia Botelho (Presidente do Comitê)
  • Presidente da Diretoria Executiva: Antonio Batista da Silva Junior
  • Professor e Coordenador do MPA: Samir Lotfi Vaz
As iniciativas sociais do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim são direcionadas para três segmentos ​de atuação: 
  • Jovens em situação de vulnerabilidade
  • Empreendedores populares
  • Organizações Sociais
​Para saber mais sobre as atividades do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, acesse o Relatório de Atividades de 2023.

 

jovens em situação de vulnerabilidade ​​

Raízes

No Programa Raízes, os jovens sã​o continuamente convidados ao exercício do pensar. O objetivo é possibilitar o acesso a conteúdos humanistas e de diferentes áreas do conhecimento, que não são acessíveis na escola tradicional, na expectativa de que os jovens possam não só ampliar a visão de mundo e fortalecer o senso de cidadania, mas também aprender e apreender a​ diversidade de significados do mundo à sua volta, para tornarem-se atores e autores do próprio processo de inclusão. ​

Saiba mais


Obra Social da Paróquia São Gabriel 


A Obra mantém atividades de amparo e educação voltadas para crianças e adolescentes que vivem no bairro Taquaril e adjacências, na região Leste de Belo Horizonte. São, aproximadamente, 400 pessoas beneficiadas em dois projetos.

A parceria firmada com a Fundação Dom Cabral prevê acompanhamento e assessoria técnica e financeira ao projeto Escola Integrada, que presta assistência a meninos e meninas de 6 a 14 anos, atendidos em contraturno escolar.

O objetivo da Escola Integrada é desenvolver oficinas de informática e atividades lúdicas, pedagógicas, esportivas e culturais, realizadas no Centro Pastoral Santo Arnaldo Janssem. A Fundação também atua conjuntamente com a Obra para o fortalecimento dos laços familiares.


​FAMÍLIA DE BOLSAS 

Bolsas de Estudo para Programas da​ FDC

O FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim concede bolsas de estudo do​s Programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado, Doutorado ​e MBA) e de Curta Duração da Fundação Dom Cabral – FDC, para pessoas com formação em Ensino Superior (Graduação), que buscam fazer a diferença na sociedade, se posicionando e promovendo o desenvolvimento responsável e sustentável. ​​

Saiba mais​​


Bolsas de Estudo para o Ensino Superior (em instituições parceiras)

O FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim concede bolsas de estudo de até 50%​ para jovens universitários em situação de carência financeira. Essas bolsas são elegíveis em cinco instituições de ensino parceiras.

S​aiba m​ais


Bolsas de Estudo para Ensino Técnico


A Fundação Dom Cabral, por meio do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concede bolsas de estudos para Educação Profissional e Tecnológica, em parcerias com escolas de Belo Horizonte. A iniciativa tem como propósito apoiar pessoas que buscam uma oportunidade no desenvolvimento da vida pessoal e profissional, por meio do ensino técnico,  e que não tem condições de arcar com os custos dos cursos.

Saiba mais​

Fundo de Bolsas – FDC Transforma

Para impulsionar as grandes transformações e reduzir as barreiras de acesso à educação de qualidade, lançamos em 2021 o FDC Transforma, um fundo de bolsas. Por meio de doações de pessoas física e jurídica, podemos juntos, ampliar a concessão de bolsas de estudo para pessoas de baixa renda, engajadas em ações de impacto e transformação social.


​Acesse também o Relatório de Transparência do FDC Transforma relativo ao ano de 2021 (clique aqui​).
 

Empreendedores populares 

​Movimento Pra>Frente


O movimento é uma iniciativa da FDC para, ao lado de empresas, de organizações sociais e do poder público, articular uma grande rede de prosperidade com objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e bem-estar social por meio da Gestão e do Empreendedorismo.

Em mais de 45 anos de atuação, a FDC ajudou a desenvolver milhares de empresas e esteve ao lado de líderes de todos os segmentos, da iniciativa pública, privada e também do terceiro setor. Agora, aportamos toda a nossa experiência, expertise e capacidade de articulação para apoiar os microempreendedores populares, fortalecendo o ecossistema em que estão inseridos e contribuindo com a redução das desigualdades sociais no país.

Saiba ma​is​​

Clique aqui para informações e documentos sore o Contrato de Aplicação de Recursos Não-Reembolsáveis Nº 22.2.0284.1​, firmado junto ao BNDES.

Organizações sociais

​Basis

O Basis foi desenvolvido com o intuito de capacitar os gestores de iniciativas sociais de pequeno porte para assimilarem os fundamentos de governança e gestão necessários para obter melhores resultados e buscar a sustentabilidade da organização.

Para isso, o Programa une esses gestores com patrocinadores de Grandes Empresas, Institutos de Empresas e/ou Fundações, além de uma Equipe de Professores da FDC com experiência no universo de iniciativas de impacto social.

Saiba mais​​​


PILARIS - Programa de Gestão para Organizações Sociais

O Programa de Gestão para Organizações Sociais foi desenvolvido para ajudar Organizações Sociais a incorporar ferramentas de gestão em seu dia a dia com o objetivo de se tornar autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. Para que isso aconteça, a Fundação Dom Cabral oferece sua competência em gestão e formação de executivos para melhorar os resultados dessas entidades, possibilitando ações de maior amplitude​. ​​

Saiba mais​​

​COMPROMISSOS E PACTOS

​A FDC, como signatária do Pacto Global e do PRME, apoia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A agenda global, assinada por 193 países em 2015, propõe metas significativas para 20​​30 que envolvem temas como erradicar a pobreza extrema, promover uma educação de qualidade para todos, combater a desigualdade social e a injustiça, e conter as mudanças climáticas.​


 
PRME - Principles for Responsible Management Education     The Global Compact
​​​
​​​
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU



​​​​​​​