Fundação Dom Cabral
    Skip Navigation Links
  • FDC
      >
    • Sobre a FDC
#92aaec #ffffff
Conheça a Fundação Dom Cabral

Sobre a FDC

A 7ª melhor escola de negócios do mundo de acordo com o ranking de educação executiva do jornal Financial Times.

Conheça mais sobre a nossa jornada. Estamos há mais de quatro décadas fazendo história.

​​Conexão entre teoria e prática, for​mação acadêmica com experiên​​​​cia empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há mais de 47 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. A FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nac​​​​ionais e internacionais, sustentadas por​ alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios​, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.

Nossa filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. A FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 27 mil executivos. Todo esse conhecimento de valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos.​​​

 
Apoio Institucional:

 
Apoio Institucional: CCRApoio Institucional: Banco Alfa​​


Identidade e Propósito

Missão
Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

 
Negócio
Soluções educacionais para o desenvolvimento empresarial.

 
Objetivo
Ser referência em desenvolvimento de executivos e organizações.

 
Princípios
I. Utilidade: ser útil à construção da sociedade, razão de ser da Fundação Dom Cabral.
II. Parceria: como fruto de interação entre a Fundação Dom Cabral, pessoas, instituições e empresas, por meio da qual limitações são superadas e soluções, obtidas.
III. Valorização da Pessoa: força interna que nasce no sentido de acolhimento e que conduz à construção conjunta, dentro da percepção de que cada um tem uma maneira de contribuir e onde ninguém é excluído.
IV. Autonomia: convicção de que o mérito e a liberdade de escolha levam as pessoas ao sentimento de propriedade em sua esfera de atuação, observados os princípios e valores da instituição.
V. Ousadia e Tenacidade: para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos na construção do sonho de ser uma instituição referência.
VI. Qualidade e Inovação: para estar à frente na busca de fazer o melhor para o cliente, foco central da sua atuação.
VII. Ética e Integridade: concentrando-se na prática da lealdade, confiança e transparência no cumprimento da legislação e das regras de convivência social, reconhecendo erros e corrigindo rumos.
VIII. Autossustentação: como instituição, a FDC cultivará a independência intelectual, a austeridade e a eficiência, de modo a manter um crescimento sustentado.​

História

​Fundada em 1976 por Dom Serafim Fernandes de Araujo e pelo professor Emerson de Almeida, a Fundação Dom Cabral nasceu como uma instituição autônoma.​

 
06.4-inauguracao-1sede.jpg
Primeira sede da FDC, inaugurada em 1978
 
A Fundação Dom Cabral iniciou seus trabalhos em empresas de MG e aos poucos, expandiu sua atuação para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, apoiando as empresas no processo de modernização gerencial e desenvolvimento de recursos humanos, adaptando os conceitos de administração recentes à realidade brasileira da época. O contato permanente e a escuta comprometida constituíam a filosofia educacional da instituição, com o objetivo de manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. 

 
Atualmente, a FDC possui campus em Belo Horizonte, Nova Lima (MG) e São Paulo, com estrutura para abrigar diversos programas para o desenvolvimento de executivos e geração de conhecimento.


​​
campus1.png 
Campus Aloysio Faria, inaugurado em 2001
 
Sempre atenta ao futuro, a FDC buscou desenvolver sua estratégia de internacionalização ao estabelecer alianças internacionais, desde o início de suas atividades. Em 2009, ampliou a sua conexão internacional, criando o Conselho Consultivo Internacional composto por membros de mais de 20 países.

 
Em seu processo de desenvolvimento a FDC se inventa e se reinventa a cada dia. Sabe que a hora é de ousar e, principalmente, inovar, rever conceitos, posicionamentos, e abrir-se ao novo como grafado em um dos seus princípios: “Ousadia e Tenacidade para que se tente o impossível, com constância na superação de desafios e obstáculos, na construção do sonho de ser uma instituição referência.”

 
Conheça mais sobre a nossa história visitando o portal do Memória FDC.

 
memoria fdc - pos +tag.png


 
 

Conheça os fundadores da FDC:


Dom_Serafim.jpg         

Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Fundador e Presidente do Conselho Curador da FDC entre 1992 e 2018, quando recebeu o ​​título de Patrono, por sua relevância histórica e apoio em toda a trajetória da instituição, sempre com seu estilo de liderança marcado pela autonomia e inspiração. Saiba mais.​



Emerson de Almeida.jpg                                     

Professor Emerson de Almeida, Cofundador da FDC. Foi Presidente executivo da instituição por 36 anos e atualmente, é o Presidente da Diretoria Estatutária. Saiba mais.                                



Carta de Convivência: o código de ética da FDC

​​Elaborada na sua primeira versão em 2006, a Carta de Convivência da FDC expressa o compromisso da instituição com a transparência e com a ética no relacionamento com todos os seus públicos. Contém orientações para a construção de​ uma convivência harmoniosa dentro e fora da FDC. ​

 


CANAL DE ÉTICA

​Com o objetivo de dar voz aos princípios da instituição, a FDC implementou um Canal de Ética terceirizado e independente, garantindo a confidencialidade dos usuários. O canal pode ser utilizado para enviar relatos de desvios éticos e de conduta, encaminhar sugestões relacionadas à prática da ética e integridade e tirar dúvidas sobre os documentos norteadores, como a Carta de Convivência e políticas internas.

O acesso pode ser feito das seguintes formas:

- pelo telefone 0800 512 5599

- pelo site www.contatoseguro.com.br/fdc

- pelo app Contato Seguro



Estatuto

Extrato do Estatuto da Fundação Dom Cabral, de 19 de março de 2018. ​



PARCERIA​


Orquestra Filarmônica_RGB.png

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​