A necessidade de novos modelos de gestão pública transformou a dinâmica das organizações, demandando maior eficiência, transparência, agilidade e geração de valor público. Com isso, líderes e gestores públicos são constantemente desafiados a entregar resultados superiores. Este programa da FDC busca o aprimoramento de novas competências de gestão e liderança para o atual contexto, extremamente complexo, ampliando o desenvolvimento dos participantes, melhorando a capacidade de perceber problemas, buscar recursos, criar soluções e estabelecer redes sociais, visando uma efetiva mudança organizacional e uma gestão voltada para resultados. Liderança, gestão de pessoas, visão estratégica e foco em resultado são as temáticas transversais ao programa.
Programa voltado para gestores e lideranças do setor público que desejam aperfeiçoar as competências para uma gestão voltada para resultados.
Percorrer uma trilha de desenvolvimento continuado, sensibilizando os participantes sobre a importância do seu papel na implementação de novas práticas voltadas para resultados no atual contexto VUCA. **Liderança Organizacional** Desenvolver o líder como gerador de propósito, gestor de pessoas e executor da estratégia com foco em resultados, conhecendo as variáveis organizacionais, pessoais e relacionais. **Liderança de Equipe** Ampliar as competências para a gestão e o desenvolvimento de equipes, tendo como base o conhecimento sobre si, sobre a organização e seu papel como líder e executor da estratégia. **Liderança de Pessoa a Pessoa** Compreensão sobre o impacto das características pessoais e relacionais no exercício da liderança, tendo como base a reflexão sobre cada indivíduo e seu papel como gestor. **Auto liderança** Trabalhar o autoconhecimento, a maturidade emocional, autonomia e a capacidade de influenciar o desempenho das pessoas da equipe para maior eficiência comportamental.
Exercer uma gestão voltada para resultados, compreendendo amplamente seu papel como líder, equilibrando aspectos técnicos e de gestão, desenvolvendo competências essenciais para adaptação em momentos de crise e uma melhor capacidade de lidar com pessoas. **Autoconhecimento e autogestão** Autoconhecimento para entender habilidades e competências e os pontos que precisam ser desenvolvidos para transitar entre os diferentes grupos e adaptar-se às mudanças. **Gestão e desenvolvimento de Equipes** Cuidar da dinâmica do time, conhecendo a equipe e estabelecendo uma comunicação e relacionamento onde todos são coprodutores e responsáveis por resultados e qualidade do ambiente. **Gestão estratégica em contextos de crise** Cuida da relação com as interfaces, identificar a realidade do ambiente e adaptar o seu estilo de acordo com o contexto que está inserido. **Responsabilização e tomada de decisão** Pensamento estratégico, planejamento e organização dos processos e rotinas de trabalho administrando situações, interesses e expectativas em busca de resultados.
Metodologia com ações experienciais, aulas expositivas, com ênfase em troca de experiências, reflexões sobre a prática e experimentação dos conteúdos em ambiente virtual de aprendizagem, sessões de acompanhamento das aplicações práticas e workshop de encerramento.
**100% Online** **CONDIÇÃO ESPECIAL DE MAIO: 15% de desconto!!** **Acesse aqui o cronograma das aulas**
Auto liderança; autoestima; percepção de si e valores pessoais; maturidade e inteligência emocional; motivação e comprometimento; estilos de liderança; construção da confiança como pilar da liderança; gestão dos medos; protagonismo; reflexões e diretrizes para o autodesenvolvimento e estruturação da atividade prática.
Novas competências para liderar as organizações diante das transformações do contexto atual: • Liderança: paradigmas e possibilidades. • Liderança baseada em valores. • Energizando pessoas para a alta performance. • Rituais do gestor de pessoas: feedback, confiança e alinhamento. • Liderança situacional. • Liderança 4.0
O papel do líder no desdobramento e na execução da estratégia organizacional; Líderes estratégicos podem fracassar na execução de uma estratégia se centrarem foco apenas nos objetivos racionais e de negócios, deixando de prestar a atenção necessária às emoções coletivas dos vários grupos de quem procuram obter o apoio para sua pretendida estratégia. • Estratégia ambidestra: longo e curto prazos. • Novo contexto do setor público contemporâneo. • Noções do Sincronismo Organizacional.
Relacionamento interpessoal; capacidade de percepção dos outros em relação a si; flexibilidade; capacidade de ouvir e ser empático ao outro; comunicação e assertividade; poder e influência 360 graus; articulação; negociação; Comunicação não violenta; gestão em contexto de crise.