Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Como aumentar o capital social das redes de líderes e empresas.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa%202025/_FDC_WHITE_Paper%203-Redes%20e%20valor_2025.pdf
Baixe o Abstract
Como aumentar o capital social das redes de líderes e empresas.
Ano de publicação:
2.025
Publicação:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2025.
Paginação:
11 p.
Autores:
GARCÍA, Ignacio; ALMEIDA, Paulo Alexandre Pereira Alves de; LEVI, Alice Monnerat Erthal; FERREIRA, Luciana Carvalho de Mesquita; ARAÚJO, Bruno Felix Guilherme de; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha (ed.).
Tipo de Publicação:
Relatório de Pesquisa
Autor Principal:
García, Ignacio
Outros Autores:
GARCÍA, Ignacio; ALMEIDA, Paulo Alexandre Pereira Alves de; LEVI, Alice Monnerat Erthal; FERREIRA, Luciana Carvalho de Mesquita; ARAÚJO, Bruno Felix Guilherme de; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha (ed.).
Resumo:
Vivemos uma transição entre modelos organizacionais hierárquicos e estruturas mais fluidas, colaborativas e fortemente impactadas pela inteligência artificial generativa. Nesse novo contexto, a liderança é cada vez menos atribuída a cargos e mais relacionada à capacidade de exercer influência, mobilizar redes e gerar valor por meio de conexões estratégicas.
Esse cenário é impulsionado pela transformação digital em sua fase mais avançada, marcada pela integração de tecnologias inteligentes que impactam não apenas os processos, mas também as dinâmicas relacionais dentro e fora das organizações. Compreender e ativar redes de influências, conhecimentos e competências torna-se essencial para se adaptar. Mais do que posições formais, importa o capital social — entendido como a capacidade relacional de acessar recursos, gerar confiança, exercer influência e criar pontes entre grupos e conhecimentos diversos.
Para isso, é necessário um modelo que vá além da análise estrutural das organizações e de seus líderes, permitindo compreender o valor das conexões como alavanca estratégica. É nesse contexto que surge o framework Network Thinking, consolidado a partir de mais de quinze anos de experiência em consultoria e centenas de projetos, apoiado por tecnologias desenvolvidas para mapear e intervir estrategicamente em redes de liderança — tanto internas quanto externas às organizações.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico