Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Como aumentar o capital social das redes de líderes e empresas.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa%202025/_FDC_WHITE_Paper%203-Redes%20e%20valor_2025.pdf Baixe o Abstract  

Como aumentar o capital social das redes de líderes e empresas.

2.025 Nova Lima:  Fundação Dom Cabral,   2025.  11 p. GARCÍA, Ignacio;  ALMEIDA, Paulo Alexandre Pereira Alves de;  LEVI, Alice Monnerat Erthal;  FERREIRA, Luciana Carvalho de Mesquita;  ARAÚJO, Bruno Felix Guilherme de;  FERNANDES, Bruno Henrique Rocha (ed.). Relatório de Pesquisa García, Ignacio GARCÍA, Ignacio;  ALMEIDA, Paulo Alexandre Pereira Alves de;  LEVI, Alice Monnerat Erthal;  FERREIRA, Luciana Carvalho de Mesquita;  ARAÚJO, Bruno Felix Guilherme de;  FERNANDES, Bruno Henrique Rocha (ed.). Vivemos uma transição entre modelos organizacionais hierárquicos e estruturas mais fluidas, colaborativas e fortemente impactadas pela inteligência artificial generativa. Nesse novo contexto, a liderança é cada vez menos atribuída a cargos e mais relacionada à capacidade de exercer influência, mobilizar redes e gerar valor por meio de conexões estratégicas.
Esse cenário é impulsionado pela transformação digital em sua fase mais avançada, marcada pela integração de tecnologias inteligentes que impactam não apenas os processos, mas também as dinâmicas relacionais dentro e fora das organizações. Compreender e ativar redes de influências, conhecimentos e competências torna-se essencial para se adaptar. Mais do que posições formais, importa o capital social — entendido como a capacidade relacional de acessar recursos, gerar confiança, exercer influência e criar pontes entre grupos e conhecimentos diversos.
Para isso, é necessário um modelo que vá além da análise estrutural das organizações e de seus líderes, permitindo compreender o valor das conexões como alavanca estratégica. É nesse contexto que surge o framework Network Thinking, consolidado a partir de mais de quinze anos de experiência em consultoria e centenas de projetos, apoiado por tecnologias desenvolvidas para mapear e intervir estrategicamente em redes de liderança — tanto internas quanto externas às organizações.
Português Documento eletrônico