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O uso e o sentido dos indicadores: como empresas utilizam KPI para ajustes na estratégia.
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O uso e o sentido dos indicadores: como empresas utilizam KPI para ajustes na estratégia.

2.025 2025.  108 f. BELONS, Mauricio;  BERNARDES, Maria Elisa Brandão. Dissertações FDC Belons, Mauricio BELONS, Mauricio;  BERNARDES, Maria Elisa Brandão. O acirramento da competição por mercados, novos hábitos de consumo, organizações orientadas a clientes e novas plataformas sociais e culturais estão levando os líderes a encararem novos desafios estratégicos. A velocidade das mudanças exige tempos de resposta e adaptação mais curtos, e as estratégias precisam ser reavaliadas e ajustadas em intervalos cada vez menores. Entender as estratégias como uma prática constante, e não como um plano fixo, e implementá-las em diálogo com sistemas de gestão de performance e indicadores de desempenho (KPI) permite equilibrar a necessidade de adaptação contínua (oferecida pela abordagem de Estratégia como Prática – SAP) com a estabilidade e o alinhamento estratégico buscados pelos Sistemas de Controle Gerencial (MCS – Management Control Systems). No escopo deste trabalho, o elo entre essas duas abordagens da gestão contemporânea das organizações é a geração de sentido. Através do Sensemaking, tanto a organização quanto, sobretudo, os indivíduos interpretam as incertezas a partir da leitura dos eventos e dos dados disponíveis, estabelecendo as ações que podem alterar desde atividades operacionais até a própria estratégia. Dessa forma, a adoção de Estratégia como Prática, embasada por MCS e KPI, e suportada pelo Sensemaking, tende a trazer ganhos significativos de performance competitiva e operacional. Neste contexto, a presente dissertação investiga como os indicadores-chave de desempenho (KPI) são utilizados para suportar e influenciar mudanças estratégicas fundamentadas em fatos e dados. O estudo busca compreender como os KPIs são organizados, interpretados e institucionalizados, e de que forma ganham legitimidade dentro das organizações, tornando-se ferramentas efetivas para a adaptação estratégica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise de empresas de médio porte no Brasil, utilizando entrevistas com gestores de diferentes áreas para examinar como os KPIs são produzidos, processados e utilizados nas decisões estratégicas. Português Documento eletrônico