Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
O uso e o sentido dos indicadores: como empresas utilizam KPI para ajustes na estratégia.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2025/DIS.%20Mauricio%20Belons.pdf
Baixe o Abstract
O uso e o sentido dos indicadores: como empresas utilizam KPI para ajustes na estratégia.
Ano de publicação:
2.025
Publicação:
2025.
Paginação:
108 f.
Autores:
BELONS, Mauricio; BERNARDES, Maria Elisa Brandão.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Belons, Mauricio
Outros Autores:
BELONS, Mauricio; BERNARDES, Maria Elisa Brandão.
Resumo:
O acirramento da competição por mercados, novos hábitos de consumo, organizações orientadas a clientes e novas plataformas sociais e culturais estão levando os líderes a encararem novos desafios estratégicos. A velocidade das mudanças exige tempos de resposta e adaptação mais curtos, e as estratégias precisam ser reavaliadas e ajustadas em intervalos cada vez menores. Entender as estratégias como uma prática constante, e não como um plano fixo, e implementá-las em diálogo com sistemas de gestão de performance e indicadores de desempenho (KPI) permite equilibrar a necessidade de adaptação contínua (oferecida pela abordagem de Estratégia como Prática – SAP) com a estabilidade e o alinhamento estratégico buscados pelos Sistemas de Controle Gerencial (MCS – Management Control Systems). No escopo deste trabalho, o elo entre essas duas abordagens da gestão contemporânea das organizações é a geração de sentido. Através do Sensemaking, tanto a organização quanto, sobretudo, os indivíduos interpretam as incertezas a partir da leitura dos eventos e dos dados disponíveis, estabelecendo as ações que podem alterar desde atividades operacionais até a própria estratégia. Dessa forma, a adoção de Estratégia como Prática, embasada por MCS e KPI, e suportada pelo Sensemaking, tende a trazer ganhos significativos de performance competitiva e operacional. Neste contexto, a presente dissertação investiga como os indicadores-chave de desempenho (KPI) são utilizados para suportar e influenciar mudanças estratégicas fundamentadas em fatos e dados. O estudo busca compreender como os KPIs são organizados, interpretados e institucionalizados, e de que forma ganham legitimidade dentro das organizações, tornando-se ferramentas efetivas para a adaptação estratégica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise de empresas de médio porte no Brasil, utilizando entrevistas com gestores de diferentes áreas para examinar como os KPIs são produzidos, processados e utilizados nas decisões estratégicas.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico