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"Comida di Buteco" e a formação de uma associação estratégica para a baixa gastronomia: uma perspectiva de sensemaking.
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"Comida di Buteco" e a formação de uma associação estratégica para a baixa gastronomia: uma perspectiva de sensemaking.

2.025 2025.  169 f. LIGERE, Marcelo;  FURTADO, Elisângela Prado. Dissertações FDC Ligere, Marcelo LIGERE, Marcelo;  FURTADO, Elisângela Prado. A gastronomia é um setor de relevante importância econômica e social, e, no Brasil, sua qualidade é resultado da fusão de influências culturais que refletem a história e a diversidade do país. Entre as diversas vertentes gastronômicas, a chamada baixa gastronomia está relacionada a estabelecimentos característicos, que apresentam ambiente informal, pratos típicos, porções generosas e preços acessíveis. Esses locais, conhecidos por várias denominações, tais como bares, botequins ou botecos, foram associados por muito tempo às classes socioeconômicas menos favorecidas, gerando aversão de públicos mais abastados. No entanto, ao longo dos últimos anos, a rejeição não só arrefeceu, como produziu frequentadores assíduos em todas as camadas sociais. Entre as várias ações de incentivo e valorização da baixa gastronomia e seus estabelecimentos, o concurso “Comida di Buteco” se destaca. Concebido a partir de uma rádio de frequência modulada em Belo Horizonte, apresentou grande crescimento nas duas últimas décadas, estabelecendo-se atualmente em 25 circuitos e contando com mais de mil integrantes. Entender como esses bares participantes interpretam e praticam as ações estratégicas concebidas pela iniciativa é o objetivo desta investigação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de estudo de caso único com múltiplas unidades analíticas,utilizando o referencial teórico com vertente em Estratégia na Prática, o Sensemaking. A partir das evidências, foi possível constatar como o organizador da iniciativa foi capaz de transferir as ações estratégicas aos participantes do concurso — em número significativo, operações autônomas e sem uma relação contratual com os organizadores — que, por sua vez, seguiram as orientações estratégicas, incorporando práticas às suas respectivas operações. Pouco comum nos estudos da matéria, pesquisas que envolvam várias organizações sem vínculo formal podem trazer uma perspectiva singular sobre propriedades do Sensemaking inexploradas. No presente estudo, na construção de sentido e influência nessas circunstâncias, emergiu uma propriedade original, o senso e o desejo de pertencimento. O conjunto dessas propriedades pode indicar caminhos para ações semelhantes, sobretudo aquelas comprometidas com inclusão produtiva e redução de desigualdades econômicas. Português Documento eletrônico