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Fatores críticos de sucesso para engajamento de clientes: um estudo sobre a Fórmula 1.
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Baixe o Abstract
Fatores críticos de sucesso para engajamento de clientes: um estudo sobre a Fórmula 1.
Ano de publicação:
2.023
Publicação:
2023.
Paginação:
56 f.
Autores:
PAULA, Renato Vergueiro de; SOUSA, Paulo Renato de; DAMÁZIO, Luciana Faluba.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Paula, Renato Vergueiro de
Outros Autores:
PAULA, Renato Vergueiro de; SOUSA, Paulo Renato de; DAMÁZIO, Luciana Faluba.
Resumo:
Há mais de 7 décadas, a Fórmula 1 figura como a mais sofisticada e popular categoria do automobilismo mundial. Entretanto, ao vir experimentando queda de audiência nas últimas décadas, passou por um complexo e bilionário processo de troca de comando corporativo e de posicionamento estratégico em 2017, visando se reposicionar não apenas como uma categoria esportiva, mas como uma franquia de entretenimento que aposta em uma série de ações multiplataformas digitais. Observando que já desde então a Fórmula 1 vem apresentando sucessivos e significativos aumentos de audiência, o presente trabalho visa a identificação e análise dos fatores críticos de sucesso para o engajamento de fãs no Brasil. Após a contextualização e o balizamento do cenário, foram resgatadas e realizadas reflexões sobre as teorias de Consumo Consciente, Marketing na Era Digital, Lealdade à Marca, Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes e Engajamento do Cliente; sendo, na sequência, com base nestas, adotada abordagem quantitativa por meio de survey junto a um público de 308 respondentes acessados através de redes sociais e do vasto networking do autor. Apesar de o Brasil não conquistar títulos mundiais há mais de 30 anos, conforme metodologia abordada nesse trabalho, pode-se concluir que a maioria absoluta dos brasileiros que se interessa pela Fórmula 1 é engajada com o esporte. Não obstante, predominantemente declarando-se interessado por ele desde antes da nova gestão da Liberty Media, a partir de 2017, apresentando um perfil majoritário de sexo masculino, com idade acima de 35 anos, média-alta renda e alto nível de escolaridade. Como contribuição teórica, dentre os resultados observados, destacam-se: a importância da centralidade humana num mundo cada vez mais digital e das inovações nas mídias digitais; a verificação de que as pessoas se unem em comunidades para satisfazer suas necessidades de se identificarem com grupos ou símbolos com os quais desejam se associar; o apego emocional que um cliente experimenta durante interações repetidas e contínuas; e a importância do papel dos dispositivos móveis.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico