Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Family Business
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Cultura organizacional e transformação digital: estudo de caso em uma empresa brasileira do setor de seguros.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/Autoria.%20Ficha.%20Resumo%20-%20Confidenciais/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Anne%20Karolina%20-%20autoria.%20ficha.resumo.pdf
Baixe o Abstract
Cultura organizacional e transformação digital: estudo de caso em uma empresa brasileira do setor de seguros.
Ano de publicação:
2.021
Publicação:
2021.
Paginação:
75 f.
Autores:
ALCANTARA, Anne Karolina Lima; NELSON, Reed E..
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Alcantara, Anne Karolina Lima
Outros Autores:
ALCANTARA, Anne Karolina Lima; NELSON, Reed E..
Resumo:
A temática de cultura organizacional começou a ganhar destaque nas décadas de 1970 e 1980, capturando o interesse de gestores e acadêmicos. Uma série de livros populares, conferências acadêmicas e edições especiais de periódicos acadêmicos destacou a promessa da cultura organizacional como uma maneira de entender como as organizações operam. Desde então, a cultura vem sendo, muitas vezes, responsabilizada por sucessos e fracassos organizacionais, resultantes da forma como é aceita e absorvida pelos indivíduos presentes nestas organizações. Com a crescente digitalização, a disrupção tecnológica da humanidade e o aumento da relevância da transformação digital nas organizações, cada vez mais discutida nos últimos anos, já são encontrados trabalhos que estudam como a cultura pode explicar, inclusive, consequências contraditórias da tecnologia da informação (TI) nas empresas, sendo necessárias adaptações culturais para atender aos requisitos comportamentais de TI. Dado este panorama, como a cultura de uma organização se relaciona com a adoção de novas tecnologias e, consequentemente, com seu processo de transformação digital? Este trabalho se propôs a analisar esta interação a partir de um estudo de caso misto conduzido em uma empresa brasileira do setor de seguros. Foram aplicados dois questionários quantitativos: um com a finalidade de medir a percepção dos funcionários acerca da cultura organizacional vigente e da cultura organizacional desejada por eles; e outro com a finalidade de medir os valores individuais
desses funcionários. Ambos os resultados foram avaliados quanto aos valores da organização e aos valores dos respondentes, de forma a se avaliar quão convergentes ou divergentes são estes dados. Pela perspectiva qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com funcionários de diferentes áreas e formações, a fim de conseguirmos maior diversidade amostral. Os dados foram triangulados e os achados corroboram a literatura ao demonstrar que a tecnologia em si é apenas uma parte de todo o complexo enigma a ser solucionado pelas empresas que desejam se manter vivas e competitivas neste mundo digital. Primariamente, as organizações devem considerar o aspecto indivíduo como fator crítico de sucesso para a transformação digital, investindo em uma cultura que seja mais inovadora, ágil, diversa e colaborativa, assumindo os indivíduos como ponto central de suas iniciativas
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento eletrônico