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Impacto de private equity na gestão do ciclo financeiro de startups.
2.020
2020.
103 f.
SANTEIRO, Daniel José Magalhães; ZEIDAN, Rodrigo Mariath.
Dissertações FDC
Santeiro, Daniel José Magalhães
SANTEIRO, Daniel José Magalhães; ZEIDAN, Rodrigo Mariath.
Startups são empresas jovens que têm modelo de negócio voltado à inovação, com alto risco de insucesso (tecnologia disruptiva e elevadas taxas de mortalidade), que se traduzem também
em um alto prêmio de risco, que dificulta sua precificação. Em paralelo, observa-se um mercado
brasileiro resiliente e consistente de fusões e aquisições de startups por empresas maduras, que,
na tentativa de obter vantagem competitiva (diferencial competitivo diante de seus players), o
acesso à tecnologia e inovação pode se traduzir em novos produtos e serviços capazes de
agregar valor à companhia. Entende-se que, ao adquirir tecnologia e novos produtos ou
serviços, a empresa adquirente também poderá apresentar melhora na gestão financeira de caixa
e indicadores de lucratividade, dado o retorno esperado desse perfil de ativo. Diante desse
cenário, o presente trabalho delimita sua hipótese metodológica de investigação, através da
pesquisa exploratória e do uso de regressões múltiplas, analisando o desempenho e a gestão do
ciclo financeiro (variáveis dependentes) de uma amostra de 6,9 mil empresas de capital fechado,
domiciliadas no mercado brasileiro, que realizaram a aquisição de startups (variável
independente) entre o período 2008 a 2018. Pretende-se demonstrar desta forma que as startups,
além de agregarem novas tecnologias, podem também se caracterizar como um bom
investimento, dado o retorno financeiro esperado. Ao observar o p-valor obtido nas regressões
realizadas, pode-se concluir que não houve correlação entre as variáveis dependentes, ou seja,
sob a ótica de melhoria de performance financeira e gestão ciclo financeiro, startups não se
provaram um bom investimento. Fatores como dificuldade de precificação, ausência de modelo
assertivo de valuation, assimetria de informações, conflito de agência ou a própria performance
dos produtos ou serviços podem ter influência nos resultados obtidos, que foram discutidos e
contextualizados com a bibliografia sobre o tema. Recomenda-se, então, maior aprofundamento
na amostra dos M&As realizados, como sugestão de estudo futuro, avaliando metodologia de
valuation, eventuais fatores que influenciaram negativamente a sinergia durante a incorporação
da startup e, por fim, uma reflexão sobre as empresas adquirentes, sobre o desenvolvimento interno de novas tecnologias em detrimento das aquisições de empresas, como as startups, dado seu elevado prêmio de risco
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