Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Discursos da alta administração e sensemaking da média gerência em contextos de mudança organizacional.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Discursos da alta administração e sensemaking da média gerência em contextos de mudança organizacional.

2.020 2020.  74 f. FIGUEIREDO, Eduardo Abritta;  VAZ, Samir Lótfi. Dissertações FDC Figueiredo, Eduardo Abritta FIGUEIREDO, Eduardo Abritta;  VAZ, Samir Lótfi. Este estudo explora as relações entre os discursos do CEO e a criação de sentido pela média gerência em um contexto de mudança organizacional. Ele se baseia no conceito da estratégia como uma prática, na qual a estratégia é realizada pelos membros da organização através de dinâmicas de trocas sociais, para sugerir que os discursos da alta administração, representada pelo CEO, influenciam o sentido que os gestores intermediários criam em relação a uma proposta de mudança organizacional e suas consequentes reações e percepções. Com base em um estudo de caso qualitativo em uma empresa de grande porte de bens de consumo situada no Brasil, foi possível observar que diferentes categorias de discurso do CEO emergiram com foco em enquadrar o entendimento e motivar a média gerência em relação às mudanças propostas. Esse grupo por sua vez, respondeu através de percepções que navegaram entre um ceticismo pragmático em relação aos resultados do plano e uma abertura para aspectos subjetivos, como sentimento de realização e carisma do CEO. Estes achados contribuem para a perspectiva da estratégia como prática, aprofundando a dinâmica entre diferentes níveis gerenciais e como potencializar esta relação de modo a gerar melhores resultados para mudanças organizacionais Português Documento eletrônico