Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
CEOs' Legacy
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Professores
FDC Social
Pra>frente
Notícias
Localização
Conteúdo
Voltar
Artigos
FDC Conteúdo
Biblioteca
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Internacionais
MBA
Mestrado
Pós-Graduação
Média e Curta Duração
Voltar
Empreendedorismo
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança, Pessoas e Equipes
Marketing e Vendas
Saúde
Trekker
Voltar
Jornada C-Level
Jornada do Conselheiro
Jornada On Demand
Percurso Profissionais e Gestores
Percurso Trekker 60+
Empresas
Voltar
Médias Empresas
Grandes Organizações
Gestão Pública
Voltar
Gestão Pública em Tempos de Crise
Governança para Administradores de Estatais
LGPD Executivo
Liderança para Resultado no Setor Público
Soluções Educacionais Customizadas
Soluções Online
Voltar
Cursos
Séries
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Tomada de decisão, criação e transferência de conhecimento : um estudo de caso sobre desafios e oportunidades de uma empresa com presença global.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/MPA%202020/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Camilo%20Abduch%20Adas.pdf
Baixe o Abstract
Tomada de decisão, criação e transferência de conhecimento : um estudo de caso sobre desafios e oportunidades de uma empresa com presença global.
Ano de publicação:
2.020
Publicação:
2020.
Paginação:
171 f.
Autores:
ADAS, Camilo Abduch.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Adas, Camilo Abduch
Outros Autores:
ADAS, Camilo Abduch.
Resumo:
Desde os anos 1990 são proeminentes na literatura acadêmica abordagens que ligam a estrutura organizacional da empresa ao desenvolvimento econômico, bem como vinculam criação ou transferência de conhecimento à vantagem competitiva da firma. O modelo da empresa transnacional, as relações de hierarquia e de localidade, os mecanismos ligados à criação ou à transferência de conhecimento, seja ele explícito ou tácito, podem ser encontrados em vários textos e são fundamentais para a compreensão do tema. No entanto, mesmo compartilhando intersecções, tais abordagens são desenvolvidas de forma independente, enquanto, na prática, tomada de decisão e conhecimento são reciprocamente intrínsecos entre si. Evidencia-se, assim, a importância de uma visão mais abrangente que contribua efetivamente para a vantagem competitiva da empresa. Revela-se aqui uma lacuna de pesquisa e uma oportunidade de evolução dos estudos acadêmicos. Além disso, considerando que empresas com atuação global dependem da integração equilibrada entre suas unidades como uma condição de sucesso nos mercados onde atuam, e que é a média gerência quem realiza as estratégias organizacionais da empresa, a percepção desses indivíduos quanto à presença dos elementos estudados pela academia pode revelar a aderência efetiva entre a teoria e a prática e sugerir um direcionamento sobre como evoluir com a proposição de uma abordagem mais integrada. O presente trabalho apresenta um estudo de caso em que se avalia a percepção da média gerência quanto à presença equilibrada do modelo organizacional transnacional, em conjunto com os processos de criação ou transferência de conhecimento, com foco nos mecanismos ligados à hierarquia, à localidade e à socialização do conhecimento explícito e tácito, entre as unidades da empresa com atuação global. A análise descritiva e a verificação estatística das respostas de 733 indivíduos para um questionário on-line são a base dos testes não paramétricos realizados. Através delas, é possível constatar que, apesar de 30 anos de desenvolvimento de estudos acadêmicos, os conceitos definidos por duas abordagens bastante consagradas sobre tomada de decisão e criação ou transferência de conhecimento não estão presentes ou não estão presentes de forma equilibrada entre as unidades de empresa com presença global que foi estudada. Conclui-se que ainda há significativas oportunidades para a proposição de uma abordagem que consolide os preceitos envolvidos e suporte a firma a obter mais vantagem competitiva.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento Eletrônico