Fundação Dom Cabral
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Tomada de decisão, criação e transferência de conhecimento : um estudo de caso sobre desafios e oportunidades de uma empresa com presença global.
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Tomada de decisão, criação e transferência de conhecimento : um estudo de caso sobre desafios e oportunidades de uma empresa com presença global.

2.020 2020.  171 f. ADAS, Camilo Abduch. Dissertações FDC Adas, Camilo Abduch ADAS, Camilo Abduch. Desde os anos 1990 são proeminentes na literatura acadêmica abordagens que ligam a estrutura organizacional da empresa ao desenvolvimento econômico, bem como vinculam criação ou transferência de conhecimento à vantagem competitiva da firma. O modelo da empresa transnacional, as relações de hierarquia e de localidade, os mecanismos ligados à criação ou à transferência de conhecimento, seja ele explícito ou tácito, podem ser encontrados em vários textos e são fundamentais para a compreensão do tema. No entanto, mesmo compartilhando intersecções, tais abordagens são desenvolvidas de forma independente, enquanto, na prática, tomada de decisão e conhecimento são reciprocamente intrínsecos entre si. Evidencia-se, assim, a importância de uma visão mais abrangente que contribua efetivamente para a vantagem competitiva da empresa. Revela-se aqui uma lacuna de pesquisa e uma oportunidade de evolução dos estudos acadêmicos. Além disso, considerando que empresas com atuação global dependem da integração equilibrada entre suas unidades como uma condição de sucesso nos mercados onde atuam, e que é a média gerência quem realiza as estratégias organizacionais da empresa, a percepção desses indivíduos quanto à presença dos elementos estudados pela academia pode revelar a aderência efetiva entre a teoria e a prática e sugerir um direcionamento sobre como evoluir com a proposição de uma abordagem mais integrada. O presente trabalho apresenta um estudo de caso em que se avalia a percepção da média gerência quanto à presença equilibrada do modelo organizacional transnacional, em conjunto com os processos de criação ou transferência de conhecimento, com foco nos mecanismos ligados à hierarquia, à localidade e à socialização do conhecimento explícito e tácito, entre as unidades da empresa com atuação global. A análise descritiva e a verificação estatística das respostas de 733 indivíduos para um questionário on-line são a base dos testes não paramétricos realizados. Através delas, é possível constatar que, apesar de 30 anos de desenvolvimento de estudos acadêmicos, os conceitos definidos por duas abordagens bastante consagradas sobre tomada de decisão e criação ou transferência de conhecimento não estão presentes ou não estão presentes de forma equilibrada entre as unidades de empresa com presença global que foi estudada. Conclui-se que ainda há significativas oportunidades para a proposição de uma abordagem que consolide os preceitos envolvidos e suporte a firma a obter mais vantagem competitiva. Português Documento Eletrônico