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Modelos de negócios em redes hoteleiras: estudo comparativo de casos.
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Baixe o Abstract
Modelos de negócios em redes hoteleiras: estudo comparativo de casos.
Ano de publicação:
2.020
Publicação:
2020.
Paginação:
216 f.
Autores:
CASTRO, Guilherme Coelho da Rocha de; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Castro, Guilherme Coelho da Rocha de
Outros Autores:
CASTRO, Guilherme Coelho da Rocha de; FERNANDES, Bruno Henrique Rocha.
Resumo:
O objeto deste estudo foi analisar modelos de negócios em redes hoteleiras com atuação no Brasil, procurando identificar as características de cada rede e suas proposições de valor. Para tanto, faz-se a proposição de componentes constitutivos de um modelo de negócio e suas partes interessadas e utiliza-se desse constructo para avaliação dos atributos de cada rede, seus modelos, bem como sua inter-relação com as percepções e efeitos de cada grupo de stakeholders dessas redes. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa e descritiva por meio de estudos de caso comparativos, em que foram analisadas 10 (dez) empresas. Para a pesquisa empírica, além da consulta a documentos das redes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com grupos-chave de stakeholder: os representantes da própria rede hoteleira em nível de alta gerência e média gerência, e investidores em unidades de negócio sob a bandeira de cada rede. Para cada rede, foram avaliados os componentes do modelo de negócios, a saber: 1-Proposição de valor; 2-Fórmula de Lucro; 3-Recursos-chave; 4-Processos-chave, bem como a consistência do modelo de negócios, considerada entre os elementos do modelo de negócio, consistência com a estratégia, consistência com os modelos de negócios de outras empresas e consistência e equilíbrio na percepção e distribuição de valor entre stakeholders – este último atributo proposto na presente pesquisa, considerando a especificidade do setor. Ao final, o estudo concluiu que o foco exacerbado das redes hoteleiras para a escalabilidade de suas unidades de negócio e desenvolvimento de suas marcas em detrimento da efetividade operacional do hotel gera falta de consistência na percepção de valor para os investidores, sendo que esse investidor não se entende como participante ativo ou com maior relevância dentro dos modelos de negócio estudados, apesar de ser o financiador do negócio. Portanto, os modelos de negócio das redes estudadas apresentam inconsistências tanto entre seus componentes quanto entre os principais grupos de stakeholder estudados, o que nos abre espaço para oportunidades de melhorias no setor.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento Eletrônico