Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

O impacto de fatores interorganizacionais na transferência de conhecimento : o caso da Rede Brasil de Supermercados.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2020/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%A1bio%20Camarotti.pdf Baixe o Abstract  

O impacto de fatores interorganizacionais na transferência de conhecimento : o caso da Rede Brasil de Supermercados.

2.019 2019.  85 f. FERREIRA, Fábio Camarotti;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. Dissertações FDC Ferreira, Fábio Camarotti FERREIRA, Fábio Camarotti;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. Alianças estratégicas entre organizações proporcionam às empresas amplas oportunidades para atingirem seus objetivos estratégicos, como acesso a informações, recursos, aumento de portfólio de produtos, serviços, mercados e ganhos de escala, minimizando e compartilhando riscos, incertezas e custos. A transferência de conhecimento nas alianças estratégicas representa uma dessas oportunidades, uma vez que o conhecimento é um recurso crítico e valioso para o desenvolvimento de vantagens competitivas. As alianças, dentre elas as colaborativas para o aprendizado, apresentam um elevado grau de fracasso por diversas razões que impactam a transferência, como o tipo e a característica do conhecimento e os fatores no âmbito interorganizacional e organizacional. O objetivo principal deste trabalho é investigar como os fatores interorganizacionais impactam a transferência de conhecimento em uma aliança estratégica de supermercados. O objetivo secundário é levantar quais as rotinas de interações que a aliança utiliza para a realização da transferência e o processo de transferência em si, desde a apresentação de um tema relevante até a sua implementação nos associados. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, utilizando um estudo de caso tendo como unidade de análise a Rede Brasil de Supermercados – RBSM. A RBSM é uma associação criada em 2004, composta por 16 empresas espalhadas pelo Brasil. Como estratégia de coleta de dados, foram utilizadas como ferramenta principal, entrevistas tendo como sujeitos de análise sócios e executivos da alta gerência dos associados e da própria RBSM. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo devido a sua característica metodológica, como sistematização e inferência. De acordo com a pesquisa, foram identificados 16 fatores relevantes que afetam, em sua maioria, de forma positiva, o processo de transferência de conhecimento entre os sócios da RBSM. As rotinas de interações entre os associados são bem definidas pela aliança e ocorrem nos chamados comitês de áreas divididos em cinco temas distintos, como comercial, financeiro, tributário, RH e TI, tendo cada um desses comitês um líder para coordenar o fluxo de informações e facilitar o aprendizado. O processo de transferência de conhecimento inicia com a definição dos temas a serem tratados para o ano seguinte e são discutidos por relevância em cada reunião dos comitês. Cada associado analisa individualmente sua viabilidade e, uma vez implementado, seus sócios verificam se as entregas prometidas foram alcançadas, como redução de custo, geração de receita ou melhoria em sua capacidade organizacional. Português Documento Eletrônico