Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
FDC 50
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Comunidade FDC Desenvolvimento Humano
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
Pós-Graduação Online
Pós-graduação Online ao Vivo
pós-Graduação In Company
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Pós-Doutorado FDC
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Empresas
Voltar
Grandes Empresas
Médias Empresas
Pequenas Empresas e Startups
Family Business
Trekker
Agroambiental
FDC Signature
Gestão Pública
FDC Signature
Voltar
Planos Individuais
Planos Corporativos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação, IA e Tecnologias Digitais
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Radar da inovação: um estudo de aplicação em empresas prestadoras de serviço de saúde no Distrito Federal - DF.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2018/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Ricardo%20Salerno.pdf
Baixe o Abstract
Radar da inovação: um estudo de aplicação em empresas prestadoras de serviço de saúde no Distrito Federal - DF.
Ano de publicação:
2.018
Publicação:
2018.
Paginação:
125 f.
Autores:
SALERNO, José Ricardo Kraemer; TADEU, Hugo Ferreira Braga.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Salerno, José Ricardo Kraemer
Outros Autores:
SALERNO, José Ricardo Kraemer; TADEU, Hugo Ferreira Braga.
Resumo:
O contexto contemporâneo do mercado brasileiro de saúde tem apresentado às empresas prestadoras de serviço de saúde grandes desafios e muitas oportunidades. Observa-se, de um lado, o aumento dos custos da saúde e a redução das margens de lucro dos diversos elos da cadeia e, de outra parte, o crescimento da demanda por serviços de saúde provocados pelo aumento da expectativa de vida e pela ampliação das possibilidades de tratamentos e intervenções. Esse cenário desafiador é intensificado no Distrito Federal (DF) pela chegada de novos competidores e pela ocorrência de movimentos importantes de inovação na busca por garantir ou conquistar fatias do mercado. As empresas prestadoras de serviço de saúde estudadas nesta pesquisa operam no DF e buscam competitividade por meio da inovação. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos envolvendo duas empresas (um hospital geral e uma clínica de nefrologia) utilizando o Radar da Inovação e a referência conceitual de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) para mapear e descrever os esforços de inovação nas várias áreas do negócio, objetivando responder à pergunta: como e em quais dimensões as empresas prestadoras de serviço de saúde pesquisadas desenvolvem iniciativas de inovação na busca por vantagens competitivas. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa exploratória utilizando o Radar da Inovação que envolveu 38 gestores e, em seguida, uma pesquisa descritiva aonde foram realizadas 28 entrevistas. Os resultados obtidos, tanto na observação dos casos isolados quanto na análise cruzada dos dois casos, mostraram que as principais iniciativas de inovação encontradas têm foco especial em três grandes áreas: as inovações ligadas ao modelo de negócios (que afetam as dimensões do Radar da Inovação denominadas: Organização, Oferta e Captura de Valor); as iniciativas ligadas à forma de se relacionar com os clientes (enquadradas nas dimensões Soluções, Clientes e Experiência do Cliente) e aquelas ligadas à otimização de processos incluindo inovações tecnológicas (relacionadas à dimensão Processos). Na pesquisa descritiva, observou-se, em ambas as empresas, que grande parte das iniciativas de inovação relatadas como mais relevantes estavam ligadas à estratégia da organização e guardavam coerência com a ideologia empresarial.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento Eletrônico