Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Radar da inovação: um estudo de aplicação em empresas prestadoras de serviço de saúde no Distrito Federal - DF.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Radar da inovação: um estudo de aplicação em empresas prestadoras de serviço de saúde no Distrito Federal - DF.

2.018 2018.  125 f. SALERNO, José Ricardo Kraemer;  TADEU, Hugo Ferreira Braga. Dissertações FDC Salerno, José Ricardo Kraemer SALERNO, José Ricardo Kraemer;  TADEU, Hugo Ferreira Braga. O contexto contemporâneo do mercado brasileiro de saúde tem apresentado às empresas prestadoras de serviço de saúde grandes desafios e muitas oportunidades. Observa-se, de um lado, o aumento dos custos da saúde e a redução das margens de lucro dos diversos elos da cadeia e, de outra parte, o crescimento da demanda por serviços de saúde provocados pelo aumento da expectativa de vida e pela ampliação das possibilidades de tratamentos e intervenções. Esse cenário desafiador é intensificado no Distrito Federal (DF) pela chegada de novos competidores e pela ocorrência de movimentos importantes de inovação na busca por garantir ou conquistar fatias do mercado. As empresas prestadoras de serviço de saúde estudadas nesta pesquisa operam no DF e buscam competitividade por meio da inovação. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos envolvendo duas empresas (um hospital geral e uma clínica de nefrologia) utilizando o Radar da Inovação e a referência conceitual de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) para mapear e descrever os esforços de inovação nas várias áreas do negócio, objetivando responder à pergunta: como e em quais dimensões as empresas prestadoras de serviço de saúde pesquisadas desenvolvem iniciativas de inovação na busca por vantagens competitivas. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa exploratória utilizando o Radar da Inovação que envolveu 38 gestores e, em seguida, uma pesquisa descritiva aonde foram realizadas 28 entrevistas. Os resultados obtidos, tanto na observação dos casos isolados quanto na análise cruzada dos dois casos, mostraram que as principais iniciativas de inovação encontradas têm foco especial em três grandes áreas: as inovações ligadas ao modelo de negócios (que afetam as dimensões do Radar da Inovação denominadas: Organização, Oferta e Captura de Valor); as iniciativas ligadas à forma de se relacionar com os clientes (enquadradas nas dimensões Soluções, Clientes e Experiência do Cliente) e aquelas ligadas à otimização de processos incluindo inovações tecnológicas (relacionadas à dimensão Processos). Na pesquisa descritiva, observou-se, em ambas as empresas, que grande parte das iniciativas de inovação relatadas como mais relevantes estavam ligadas à estratégia da organização e guardavam coerência com a ideologia empresarial. Português Documento Eletrônico