Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
CEOs' Legacy
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Professores
FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim
Notícias
Localização
Conteúdo
Voltar
Seja Relevante
Artigos
FDC Conteúdo
Biblioteca
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Internacionais
Executive MBA
Mestrado
Pós-Graduação
Média e Curta Duração
Voltar
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança, Pessoas e Equipes
Marketing e Vendas
Trekker
Voltar
Conheça o Trekker
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Programas Internacionais
Gestão Pública
Voltar
FDC Gestão Pública
Soluções Online
Voltar
Cursos
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
COMPETENCIAS esenciales como elemento determinante de la competitividad en ambientes hiper-competitivos: un estudio en el sector de telefonía móvil de Minas Gerais.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
http://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202009/Competências%20essenciais%20como%20fator%20determinante%20de%20competitividade-Espanhol.pdf
Baixe o Abstract
COMPETENCIAS esenciales como elemento determinante de la competitividad en ambientes hiper-competitivos: un estudio en el sector de telefonía móvil de Minas Gerais.
Ano de publicação:
2.009
Publicação:
São Paulo, USP Revista de Gestão USP, v. 16, n.1, p. 51-67.
Paginação:
Autores:
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Outros Autores:
Resumo:
Em ambientes competitivos é imprescindível que as empresas inovem continuamente em recursos, capacidades e competências, para atender rapidamente às constantes demandas do ambiente externo. Segundo alguns autores (HAMEL; PRAHLAD, 1995; HITT; IRELAND; HOSKINSSON, 2001), enquanto a concorrência não as imita ou as supera, as competências essenciais (CE) promovem vantagens competitivas e retornos acima da média que se sustentam. As CE são entendidas (BARNEY; MUHANNA, 2004; PENG, 2008) como um conjunto de capacidades VRIO (Valiosas, Raras, difíceis de Imitar e que a Organização consegue implementar). Em contextos hipercompetitivos, há evidências de que uma efetiva liderança estratégica por meio de CE torna as empresas mais ágeis e aptas a um desempenho superior (BARNEY; MUHANNA, 2004; PENG, 2008). Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa em empresas do setor de telefonia celular de Minas Gerais, investigando os processos de formulação e gestão de Competências Essenciais como fatores determinantes da competição e da obtenção da liderança nesse setor. Adotou-se o método de estudo multicasos e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes das empresas. Verificou-se que as CE são alvo de grande atenção e preocupação dos dirigentes das organizações, embora não existam metodologias formais que promovam o seu fomento.
Idioma:
Português
Número de Referência:
005 C736 2009