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Liderança: afinal, o que pensam acadêmicos brasileiros sobre o tema?
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Liderança: afinal, o que pensam acadêmicos brasileiros sobre o tema?

2.009 São  Paulo, Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, ANPAD,  2009.   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  VAZ, Samir Lótfi;  NELSON, Reed E.;  CAMPOS, Marly Sorel;  LEONEL, Jordan Nassif. Artigo   SANT'ANNA, Anderson de Souza;  VAZ, Samir Lótfi;  NELSON, Reed E.;  CAMPOS, Marly Sorel;  LEONEL, Jordan Nassif. Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada junto a acadêmicos brasileiros com o propósito de investigar o estágio atual dos estudos sobre a liderança, com destaque para as principais questões e desafios em torno da temática e seu desenvolvimento, no país. Adotando como referencial teórico revisão das principais correntes e abordagens sobre o tema, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-analítica, de natureza qualitativa, conduzida por meio da técnica de entrevista semi-estruturada. Após tratamento dos dados, com o auxílio do software de tratamento qualitativo NVivo 8, foi possível agrupar as principais questões e desafios identificados em torno da liderança em cinco dimensões-chave: Estágio atual do Construto: esgotamento e crise; Desenvolvimento de líderes versus normalização da gestão; Noção de líder versus gestor; Desenvolvimento de competências e liderança e Desenvolvimento de líderes para o século XXI. Foi possível constatar, também, relatos quanto a "preconceitos', 'baixo status acadêmico", assim como crença em certo "esgotamento do construto". Percepções fundamentadas, em especial, no caráter excessivamente prescritivo e normativo a ele atribuído, notadamente pela literatura de auto-ajuda abundante sobre o tema. Além disso, destaca-se sua estrita vinculação ao modelo do management, de base norte-americana, o qual por suas características, ignora, segundo diversos respondentes, dimensões centrais a uma análise mais ampla e crítica do fenômeno, tais como as instâncias do poder e do controle, conferindo-lhe, não raro, caráter eminentemente "ingênuo" e "ideologicamente marcado". Aspectos esses, de acordo com vários pesquisados, responsáveis pelo pouco estímulo a novas e inovadoras pesquisas acadêmicas nacionais sobre o tema. Português