Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
pós-Graduação In Company
Pós-Graduação Online
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Trekker
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Gestão Pública
FDC Store
Voltar
Cursos Online
FDC Signature
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
Liderança: afinal, o que pensam acadêmicos brasileiros sobre o tema?
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202009/Liderança%20-%20Afinal,%20o%20que%20Pensam%20Acadêmicos%20Brasileiros%20sobre%20o%20Tema.pdf
Baixe o Abstract
Liderança: afinal, o que pensam acadêmicos brasileiros sobre o tema?
Ano de publicação:
2.009
Publicação:
São Paulo, Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, ANPAD, 2009.
Paginação:
Autores:
SANT'ANNA, Anderson de Souza; VAZ, Samir Lótfi; NELSON, Reed E.; CAMPOS, Marly Sorel; LEONEL, Jordan Nassif.
Tipo de Publicação:
Artigo
Autor Principal:
Outros Autores:
SANT'ANNA, Anderson de Souza; VAZ, Samir Lótfi; NELSON, Reed E.; CAMPOS, Marly Sorel; LEONEL, Jordan Nassif.
Resumo:
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada junto a acadêmicos brasileiros com o propósito de investigar o estágio atual dos estudos sobre a liderança, com destaque para as principais questões e desafios em torno da temática e seu desenvolvimento, no país. Adotando como referencial teórico revisão das principais correntes e abordagens sobre o tema, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritivo-analítica, de natureza qualitativa, conduzida por meio da técnica de entrevista semi-estruturada. Após tratamento dos dados, com o auxílio do software de tratamento qualitativo NVivo 8, foi possível agrupar as principais questões e desafios identificados em torno da liderança em cinco dimensões-chave: Estágio atual do Construto: esgotamento e crise; Desenvolvimento de líderes versus normalização da gestão; Noção de líder versus gestor; Desenvolvimento de competências e liderança e Desenvolvimento de líderes para o século XXI. Foi possível constatar, também, relatos quanto a "preconceitos', 'baixo status acadêmico", assim como crença em certo "esgotamento do construto". Percepções fundamentadas, em especial, no caráter excessivamente prescritivo e normativo a ele atribuído, notadamente pela literatura de auto-ajuda abundante sobre o tema. Além disso, destaca-se sua estrita vinculação ao modelo do management, de base norte-americana, o qual por suas características, ignora, segundo diversos respondentes, dimensões centrais a uma análise mais ampla e crítica do fenômeno, tais como as instâncias do poder e do controle, conferindo-lhe, não raro, caráter eminentemente "ingênuo" e "ideologicamente marcado". Aspectos esses, de acordo com vários pesquisados, responsáveis pelo pouco estímulo a novas e inovadoras pesquisas acadêmicas nacionais sobre o tema.
Idioma:
Português
Número de Referência: