FAA635 #ffffff

MPA - Mestrado Profissional em Administração

Gestão Contemporânea das Organizações.
Apresentação

O que é um Mestrado Profissional?

Metodologia

Participantes

Resultados

Diferencial do Programa

Estrutura do Programa

Processo Seletivo

Conteúdo, Calendário e Carga Horária

Coordenação e Colegiado

Nova Lima - MG
Próximas turmas
JUL
Carga Horária:360 horas/aulaInvestimento:
Inscreva-se

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)
Anderson Sant´Anna (Anderson de Souza Sant´Anna) Anderson de Souza Sant’Anna é professor nas áreas de Organizações e Comportamento Organizacional da FDC. É pós-doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Administração e também em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor de programas de pós-graduação strictu e lato sensu, abertos e customizados da FDC, já tendo desenvolvido e atuado em soluções educacionais junto a empresas como a Embraer, Monsanto, Vale, Saint Gobain e Mercedes, dentre outras. Foi Gerente de Qualidade Corporativa da Vésper, Coordenador de Projetos Corporativos da Telemar e Gerente de Negócios do Banco Nacional. É autor de diversas produções científicas com foco em comportamento humano.Ver currículo
Ana Burcharth (Ana Luiza Lara de Araújo Burcharth)Ana Burcharth é professora nas áreas de gestão da inovação e estratégia e pesquisadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Atuou como professora adjunta na Escola de Negócios da Universidade de Aarhus (Dinamarca). Ana tem Ph.D. em Administração pela Universidade de Aarhus e Mestrado em Inovação, Conhecimento e Dinâmica Econômica pela Universidade de Aalborg (Dinamarca). Foi Consultora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Ela atua em programas de pós-graduação e customizados na FDC, além de desenvolver programas para grandes e médias empresas. Ela também é coordenadora do CRI Minas (Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais), uma comunidade de prática em gestão da inovação entre as principais empresas do Estado. Possui diversas publicações em revistas acadêmicas reconhecidas internacionalmente e na mídia especializada.Ver currículo
Bruno Fernandes (Bruno Henrique Rocha Fernandes)Bruno Fernandes atua na área de estratégia e gestão de pessoas, pesquisando e desenvolvendo modelos para conceber e implantar estratégias por meio de processos de gestão de pessoas – em particular, modelos de gestão por competências. É doutor em administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), com doutorado sanduíche pela Cambridge University, Inglaterra; mestre em administração pela UFPR e administrador pela FEA-USP. Bruno é professor associado da Fundação Dom Cabral e atua em programas in company da FDC, sobretudo projetos de intervenção, em instituições como: ANP, AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, CCR, Fiat (Power Train), Gerdau, IRB Brasil-RE, Klabin, Senac NA, Sesc-SP, Souza Cruz, Sotreq/Caterpillar, TAM, Usiminas entre outros. É professor do Mestrado Profissional em Administração da FDC, do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR, e professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012). Gestor em instituições como PUCPR (Diretor da Escola de Negócios), Universidade Positivo (pró-reitor de pós-graduação, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, entre outros). Possui projetos desenvolvidos em dezenas de organizações de médio e grande porte. É autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, Ed. Sextante; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência, Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho, Ed. Saraiva; Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. É autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior.Ver currículo

Conteúdo Relacionado

   
   

Professores convidados

(sujeito a alterações)
Luciana Faluba (Luciana Faluba Damázio)Luciana Faluba é professora e pesquisadora na área de Estratégia e Marketing na Fundação Dom Cabral. Luciana tem PhD em Administração Estratégica e Mestrado em Administração de Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela atua em programas de mestrado, pós-graduação, customizados, abertos e parcerias na FDC, além de ser coordenadora técnica do Programa de Especialização em Gestão com ênfase em marketing e mercados. Já atuou em empresas como a Embraer, Sicredi, Hospital Sírio Libanês, Algar, entre outras. Possui experiência de mais de 20 anos nas áreas de estratégia e planejamento de mercado como consultora e executiva. É autora do livro Desafios da Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, pelo Campus Elsevier e autora de artigos em revistas especializadas e em anais de congressos sobre os temas: inteligência de mercado, marketing nas relações B2B, estratégias de marketing como diferencial competitivo, e gestão em saúde.
Maria Elisa Brandão (Maria Elisa Brandão Bernardes)Maria Elisa é doutora em Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão de Pequenas Empresas, pelo doutorado conjunto HEC – Montréal e McGill University, Canadá. Mestra em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É pós-graduada em Administração Mercadológica, pelo Centro Universitário UMA. Professora associada da Fundação Dom Cabral – FDC, na área de Estratégia, Organização e Modelos de Gestão. Atuou como professora nos cursos de MBA em Gestão nas seguintes instituições: Centro Universitário UNA, Centro Universitário Newton Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e FUMEC. Consultora do SEBRAE/MG em projetos especiais para construção de estratégias coletivas, desde 2006. No Banco do Estado de Minas Gerais – BEMGE, atuou em consultora interna, ministrando treinamentos para gerentes e chefes de seção. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pequena Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Organizacional, Gestão de PME, Gestão do Conhecimento e Teoria das Organizações. Autora de publicações em anais de congressos no Brasil e exterior, focada no processo de construção da estratégia.
Paulo Vicente (Paulo Vicente dos Santos Alves)Paulo Alves possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública, ambos pela FGV. É formado em Engenharia Elétrica pelo IME. Atualmente é professor tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC). Paulo Alves foi Sub-Secretário de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (SEPLAG-RJ) de 2007 a 2009. Sua experiência professional abrange os setores governamental, defesa, aeroespacial, educação e energia. Foi também Capitão do Exército Brasileiro de 1990 a 2002. Como professor, Paulo Alves trabalhou para as seguintes instituições de ensino no Brasil: ESPM, FDC, FGV, IBMEC, IME e PUC. Já fez palestras e apresentações na Brown University, CKGSB, HULT, INSEAD, ISB, John Hopkins University, Kellogg, Saint Gallen, Schulich, Skolkovo, UT Dallas, e Vlerick em programas em parceria com a FDC. Fez parte do Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL), da Harvard Business School em 2012. Atuou como consultor para a BAT (British American Tobacco), IADB/BID, Petrobrás, Shell, e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi membro da Strategic Planning Society (SPS-UK), e é membro fundador do Strategic Management Forum. É autor do livro eletrônico ‘Emerging Markets Report, publicado pela AVEC Editora, e dos livros ’Jogos de Empresas’ (Pearson/Makron Books), ‘Jogos e simulações de Empresas’ (Alta Books), e ‘Gestão Pública Contemporânea’ (Alta Books). Recebeu o prêmio Publicis Best Marketing Strategy no L’Óreal Marketing Awards 2004, como professor orientador. Foi classificado em 29o. lugar no prêmio Best Business Professor promovido pela The Economist Intelligence Unit em 2012-13.
Ricardo Carvalho (Ricardo Augusto Alves de Carvalho)Ricardo Carvalho é professor e pesquisador nas áreas de antropologia social, arte e gestão, gestão de pessoas, cultura organizacional, cultura brasileira, comportamento organizacional e liderança da Fundação Dom Cabral. Ricardo tem pós-doutorado em Gestão pela Reims Business School, doutorado em Sociologie des Mutations pela Universidade de Paris VII e mestrado em psicologia pelo Conservatldjo Nacional de Artes e Oficios, todos na França. Ele atua em programas de mestrado, pós-graduação e customizados na FDC. Já atuou em empresas como a Unilever, Embraer, Basf, Allianz, Itaú Unibanco, Anatel, Assodeere, Monsanto, Solar BR Coca Cola, Samarco, Luxottica, Hucam, CCR, Prefeitura RJ, entre outras. Atua como professor convidado na HEC Montreal e na Reims Management School. Já foi professor na UFMG, Fundação João Pinheiro e UNA. Foi consultor da Unesco/PNUD e chefe de acompanhamento, avaliação de pessoal e técnico de planejamento e pesquisa da Secretaria do Trabalho de Minas Gerais. É membro do CRITEOS da HEC Montreal e autor de livros, trabalhos técnicos e científicos, publicados no Brasil e no exterior.
Virginia Izabel (Virginia Izabel de Oliveira)Virgínia Izabel Oliveira é professora na área de Finanças e coordenadora técnica da Especialização em Gestão da Fundação Dom Cabral. Ela trabalha com metodologias ativas tais como Problem Based Learning (PBL) ande Team Based Learning –TBL. Virgínia Izabel tem doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais / University of Cambridge e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Virginia atua nos diversos programas da FDC e em empresas como o Grupo Queiroz Galvão, Hospital Sírio Libanês, Petrobras, Cerpo, Syngenta, Vale, entre outras. Foi professora da Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Faculdades Promove, Instituto Champagnat de Estudos Superiores, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Uberaba. É autora dos livros Finanças Corporativas: Teoria e Prática Empresarial no Brasil e Mercado Financeiro: Uma Abordagem Prática dos Principais Produtos e Serviços, ambos pela editora Campus. E autora de artigos sobre alianças estratégicas internacionais, inovação organizacional e finanças corporativas.