Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

O papel da liderança na disseminação do propósito: estudo de caso em organizações convencionais e da nova economia.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20FDC/2020/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Denise%20dAssun%C3%A7%C3%A3o%20Leite.pdf Baixe o Abstract  

O papel da liderança na disseminação do propósito: estudo de caso em organizações convencionais e da nova economia.

2.020 2020.  104 f. LEITE, Denise d'Assunção;  SOUSA, Paulo Renato de. Dissertações FDC Leite, Denise d'Assunção LEITE, Denise d'Assunção;  SOUSA, Paulo Renato de. Identificam-se como desafios do exercício da liderança contemporânea em organizações complexas inspirar e disseminar o propósito organizacional para geração de um ambiente favorável à colaboração, criatividade e inovação. Quando a liderança é orientada pelo propósito e consegue criar condições favoráveis para que os empregados estejam em sinergia com a razão de existência da empresa e se identificam com seus valores e propósito, eles se inspiram pelo entusiasmo, paixão e energia pelo trabalho que desenvolvem, contribuindo, assim, para os resultados da organização. Este trabalho teve como objetivo dar um contributo para a compreensão do papel da liderança na disseminação de propósito em organizações convencionais e da nova economia, por meio de um estudo de caso realizado em quatro empresas. Realizaram-se entrevistas com líderes de cargos estratégicos dessas organizações, a partir do modelo blueprint, adaptado pela autora, utilizado como instrumento de análise a partir dos oito pilares que orientam a disseminação de propósito, pela liderança, por toda a organização. A partir da teoria e do modelo blueprint como categoria analítica, construiu-se o roteiro de entrevistas e definiram-se oito categorias ou pilares, dos quais emergiram, após trabalho de pesquisa e de análise ao corpus de entrevistas, os principais achados. Os resultados demonstram que um dos maiores desafios da liderança de empresas convencionais assim como da nova economia é orientar o senso de propósito em harmonia com o destino das organizações e motivar os empregados a alcançarem os resultados pretendidos. Desta forma, verificaram-se alguns comportamentos e atitudes da liderança que favorecem, em ambos os ambientes, a disseminação do propósito vinculado a resultados, a partir de uma visão de mundo coerente com a ambição de propósito. Os principais resultados apontados foram: 1. conduta de comportamento alinhada ao discurso; 2. ambientes colaborativos, inclusivos e de bem-estar para os empregados; 3. rituais de conexão da liderança com os empregados; 4. comunicação constante, engajadora e transparente; 5. fomento de novas ideias e encorajamento a riscos; 6. visão inspiradora e apoio ao desenvolvimento dos empregados; 7. cultura de celebração e valorização do protagonismo coletivo; 8. prática da narrativa de histórias. Registraram-se comportamentos e atitudes de disseminação de propósito muito similares, quer pelas lideranças de organizações convencionais quer pelas lideranças da nova economia. Português Documento Eletrônico