Poucos conceitos de gestão são tão necessários e ao mesmo tempo tão mal implementados quanto o conceito de **inovação**. Para a maior parte das empresas a capacidade de inovar fará a diferença entre sobreviver e se destacar dos concorrentes. Aprenda como fazer da inovação um processo de gestão estruturado e disciplinado para obter resultados práticos e tangíveis. O **Programa Inovação: da narrativa aos resultados** foi desenvolvido a partir da premissa de que a inovação é um meio para alcançar os melhores resultados e se diferenciar no mercado. Em parceria com:
- Executivos C-level e empreendedores; - Membros de conselho e Diretores executivos; - Consultores e membros de fundos de investimentos.
- Avaliar o ecossistema de inovação brasileira, incluindo as fontes de financiamento para inovação. - Estruturar portfólio de projetos para inovação, considerando iniciativas de curto e longo prazo, bem como a tríade: pessoas, processos e recursos. - Analisar as melhores ferramentas e metodologias para inovação de acordo com a necessidade do negócio. - Estruturar uma visão da evolução organizacional necessária, a partir de tendências de negócio e roadmaps de inovação. - Desenvolver uma agenda da inovação aberta, considerando parceiros de negócio, novos conhecimentos e oportunidades. - Construir narrativas de sucesso para a proposição de projetos de inovação para alta liderança e conselhos. - Compreender como de fato gerar resultados por meio da inovação, alavancando a tecnologia. - Identificar sistemicamente quais áreas precisam ser desenvolvidas na sua organização para inovação. - Reconhecer o nível de inovação atual e/ou prontidão para inovação do ponto de vista do gestor, equipe e do setor/empresa.
- Ritmo semanal aliado a flexibilidade para agendar os próprios horários. Debata com colegas em fóruns de discussão, colabore em projetos e participe de webinars e tutorias. - Cada módulo segue as melhores práticas do mercado, utilizando mídias digitais que envolvem os participantes por meio de vídeos, recursos pedagógicos e tecnologias. - Líderes de curso com profunda experiência na área moderam debates, dão feedbacks e fazem sessões ao vivo para colaborarem com o progresso dos participantes por meio dos conteúdos. - Tarefas pensadas para serem imediatamente úteis no dia a dia profissional. - Finalize este programa com um encontro presencial de networking (opcional) no belíssimo campus Aloysio Faria da FDC.
- **Semanas 1 e 2:** Estratégia de inovação: visão futura, portfólio de projetos e execução. - **Semanas 3 e 4:** Inovação e *roadmaps*: informações de mercado e sinais de mudança. - **Semanas 5 e 6:** Cultura para inovação: avaliação de perfis, competências e ambiência.
- **Semanas 8 e 9:** Proposta de valor para inovação: modelagem de negócios na busca por resultados. - **Semanas 10 e 11:** Intraempreendedorismo: alocação de recursos, tempo e práticas de mercado. - **Semanas 12 e 13:** Inovação aberta: desafios, seleção de parceiros e retornos esperados.
- **Semanas 15 e 16:** Transformação digital além do hype: estratégia, recursos e eficiência. - **Semanas 17 e 18:** Indicadores de sucesso: recursos de entrada, processos e saída. - **Semanas 19 e 20:** Inovação além do P&D e startups: investimentos, gestão e ganhos esperados.
- **Semanas 22 a 27**: Eletiva 1 – Práticas Corporate Venture Capital: estratégia, benefícios e casos de mercado. - **Semanas 22 a 27**: Eletiva 2 – Inovação como motor para o ESG: desafios climáticos e tecnologias emergentes.