00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Imaginário de carreira: um estudo com diferentes grupamentos geracionais. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO (5., 15-17 setembro, 2015, Salvador, BA).
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Imaginário de carreira: um estudo com diferentes grupamentos geracionais. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO (5., 15-17 setembro, 2015, Salvador, BA).

2.015 Salvador: ANPAD, 2015 Anais eletrônicos...   ARAÚJO, Adriana de Lima Reis;  SANT'ANNA, Anderson de Souza. Trabalho de evento Araújo, Adriana de Lima Reis ARAÚJO, Adriana de Lima Reis;  SANT'ANNA, Anderson de Souza. Este artigo tem como objetivo investigar o imaginário de carreira de graduandos em administração de instituição de ensino superior brasileira, associando a abordagem de “Âncoras de Carreira” (Schein, 1996) e estudos sobre “Metáforas de Trajetórias Profissionais”, conduzidos por (Inkson, 2004), tendo como contexto diferentes grupos geracionais: geração babyboomer, geração X e geração Y. Foi realizada uma pesquisa qualitativa conduzida por meio do método de estudos de casos múltiplos. Foi aplicado o inventário de âncoras de carreira e conduzidas entrevistas semiestruturadas e em profundidade com representantes dos grupamentos geracionais indicados junto à instituição alvo da pesquisa. Ainda como técnica de coleta de dados foi aplicada a evocação de imagens e metáforas. Na sequência, o conjunto dos dados coletados foram, então, analisados com base na técnica de análise de conteúdo e de evocação de imagens. A pesquisa revelou como resultado a presença inesperada da noção de “estabilidade” como recorrente no imaginário de carreira da maior parte dos pesquisados, independentemente do grupamento geracional a que se vinculam, desvelando a preponderância de desejo quanto a carreiras no setor público, em detrimento do setor privado. Português