Alumni
Login
(Sair)
Fale Conosco
Busca
Parece que seu navegador não possui JavaScript habilitado. Ative o JavaScript e tente novamente.
Institucional
Voltar
Sobre a FDC
Diretorias e Conselhos
Corpo Docente
Nossas Unidades
Imagine Brasil
FDC Transforma - Fundo de Bolsas
Centro Social Cardeal Dom Serafim
Ética e Conformidade
Contrato de Aplicação de Recursos - BNDES
Relatório de Igualdade Salarial
Graduação
MBA & Pós-Graduação
Voltar
Executive MBA
Pós-Graduação
pós-Graduação In Company
Pós-Graduação Online
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Módulos Internacionais
Curta e Média Duração
Voltar
Agronegócio
Estratégia
Finanças
Gestão Geral
Governança Corporativa
Inovação
Liderança
Marketing e Vendas
Pessoas
Trekker
Empresas
Voltar
Empresas Privadas
Gestão Pública
FDC Store
Voltar
Cursos Online
FDC Signature
FDC
>
Conhecimento
>
publicacoes
Conhecimento
Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação e Empreendedorismo
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
Estratégia e Negócios Internacionais
Logística, Supply Chain e Infraestrutura
Sustentabilidade
Publicações
Blog FDC
Bibliotecas
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publicação
A capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica: razões da heterogeneidade atencional entre as empresas do setor de ensino de idiomas.
Ano
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Português
Inglês
Espanhol
Artigo
Artigos Revista DOM
Artigos Revista DOM Contexto
Caderno de Idéias
Capítulo de Livro
Caso
Dissertações FDC
FDC Executive
Livro
Livro Eletrônico / E-Book
Relatório de Pesquisa
Trabalhos de Evento
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Buscar
Baixe o pdf
Baixe o Abstract
A capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica: razões da heterogeneidade atencional entre as empresas do setor de ensino de idiomas.
Ano de publicação:
2.018
Publicação:
2018.
Paginação:
Autores:
FERNANDES, Erik Cordeiro Caldas; BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo.
Tipo de Publicação:
Dissertações FDC
Autor Principal:
Fernandes, Erik Cordeiro Caldas
Outros Autores:
FERNANDES, Erik Cordeiro Caldas; BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo.
Resumo:
Este trabalho procurou estudar a capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica no prazo de até sete anos por meio da análise das razões da heterogeneidade atencional entre empresas do setor privado de ensino de idiomas no Brasil. É uma pesquisa transversal e qualitativa de múltiplos casos desenhada em duas etapas. Na primeira parte foi elaborado um cenário futuro provável de mudanças tecnológicas construído a partir de um painel de dezessete especialistas utilizando a técnica de Delphi. A segunda etapa foi uma entrevista com onze empresas do setor na qual foi solicitada a sua percepção sobre as mudanças tecnológicas neste prazo e sobre o cenário construído pelo painel de especialistas. O Painel de Delphi indicou dois cenários como mais prováveis: um cenário de disrupção de aprendizagem de idiomas e outro de disrupção de como as pessoas se comunicarão em outro idioma. Os resultados obtidos do primeiro cenário (disrupção na educação) permitiram agregar as empresas em arquétipos e mostrar um retrato das heterogeneidades atencionais entre elas. A razão das diferenças na capacidade de percepção empresarial e sua derivada atencional sobre mudanças tecnológicas parece estar associada a diferenças que as empresas apresentam nas características de suas estruturas organizacionais concretas e contextuais e suas interrelações. Estas diferenças afetam cognitivamente a percepção, codificação, entendimento e priorização empresarial das oportunidades. Os resultados do segundo cenário (disrupção na comunicação) indicaram uma capacidade de percepção mais uniforme entre as empresas. Esta capacidade está associada a uma percepção de baixa possibilidade de ocorrência ou impacto deste cenário. Esta percepção parece estar associada a um comportamento de aversão, uma vez que ele se apresenta como mais desafiador às crenças centrais destas empresas. Além disso, os resultados também indicaram uma distinção entre a percepção e a atenção empresarial o que pode contribuir com a discussão teórica sobre o processo perceptual e atencional das organizações.
Idioma:
Português
Número de Referência:
Documento Eletrônico