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A capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica: razões da heterogeneidade atencional entre as empresas do setor de ensino de idiomas.
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A capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica: razões da heterogeneidade atencional entre as empresas do setor de ensino de idiomas.

2.018 2018.    FERNANDES, Erik Cordeiro Caldas;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. Dissertações FDC Fernandes, Erik Cordeiro Caldas FERNANDES, Erik Cordeiro Caldas;  BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo. Este trabalho procurou estudar a capacidade de percepção diante de um cenário de mudança tecnológica no prazo de até sete anos por meio da análise das razões da heterogeneidade atencional entre empresas do setor privado de ensino de idiomas no Brasil. É uma pesquisa transversal e qualitativa de múltiplos casos desenhada em duas etapas. Na primeira parte foi elaborado um cenário futuro provável de mudanças tecnológicas construído a partir de um painel de dezessete especialistas utilizando a técnica de Delphi. A segunda etapa foi uma entrevista com onze empresas do setor na qual foi solicitada a sua percepção sobre as mudanças tecnológicas neste prazo e sobre o cenário construído pelo painel de especialistas. O Painel de Delphi indicou dois cenários como mais prováveis: um cenário de disrupção de aprendizagem de idiomas e outro de disrupção de como as pessoas se comunicarão em outro idioma. Os resultados obtidos do primeiro cenário (disrupção na educação) permitiram agregar as empresas em arquétipos e mostrar um retrato das heterogeneidades atencionais entre elas. A razão das diferenças na capacidade de percepção empresarial e sua derivada atencional sobre mudanças tecnológicas parece estar associada a diferenças que as empresas apresentam nas características de suas estruturas organizacionais concretas e contextuais e suas interrelações. Estas diferenças afetam cognitivamente a percepção, codificação, entendimento e priorização empresarial das oportunidades. Os resultados do segundo cenário (disrupção na comunicação) indicaram uma capacidade de percepção mais uniforme entre as empresas. Esta capacidade está associada a uma percepção de baixa possibilidade de ocorrência ou impacto deste cenário. Esta percepção parece estar associada a um comportamento de aversão, uma vez que ele se apresenta como mais desafiador às crenças centrais destas empresas. Além disso, os resultados também indicaram uma distinção entre a percepção e a atenção empresarial o que pode contribuir com a discussão teórica sobre o processo perceptual e atencional das organizações. Português Documento Eletrônico