Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Mecanismos para o desenvolvimento de capacidade de aliança/ um estudo de caso das alianças regionais de uma escola de negócios.
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Mecanismos para o desenvolvimento de capacidade de aliança/ um estudo de caso das alianças regionais de uma escola de negócios.

2.018 2018.  107 f. AVELAR, Gustavo Palmisano;  MILAGRES, Rosiléia das Mercês. Dissertações FDC Avelar, Gustavo Palmisano AVELAR, Gustavo Palmisano;  MILAGRES, Rosiléia das Mercês. Este trabalho tem como objetivo identificar as vantagens e desvantagens da implementação de uma estrutura dedicada à gestão das alianças. Secundariamente, busca avaliar quais são os instrumentos de gestão criados por essa estrutura e com qual finalidade. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um estudo de caso único, de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal, tendo como unidade de análise o caso de uma escola de negócios e seus parceiros regionais. Através de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, foi possível verificar as percepções de gestores e associados sobre o papel da estrutura de gestão e os mecanismos de desenvolvimento das capacidades de aliança implementados. Os resultados demonstram que as vantagens de uma estrutura dedicada à gestão superam as desvantagens, sendo apontadas mediação, organização e centralização da relação como pontos positivos principais, e uma lentidão da estrutura na resolução de problemas como único ponto negativo. Dos mecanismos formadores das capacidades de aliança, o estudo mostra que a estrutura dedicada conseguiu implementar, ainda de forma parcial e/ou incipiente, quatro dos onze instrumentos descritos por Heimeriks, Klijn and Reuer (2009), mas não conseguiu garantir de forma consistente a continuidade dessas iniciativas ao longo do tempo e nem mesmo a manutenção da estratégia de cooperação. Português Documento Eletrônico