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Tipos de empreendedores em shopping centers popular e convencional: um estudo comparativo de casos com base na Teoria da Ação Prática de Bourdieu.
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Tipos de empreendedores em shopping centers popular e convencional: um estudo comparativo de casos com base na Teoria da Ação Prática de Bourdieu.

2.018 Nova Lima, MG,  2018.  116 f. SILVA, Gilmar Chagas da;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  CARVALHO, Ricardo Augusto Alves de. Dissertações FDC Silva, Gilmar Chagas da SILVA, Gilmar Chagas da;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  CARVALHO, Ricardo Augusto Alves de. Este estudo tem como propósito investigar, a partir de marco teórico estabelecido em Bourdieu (2008), diferentes capitais - econômicos, sociais, culturais e simbólicos - mobilizados por empreendedores em dois centros de compras da cidade de Montes Claros (MG): o Quarteirão do Povo e o Montes Claros Shopping. O objetivo é melhor compreender diferenças e semelhanças entre essas duas modalidades de centros comerciais no que tange aos empreendimentos e perfis de seus empreendedores, incluindo a consideração dos modelos de negócios, estilos de gestão e estratégias utilizadas com vistas ao domínio dos campos em que se inserem. Para tal, é adotada pesquisa de abordagem qualitativa, conduzida por meio da adoção de entrevistas semiestruturadas e em profundidade, contemplando as categorias de análise alvo do estudo, em particular as noções de Campo, Habitus e Capital – Social, Econômico, Cultural e Simbólico – conforme estabelecidas pela Teoria da Ação Prática de Boudieu (2008). Como sujeitos de pesquisa foram considerados trinta empreendedores instalados nas duas espacialidades estudadas. De acordo com os achados, constata-se uma diversidade de tipos de empreendimentos, faixas etárias dos proprietários, níveis de experiência, origens e histórias familiares, graus de escolaridade, disposição para inovar, bem como atributos comumente associados ao perfil empreendedor, tais como: capacidade de planejamento, de persuasão, iniciativa, comprometimento com o negócio e autoconfiança. Em ambos os espaços registra-se, também, como valor reiteradamente manifesto pelos pesquisados, a persistência diante de dificuldades, destacando-se, como forma de superá-las, a adoção de parcerias, a capacidade de mobilização dos recursos disponíveis à mão e o senso de oportunidade. Em suma, a partir do conjunto dos dados, constata-se a predominância de dois tipos de empreendedores, conforme propostos por Sant’Anna et al. (2011): os Empreendedores Tradicionais e os Empreendedores Modernos. No caso do Quarteirão do Povo, predominando ambos os tipos e no Shopping Montes Claros, dominando o tipo Empreendedor Moderno. Ademais, cabe destacar o Quarteirão do Povo como lócus em que procura reproduzir, no contexto da região central da cidade, a lógica de negócios dominante no Shopping Montes Claros, como a ênfase no embelezamento arquitetônico e paisagístico, bem como na introdução de dispositivos “modernos” de gestão. Como resultante, registra-se traços de gentrificação do espaço integrado pelo Quarteirão, com impactos em variáveis de vitalidade, segurança e sustentabilidade, conforme preconizado por Jacobs (2011).   Português Documento Eletrônico