Fundação Dom Cabral
    Skip Navigation Links
  • FDC
#b6cad2 #ffffff

Professional Master’s in Business Administration

Contemporary Management of Organizations

Presentation

Value Proposition

Students' Profile

Students' Profile
Calendar and Credits

Application Process

Courses/Research Lines

International Experiences

Results

Technical Team

Academic and Scientific Impact

Social and Economic Impact

Regulations
FDC Alumni Network

Catalog of Syllabuses
Funding

Related Content

   
   

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)
 
Rosiléia Milagres (Rosiléia das Mercês Milagres)Vice-Presidente Executiva da Fundação Dom Cabral, a partir de janeiro 2021, responsável pela área de Educação Acadêmica, que conta com programas de graduação, especialização em nível de pós-graduação, Executive MBA e programas de stricto sensu – mestrado e doutorado Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Copenhagen Business School (doutorado sanduiche). Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral. Pesquisadora convidada pela Copenhagen Business School. Rosiléia atuou como Coordenadora, Professora e Pesquisadora do corpo permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral (FDC). Atualmente, ministra diversas disciplinas nos cursos de mestrado e doutorado da FDC. Suas áreas de interesse estão vinculadas ao tema de Estratégia, especificamente Redes, Colaboração, Governança Colaborativa e Rotinas. Possui artigos publicados nestes temas. Ver currículo
 
Samir Lótfi (Samir Lótfi Vaz)Samir Lótfi Vaz é Professor em dedicação exclusiva da Fundação Dom Cabral (FDC). Possui doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP), com período de imersão (sanduíche) no IESE-Barcelona. Tem atuado como coordenador, professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FDC. Sua pesquisa examina as práticas, criação de sentidos e a comunicação entre funcionários e gerentes relacionados à estratégia, mudança organizacional e contextos extremos.Ver currículo
 
Ana Burcharth (Ana Luiza Lara de Araújo Burcharth)Ana Burcharth é professora nas áreas de gestão da inovação e estratégia e pesquisadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Atuou como professora adjunta na Escola de Negócios da Universidade de Aarhus (Dinamarca). Ana tem Ph.D. em Administração pela Universidade de Aarhus e Mestrado em Inovação, Conhecimento e Dinâmica Econômica pela Universidade de Aalborg (Dinamarca). Foi Consultora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Ela atua em programas de pós-graduação e customizados na FDC, além de desenvolver programas para grandes e médias empresas. Ela também é coordenadora do CRI Minas (Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais), uma comunidade de prática em gestão da inovação entre as principais empresas do Estado. Possui diversas publicações em revistas acadêmicas reconhecidas internacionalmente e na mídia especializada.Ver currículo
 
Hugo Tadeu (Hugo Ferreira Braga Tadeu)Hugo Tadeu é Professor e Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral. Membro de conselhos de administração e consultivo em diferentes organizações do setor financeiro, tecnologia, consultoria e mercados de consumo. Ao longo dos últimos anos, liderou projetos em grandes e médias organizações, governo e startups, com excelentes resultados. Tadeu é membro do World Economic Forum (WEF), da International Standard Organization (ISO), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e Associação Brasileira de Venture Capital (ABVCAP), com elevado engajamento para execução e transformação de negócios. Premiado como um dos melhores autores na Bienal do Livro na temática gestão de operações e inovação, recebeu a Medalha em Honra Profissional pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e indicado para o prêmio Ibest com influenciador em inovação tecnológica. Atualmente é colunista da Época Negócios, tendo colaborado para a Revista Exame e Meio & Mensagem. Atualmente é professor visitante da Nova SBE, tendo atuado como professor visitante da University of British Columbia, Curtin University, ESCP e Insper. Tadeu tem Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC Minas e Pós-Doc pela University of British Columbia. Formação executiva pelo MIT, Singulatiry University, Nova SBE e Clayton Christensen Institute. Finalmente, Tadeu é apaixonado por inovação, digital, aprendizagem, pessoas e educação para mudar o mundo a partir das inúmeras transformações em andamento. Ver currículo
 
Paulo Resende (Paulo Tarso Vilela de Resende)Paulo Resende é professor de logística, transporte e planejamento de operações e supply chain. É Coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da Fundação Dom Cabral e pesquisador responsável pela Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes. Ele é também editor chefe da Revista DOM. Paulo tem doutorado em Planejamento de Transportes e Logística, pela University of Illinois at Urbana Champaign (EUA) e mestrado em Planejamento e Engenharia de Transportes, pela Memphis State University (EUA). Ele atua em programas de mestrado, pós-graduação, abertos, parcerias e customizados na FDC. Já atuou em empresas como a Bunge, Ambev, Brookfield, TV Globo, Kraft, Randon, John Deere, Cargill, Vale, JBS, Basf, Fiat, AngloGold, entre outras. Atuou como diretor, consultor e professor do Ibmec e como pesquisador assistente da University of Illinois (EUA). Na FDC prof. Resende foi Diretor Executivo de Programas Abertos e Pós-Graduação. É membro do Supply Chain Council (EUA) e Capacity Committee Member, Transportation Research Board (EUA) e autor de livros nas áreas de logística, transporte, cadeia de valor, supply chain management, vendas e canais de distribuição.Ver currículo
 
Reed Nelson (Reed Elliot Nelson)Reed Nelson tem Ph.D. em Comportamento Organizational pela Cornell University, e Bacharelado e Mestrado pela Brigham Young University . Lecionou em programas de mestrado e doutorado na University of Texas at El Paso, Louisiana Tech University, Southern Illinois University Carbondale, Universidade Nove de Julho, e UNIFACCAMP. Foi titular da Cátedra Eminente em Inovação e Empreendedorismo na B.I. Moody III College of Business Administration, University of Louisiana at Lafayette e Bolsista Senior Fullbright na UFMG e UFRJ. Por sete anos ministrou aulas de MBA em Hong Kong, Singapura e Taiwan. Possui publicações em Academy of Management Journal, Administrative Science Quarterly, Organization Studies, Entrepreneurship Theory and Practice, Small Business Economics e outras revistas ciêntificas influentes. Seus clientes de consultoria e educação executiva incluem General Electric, Maersk Shipping, Bank of America, Hughes Aircraft, Procter and Gamble, Phelps Dodge, El Paso Electirc, Lawyers Title, General Instrument Corporation, Grupo Batistella, Grupo Continental, Thompson General Hospital, e Hotel Dieu entre outros.Ver currículo
 
Lívia Barakat (Lívia Lopes Barakat)Livia Barakat é professora e pesquisadora nos temas de internacionalização, liderança global e gestão do conhecimento. Ela coordena o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras e os Diagnósticos de Criação de Valor Internacional e Mindset Global, aplicados em programas customizados e acadêmicos. A Prof. Livia Barakat possui PhD em Gestão do Conhecimento na Internacionalização pela Copenhagen Business School (Dinamarca) e Mestrado e Graduação em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Lívia atua como coordenadora acadêmica do Executive MBA tem experiência prévia como gerente de projetos internacionais da FDC a exemplo da parceria com a SKEMA Business School, do Conselho Consultivo Internacional da FDC e o Projeto AL-LAs de Internacionalização de Cidades da União Europeia. Já lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e teve uma consultoria em pesquisa de mercado. É autora de vários artigos em periódicos internacionais como Management International Review, Project Management Journal, Latin American Business Review, Journal of World Business e International Journal of Emerging Markets.Ver currículo
 
Maria Elisa Brandão (Maria Elisa Brandão Bernardes)Maria Elisa é doutora em Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão de Pequenas Empresas, pelo doutorado conjunto HEC – Montréal e McGill University, Canadá. Mestra em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É pós-graduada em Administração Mercadológica (UNA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFMG) e em Filosofia (Universidade Católica de Brasília). Professora da Fundação Dom Cabral – FDC, atua na educação acadêmica (mestrado e MBA), e nos programas de educação executiva. É membro titular do conselho curador da Fundação IPEAD/UFMG. Trabalha há mais de duas décadas como professora e consultora com temas de Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Estratégico e Execução de estratégias. Possui grande experiência de ensino e consultoria em programas customizados para empresas privadas e públicas. Como pesquisadora, ela possui uma abordagem sociológica através da qual investiga sobre a estratégia como prática e sobre o processo de crescimento das organizações. Autora de artigos em revistas acadêmicas, publicações executivas e anais de congressos no Brasil e no exterior, tem como foco o processo estratégico. Ver currículo
 
Diego Marconatto (Diego Antonio Bittencourt Marconatto)O Prof. Diego Marconatto ensina e pesquisa empreendedorismo e crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs), temas sobre os quais já publicou diversos artigos internacionais. Ele é doutor em negócios pela UFRGS (Brasil), pós-doutor pela HEC Montréal (Canadá), e Especialista em Direito e Economia Internacional pela Fondazione Centro Produttività Veneto (Itália). O Prof. Marconatto também foi visiting scholar na Universidad de Sevilla (Espanha) Marconatto trabalhou na pós-graduação de diferentes universidades (UFSM e Unisinos) e atualmente é professor do Mestrado Profissional em Negócios da FDC. Antes da sua carreira academia, Marconatto adquiriu sólida experiência de gestão trabalhando por quase dez anos em um negócio Coca-Cola. Ver currículo
 
Douglas Wegner (Douglas Wegner)Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio-doutorado na Universität zu Köln (Alemanha). Realizei pós-doutorado na Technische Universität Dortmund (Alemanha) em 2019, com ênfase em governança de projetos colaborativos de inovação social. Além disso, atuei como professor visitante na Universidade de Sevilla (2016), na Espanha. Atualmente sou professor do Mestrado Profissional em Administração - Gestão Contemporânea das Organizações - na Fundação Dom Cabral (FDC). Atuo como editor associado da Revista Base (Qualis A2 - ISSN 1984-8196) para os temas Colaboração e Relações Interorganizacionais. Fui membro do Comitê Científico da área de Estratégia em Organizações (2019-2020) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Atualmente sou líder do tema Relações Interorganizacionais e Interpessoais nos eventos da Anpad (2022-2023). Publiquei mais de 90 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de Administração e negócios. Além disso, sou autor do livro « Redes, Alianças e Parcerias : Ferramentas e Práticas para a gestão da cooperação empresarial », lançado em 2019. Além das atividades acadêmicas, atuei como consultor de redes de negócios, promovendo a formação e desenvolvimento de estratégias colaborativas. Atuo também como voluntário no Projeto Vamos! Brasil-Alemanha, uma colaboração entre a entidade alemã Der Mittelstandsverbund, que reúne 310 redes de negócios e 230.000 empresas de pequeno e médio porte, e a Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (Febramat), que reúne 30 redes associativas do setor de materiais de construção no Brasil. O projeto tem como objetivo fomentar a transferência de know-how de redes de negócios alemãs para redes brasileiras, fortalecendo o ecossistema da cooperação empresarial. Meus principais interesses de pesquisa e atuação profissional dizem respeito a temas que envolvem estratégias colaborativas: redes de empresas, alianças, parcerias, colaboração corporações-startups, plataformas digitais, ecossistemas de negócios, redes de inovação, redes multistakeholders e governança colaborativa. Ver currículo
 
Claudimar Veiga (Claudimar Pereira da Veiga)Claudimar Veiga é professor e pesquisador na área de marketing da Fundação Dom Cabral. Sua área de trabalho destina-se a vincular a pesquisa e a prática profissional em administração, integrando os seguintes temas: marketing, estratégia e gestão em saúde. Veiga é Doutor em Administração com ênfase em marketing e estratégia e Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas com ênfase em marketing analytics (forecasting) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professor no Programa de Mestrado Profissional em Administração da FDC e tem desenvolvido projetos para diversas organizações, buscando a conexão com pesquisas que tenham aplicabilidade gerencial nas empresas bem como envolvam a multidisciplinaridade entre várias universidades nacionais e internacionais. Professor Veiga publicou mais de 100 artigos em periódicos reconhecidos pelo Financial Times 50 (FT50), ABDC A, CABS 3, QUALIS A, entre outros. É editor associado da BMC Health Services Research (Springer) e membro do corpo editorial da Humanities and Social Sciences Communications (Nature). É Líder de tema na área de Marketing (2022-2024) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Atuou como Chefe do Departamento de Administração Geral e Aplicada e como membro conselheiro do setor de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPR. Adicionalmente à experiência acadêmica, professor Veiga possui mais de 20 anos de sólida experiência de mercado em posições gerenciais nas áreas de marketing, estratégia, varejo e vendas em empresas líderes em seus segmentos, tais como: Nestlé, Dairy Partners Americas e Sadia. Ver currículo
 
Alice Erthal (Alice Monnerat Erthal Levi)

Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ, com parte da pesquisa realizada durante o programa de doutorado sanduíche na Florida International University, Estados Unidos, apoiada pela CAPES. Realizou dois ciclos de pós-doutoramento, também pelo Coppead-UFRJ. Mestre e Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Certificada internacionalmente como treinadora da Global Reporting Initiative (GRI), em Gestão de Processos pela BPTrends Associate, em Coaching Profissional pela BCI e em ferramentas de avaliação de personalidades e habilidades OPQ e Verify da SHL. Acumula experiência de mais de 15 anos como gestora, consultora, treinadora e coach em diferentes indústrias dos setores público, privado e terceiro setor. Hoje é professora de tempo integral da FDC, atuando nos temas Liderança, Job crafting, Segurança psicológica, Paradoxos Organizacionais, Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças, também em contextos como Sustentabilidade, Transparência Corporativa e Filosofia Lean. Possui publicações em periódicos de destaque internacional (Quali CAPES 1 e ABS3), como o International Journal of Production Economics e o Production Planning & Control, atuando ainda como revisora destes e de outros periódicos de primeira linha. Participou dos principais congressos nacionais e internacionais de Administração de Negócios, Organizações e Operações, apresentando e revisando artigos.

LINKEDIN

LATTES

ORCID

Ver currículo
 
Bruno Fernandes (Bruno Henrique Rocha Fernandes)Bruno Fernandes atua na área de estratégia e gestão de pessoas, pesquisando e desenvolvendo modelos para conceber e implantar estratégias por meio de processos de gestão de pessoas – em particular, modelos de gestão por competências. É doutor em administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), com doutorado sanduíche pela Cambridge University, Inglaterra; mestre em administração pela UFPR e administrador pela FEA-USP. Bruno é professor tempo integral da Fundação Dom Cabral e atua em programas in company da FDC, sobretudo projetos de intervenção, em instituições como: ANP, AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, CCR, Fiat (Power Train), Gerdau, IRB Brasil-RE, Klabin, Senac NA, Sesc-SP, Souza Cruz, Sotreq/Caterpillar, TAM, Usiminas entre outros. É gerente executivo de mercado na área acadêmica e professor do Mestrado Profissional em Administração da FDC. Foi professor do Doutorado em Administração da PUCPR (de 2017 a 2023). É Professor visitante da Burgundy School of Business, França (desde 2021), Woxsen University, India (desde 2022), Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012). Foi gestor em instituições como PUCPR (Diretor da Escola de Negócios), Universidade Positivo (pró-reitor de pós-graduação, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, entre outros). autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, Ed. Sextante; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência, Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho, Ed. Saraiva; Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. É autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior. Ver currículo
 
Alice Oleto (Alice de Freitas Oleto)Atua e pesquisa nas áreas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Estudos Organizacionais, em especial Violência no Trabalho com foco em Assédio Moral e Sexual, Diversidade e Inclusão e Ética nas Organizações. É Doutora em Administração de Empresas pela FGV/EAESP, Mestre em Administração pela UFMG, Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Atuou na Universidade Estadual de Londrina como Professora Permanente do PPGA em Administração e no Insper, como Professora Assistente de Ensino e Professora Auxiliar no curso de graduação em Administração. Foi Professora Auxiliar no curso de Direito da Estácio e no Centro Universitário de Unihorizontes, docente nos cursos de Graduação e do Mestrado Acadêmico em Administração. Na FGV/EAESP atuou como professora assistente no MBA em Gestão de Saúde e no Master Business and Management. Ver currículo
 
Anahid (Anahid Christel Roux-rosier)Anahid Roux-Rosier é professora-pesquisadora na Fundação Dom Cabral. Concluiu o seu doutorado na Lyon III University (2022), e possui Mestrados em Filosofia pela (Universidade Grenoble Alpes, 2014) em Ciência de Administração (Grenoble Ecole de Management, 2014). Trabalhou como professora de filosofia no Lycée Français Abd-El-Kader – Beirute, e como assistente de pesquisa na Faculty for Agriculture and Food Science da American University of Beirut, onde adquiriu ampla experiência acadêmica e profissional. Além das publicações acadêmicas, a Professora Anahid Roux-Rosier regularmente divulga suas pesquisas por meio de artigos de imprensa, como no Ouest-France e no Le Monde. Ver currículo
 
Kadigia (Kadigia Faccin)Professora Kadígia têm como interesse de pesquisa temas vinculados a Gestão da Inovação e Relações Interorganizacionais, Inovação Colaborativa, Ecossistemas de Inovação e Educação para a Inovação. É pós-Doutora em Relações Interorganizacionais (2017). Doutora em Administração pela Unisinos e em Sciences de L'Information et de la Communication pela Université de Poitiers/França (2016). Possui Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e Graduação em Ciências Econômicas (2008). Professora na Fundação Dom Cabral - FDC, desde julho/2023. Foi Professora-Pesquisadora Visitante na Universidade de Stavanger - Noruega (2019); Universidade de Exeter- Inglaterra (2020); Universidade de Poitiers - França (2022/2023 e 2023/2024) e University of Wales Trinity Saint David - País de Galles (Reino Unido - 2022 e 2023). Coordenadora da Divisão Acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) na Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD – 2021 a 2023). Co-criou o primeiro grupo de pesquisa em Ecossistemas de Inovação do país em 2018 e, foi co-líder do mesmo até 2023. Integrou o Grupo de Apoio ao Comitê Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização – CAPES/PRINT, da UNISINOS (2018/2023). Atuou na criação da Aliança para Inovação e Pacto Alegre em Porto Alegre/RS. Foi coordenadora do curso de mestrado e doutorado em Administração na Unisinos de 2021 a 2023. Founder da Inova & Cria. É curadora do projeto Fácil Metodologia e do Observatório Gaúcho de Ecossistemas de Inovação. Membro do Comitê Gestor do Rede RS Startup, Programa da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Coordenadora de Projetos de Pesquisa com financiamento nacional e Internacional (Research Council - Noruega). É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ2-CNPQ). Autora de livros e artigos. Ver currículo