Sign In
(signout)
Contact us
Search
It looks like your browser does not have JavaScript enabled. Please turn on JavaScript and try again.
About FDC
Return
FDC at a glance
Board and Councils
Faculty
Facilities
Ranking and Accreditations
FDC & The World
Return
International Partnerships and Alliances
FDC International Hub
FDC News
Social Education
Return
FDC - Cardinal Dom Serafim Social Center
Get in Touch and Contribute
Education
Return
FDC International HUB
Executive Education Programs
Degree Programs
Research & Collections
FDC Library System
Life at FDC
Return
Life in Brazil
International Students at FDC
Learning Journeys in Brazil and Abroad
FDC
>
en
>
Research
>
publications
Knowledge
Research and Development Centers
Innovation and Entrepreneurship Center
People and Leadership Development Center
Sustainability Center
Strategy and International Business Center
Logistics, Supply Chain and Infrastructure Center
Publications
The FDC Library System
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publication
O empreendedorismo tecnológico, ambiente e cultura de negócios.
Year
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Article
Book
Case Study
DOM Magazine Articles
FDC Executive
Idea Workbook
Proceedings
Research Report
Find only publications available for download
Search
Download pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2006/0635.pdf
Download Abstract
O empreendedorismo tecnológico, ambiente e cultura de negócios.
Year of publication:
2,006
Publication:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2006. (Caderno de Ideias ; CI0635)
Pagination:
25 p.
Authors:
JUDICE, Valéria Maria Martins; VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de.
Type of Publication:
Idea Workbook
Main Author:
Judice, Valéria Maria Martins
Other Authors:
JUDICE, Valéria Maria Martins; VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de.
Summary:
Os efeitos do ambiente e cultura sobre negócios têm sido negligenciados na literatura de empreendedorismo no Brasil, especialmente em áreas envolvendo maiores níveis de complexidade, conhecimentos e inovação tecnológica. O artigo faz revisão da literatura sobre a questão ambiental na teoria organizacional e aborda três enfoques que vêm sendo aplicados ao campo do empreendedorismo: a ecologia das populações, a teoria da dependência dos recursos e a abordagem cultural. Um ‘pré-modelo’ de análise é elaborado, incluindo as três dimensões, e é exploratoriamente testado, através de um estudo de caso em empreendedorismo tecnológico no Brasil. Usando as três
abordagens, o percurso de uma empresa de biomateriais atuante em saúde humana é avaliado em suas dificuldades em relação às condições regulatórias, ambiência e cultura de negócios brasileira. O pré-modelo delineado suporta a aplicação empírica e contribui para a análise exploratória da influência
ambiental e cultural sobre novos emprendimentos tecnológicos criados no Brasil, mas aperfeiçoamentos futuros serão necessários a uma aplicação mais extensa desse modelo. Palavras-chave: Empreendedorismo; empreendedorismo tecnológico; ambiente de negócios; cultura de negócios; clima de negócios.
Language:
Português
Reference Number:
658 J92e 2006