Sign In
(signout)
Contact us
Search
It looks like your browser does not have JavaScript enabled. Please turn on JavaScript and try again.
About FDC
Return
FDC at a glance
Board and Councils
Faculty
Facilities
Ranking and Accreditations
FDC & The World
Return
International Partnerships and Alliances
FDC International Hub
FDC News
Social Education
Return
FDC - Cardinal Dom Serafim Social Center
Get in Touch and Contribute
Education
Return
FDC International HUB
Executive Education Programs
Degree Programs
Research & Collections
FDC Library System
Life at FDC
Return
Life in Brazil
International Students at FDC
Learning Journeys in Brazil and Abroad
FDC
>
en
>
Research
>
publications
Knowledge
Research and Development Centers
Innovation and Entrepreneurship Center
People and Leadership Development Center
Sustainability Center
Strategy and International Business Center
Logistics, Supply Chain and Infrastructure Center
Publications
The FDC Library System
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publication
Natura Ekos: essências de perfume promovem o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Year
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Article
Book
Case Study
DOM Magazine Articles
FDC Executive
Idea Workbook
Proceedings
Research Report
Find only publications available for download
Search
Download pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Casos/Casos%202009/0902.pdf
Download Abstract
Natura Ekos: essências de perfume promovem o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Year of publication:
2,009
Publication:
Nova Lima: 2009.
Pagination:
Authors:
BOECHAT, Cláudio; PARO, Roberta.
Type of Publication:
Case Study
Main Author:
Boechat, Cláudio 1956-
Other Authors:
BOECHAT, Cláudio; PARO, Roberta.
Summary:
A Natura é uma empresa brasileira de cosméticos cuja fi losofi a abrangente sempre foi a maximização dos benefícios para o meio ambiente natural, para as comunidades e para a empresa, simultaneamente, através dos negócios. Desde que foi fundada em 1969, ela tem atingido taxas de crescimento consistentes, construindo uma rede de 600.000 consultores de vendas diretas e expandindo seu mercado no exterior. Em 2000, a Natura implementou a estratégia do uso de matérias primas extraídas da biodiversidade botânica brasileira como plataforma para seus produtos. Estes insumos são a base da
bem-sucedida linha Ekos da Natura. Para expandir a produção local e garantir, ao mesmo tempo, a extração sustentável, a empresa construiu um novo modelo de negócios. Tal modelo compreende pequenas comunidades, ONGs e governos que promovem o desenvolvimento local sustentável num processo através do qual a Natura participa e se diferencia no mercado. Como parte da estratégia para a linha Ekos, e do compromisso da Natura com a responsabilidade social, a empresa estabeleceu relações com comunidades pobres que extraíam matéria prima da biodiversidade brasileira tornando-as fornecedores. No Pará, três comunidades (Campo Limpo, Boa Vista e Cotijuba) foram contratadas em 2003 para produzir priprioca, uma espécie de capim cujas raízes fornecem uma fragrância rara e delicada. O sucesso das vendas da linha Ekos possibilitou, em 2006, a construção de uma nova unidade industrial da Natura para a produção de sabonete numa região remota da qual são extraídos a maior parte dos insumos da biodiversidade.
Language:
Português
Reference Number:
1 005.35 B669n 2009