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Natura Ekos: essências de perfume promovem o desenvolvimento sustentável no Brasil.
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Natura Ekos: essências de perfume promovem o desenvolvimento sustentável no Brasil.

2,009 Nova Lima:  2009.    BOECHAT, Cláudio;  PARO, Roberta. Case Study Boechat, Cláudio 1956- BOECHAT, Cláudio;  PARO, Roberta. A Natura é uma empresa brasileira de cosméticos cuja fi losofi a abrangente sempre foi a maximização dos benefícios para o meio ambiente natural, para as comunidades e para a empresa, simultaneamente, através dos negócios. Desde que foi fundada em 1969, ela tem atingido taxas de crescimento consistentes, construindo uma rede de 600.000 consultores de vendas diretas e expandindo seu mercado no exterior. Em 2000, a Natura implementou a estratégia do uso de matérias primas extraídas da biodiversidade botânica brasileira como plataforma para seus produtos. Estes insumos são a base da
bem-sucedida linha Ekos da Natura. Para expandir a produção local e garantir, ao mesmo tempo, a extração sustentável, a empresa construiu um novo modelo de negócios. Tal modelo compreende pequenas comunidades, ONGs e governos que promovem o desenvolvimento local sustentável num processo através do qual a Natura participa e se diferencia no mercado. Como parte da estratégia para a linha Ekos, e do compromisso da Natura com a responsabilidade social, a empresa estabeleceu relações com comunidades pobres que extraíam matéria prima da biodiversidade brasileira tornando-as fornecedores. No Pará, três comunidades (Campo Limpo, Boa Vista e Cotijuba) foram contratadas em 2003 para  produzir priprioca, uma espécie de capim cujas raízes fornecem uma fragrância rara e delicada. O sucesso das vendas da linha Ekos possibilitou, em 2006, a construção de uma nova unidade industrial da Natura para a produção de sabonete numa região remota da qual são extraídos a maior parte dos insumos da biodiversidade.
Português 1 005.35 B669n 2009