Fundação Dom Cabral
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Realidade e tendências do pedágio no Brasil.
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Realidade e tendências do pedágio no Brasil.

2,009 Nova Lima:  Fundação Dom Cabral,  2009.  (Caderno de Ideias ;  CI0912) 28 p. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de;  SOUSA, Paulo Renato de. Idea Workbook Resende, Paulo Tarso Vilela de RESENDE, Paulo Tarso Vilela de;  SOUSA, Paulo Renato de. O modal rodoviário é o maior responsável pelo transporte de cargas e pessoas no Brasil. Um eficiente sistema de transporte rodoviário é de extrema importância para o desenvolvimento do país. Porém, as dificuldades por parte do Governo e Estados em manter a qualidade das vias já sobrecarregadas comprometem a eficiência, a capacidade logística e, consequentemente, o serviço ofertado aos usuários. O modelo de concessão iniciado a partir do Programa Nacional de Desestatização tem concedido á iniciativa privada a concessão de um grande número de rodovias privadas. O processo
de concessão rodoviária já está em curso há mais de uma década e tem sido visto como eficaz para a solução dos problemas nacionais de infraestrutura de transporte. Assim, a percepção dos usuários sobre o trabalho realizado pelas concessionárias é fundamental para identificar os possíveis gargalos e problemas que estejam limitando o potencial de utilização do modal. Com o propósito de contextualizar essa discussão para o cenário brasileiro, cem usuários foram amostrados e analisados por uma pesquisa descritiva tipo survey em trinta e um itens que avaliaram a percepção dos usuários sobre a situação atual das condições operacionais nas rodovias brasileiras, os custos operacionais, as expectativas gerais e realidade e tendências do pedágio no Brasil. Os resultados apontam para uma boa avaliação da qualidade dos trechos concessionados, porém os respondentes consideraram o preço do pedágio elevado, e também demonstraram grande dificuldade no tratamento dos custos com estradas sem boa conservação.
Português 656 R433r 2009