Sign In
(signout)
Contact us
Search
It looks like your browser does not have JavaScript enabled. Please turn on JavaScript and try again.
About FDC
Return
FDC at a glance
Board and Councils
Faculty
Facilities
Ranking and Accreditations
FDC & The World
Return
International Partnerships and Alliances
FDC International Hub
FDC News
Social Education
Return
FDC - Cardinal Dom Serafim Social Center
Get in Touch and Contribute
Education
Return
FDC International HUB
Executive Education Programs
Degree Programs
Research & Collections
FDC Library System
Life at FDC
Return
Life in Brazil
International Students at FDC
Learning Journeys in Brazil and Abroad
FDC
>
en
>
Research
>
publications
Knowledge
Research and Development Centers
Innovation and Entrepreneurship Center
People and Leadership Development Center
Sustainability Center
Strategy and International Business Center
Logistics, Supply Chain and Infrastructure Center
Publications
The FDC Library System
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publication
Trabalhos enriquecidos, trabalhadores empobrecidos?.
Year
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Article
Book
Case Study
DOM Magazine Articles
FDC Executive
Idea Workbook
Proceedings
Research Report
Find only publications available for download
Search
Download pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2006/0617.pdf
Download Abstract
Trabalhos enriquecidos, trabalhadores empobrecidos?.
Year of publication:
2,006
Publication:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2006. (Caderno de Ideias ; CI0617)
Pagination:
23 p.
Authors:
FARIA, Marco Antônio de Paula; SANT'ANNA, Anderson de Souza.
Type of Publication:
Idea Workbook
Main Author:
Faria, Marco Antônio de Paula
Other Authors:
FARIA, Marco Antônio de Paula; SANT'ANNA, Anderson de Souza.
Summary:
Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa destinada à análise comparativa dos níveis e fatores de qualidade de vida e estresse no trabalho entre profissionais de áreas de comercialização de serviços padronizados e customizados de uma grande empresa brasileira do setor de serviços. Para tal, foi realizada pesquisa de natureza quantitativa, utilizando-se como instrumento
de coleta de dados um questionário composto por escalas do tipo Likert. Como referencial teórico, adotou-se o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa (HACKMAN e OLDHAM, 1975) e o Modelo
Dinâmico do Estresse (COOPER, SLOAN e WILLIAMS, 1988). Pelos achados, observa-se uma inversão das tradicionais escalas das necessidades humanas (MASLOW, 1977; HERZBERG, 1966),
centrando-se a organização pesquisada na promoção de fatores associados ao conteúdo do trabalho (fatores motivacionais), como estratégia de tamponamento da insatisfação com fatores de contexto
(higiênicos). Em suma, constatam-se profissionais motivados com suas tarefas, pois estas são esafiantes e ricas em conteúdo, porém insatisfeitos com as condições sob as quais as realizam (volume e
ritmo de trabalho, estabilidade, remuneração), indicando a relevância de olhar crítico quanto à aplicação contemporânea dos clássicos modelos de motivação.
Language:
Português
Reference Number:
658 F224t 2006