Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publication

Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.
Find only publications available for download
Download pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2001/0106.pdf Download Abstract  

Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.

2,001 Nova Lima:  Fundação Dom Cabral,  2001.  (Caderno de Ideias ;  CI0106) 15 p. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de. Idea Workbook Resende, Paulo Tarso Vilela de RESENDE, Paulo Tarso Vilela de. Uma das questões mais debatidas e de soluções incessantemente procuradas é a verdadeira e real posição das empresas nas chamadas cadeias de valor. O posicionamento eficiente e competitivo na cadeia de valor passa por estratégias corporativas de terceirização, agregação de atividades, fusões, entre outras tantas ações e decisões. A partir de uma pesquisa conduzida com quase duas centenas de empresas brasileiras, que foi complementada por uma segunda pesquisa por telefone, conduzidas em 1998 e 2000, respectivamente, procurou-se detectar os movimentos de reposicionamento de empresas do setor atacadista, automobilístico, bancário e varejista nas suas cadeias de valor, movimentos estes vinculados por ações de desligamento ou de agregação de operações do aqui chamado escopo de atividades. Os resultados impressionam pela dinâmica com que atividades são excluídas ou integradas ao controle total das empresas, demonstrando que o posicionamento na cadeia de valor é uma decisão altamente estratégica que, em última instância, leva as empresas à competitividade sustentada ou ao desaparecimento por falta importância na cadeia de valor. Português 658.7 R433e 2001