Sign In
(signout)
Contact us
Search
It looks like your browser does not have JavaScript enabled. Please turn on JavaScript and try again.
About FDC
Return
FDC at a glance
Board and Councils
Faculty
Facilities
Ranking and Accreditations
FDC & The World
Return
International Partnerships and Alliances
FDC International Hub
FDC News
Social Education
Return
FDC - Cardinal Dom Serafim Social Center
Get in Touch and Contribute
Education
Return
FDC International HUB
Executive Education Programs
Degree Programs
Research & Collections
FDC Library System
Life at FDC
Return
Life in Brazil
International Students at FDC
Learning Journeys in Brazil and Abroad
FDC
>
en
>
Research
>
publications
Knowledge
Research and Development Centers
Innovation and Entrepreneurship Center
People and Leadership Development Center
Sustainability Center
Strategy and International Business Center
Logistics, Supply Chain and Infrastructure Center
Publications
The FDC Library System
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publication
Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.
Year
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Article
Book
Case Study
DOM Magazine Articles
FDC Executive
Idea Workbook
Proceedings
Research Report
Find only publications available for download
Search
Download pdf
http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2001/0106.pdf
Download Abstract
Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor.
Year of publication:
2,001
Publication:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2001. (Caderno de Ideias ; CI0106)
Pagination:
15 p.
Authors:
RESENDE, Paulo Tarso Vilela de.
Type of Publication:
Idea Workbook
Main Author:
Resende, Paulo Tarso Vilela de
Other Authors:
RESENDE, Paulo Tarso Vilela de.
Summary:
Uma das questões mais debatidas e de soluções incessantemente procuradas é a verdadeira e real posição das empresas nas chamadas cadeias de valor. O posicionamento eficiente e competitivo na cadeia de valor passa por estratégias corporativas de terceirização, agregação de atividades, fusões, entre outras tantas ações e decisões. A partir de uma pesquisa conduzida com quase duas centenas de empresas brasileiras, que foi complementada por uma segunda pesquisa por telefone, conduzidas em 1998 e 2000, respectivamente, procurou-se detectar os movimentos de reposicionamento de empresas do setor atacadista, automobilístico, bancário e varejista nas suas cadeias de valor, movimentos estes vinculados por ações de desligamento ou de agregação de operações do aqui chamado escopo de atividades. Os resultados impressionam pela dinâmica com que atividades são excluídas ou integradas ao controle total das empresas, demonstrando que o posicionamento na cadeia de valor é uma decisão altamente estratégica que, em última instância, leva as empresas à competitividade sustentada ou ao desaparecimento por falta importância na cadeia de valor.
Language:
Português
Reference Number:
658.7 R433e 2001