Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publication

Inteligência competitiva e capacidade de inovação: uma análise de uma indústria de classe mundial no setor automotivo de veículos pesados.
Find only publications available for download
Download pdf http://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202018/Intelig%C3%AAncia%20competitiva%20e%20capacidade%20de%20inova%C3%A7ao.pdf Download Abstract  

Inteligência competitiva e capacidade de inovação: uma análise de uma indústria de classe mundial no setor automotivo de veículos pesados.

2,018  Perspectiva em Ciência da Informação, v. 23, n. 3, july/sept. 2018.   VIDIGAL, Frederico;  GONÇALVES, Carlos Alberto;  SILVA, Joaquim Ramos. Article Vidigal, Frederico 1972- VIDIGAL, Frederico;  GONÇALVES, Carlos Alberto;  SILVA, Joaquim Ramos. O presente artigo objetivou analisar a Inteligência Competitiva no contexto da Inovação em uma indústria global do setor automotivo de veículos pesados. Procurou-se demonstrar até que ponto a inteligência competitiva tem sido tratada como um driver de inovação, no sentido de provocar mudanças no comportamento de uma empresa, envolvendo o lançamento de produtos e ações de pesquisa e desenvolvimento. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa e descritiva utilizou-se de instrumentos de coleta como entrevistas em profundidade com gestores das áreas de “Inteligência Competitiva e de Mercado”, “Gestão Comercial e Operações”, “Gerência de Produto” da empresa além de pesquisa documental. Como resultados, detectou-se um latente investimento em novos produtos de base tecnológica, oriundos de parcerias com universidades européias, embasadas pela interação entre as atividades de Inteligência Competitiva e Inovação. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a indústria analisada demonstra sua busca constante por processos mais ágeis, são relatados processos aplicados no sentido de atingir o maior alinhamento com os mercados atendidos e até a antecipação de movimentos de inovação com base em sustentabilidade e eficiência operacional. Os estudos demonstraram ainda os esforços realizados pela empresa para entender a demanda de consumidores e a busca por informações e relacionamento duradouros com clientes. Português