Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF

Publication

Competências docentes sob a ótica de profissionais na transição de carreira do mundo corporativo para acadêmico: um estudo de corte longitudinal.
Find only publications available for download
Download pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202016/Compet%C3%AAncias%20docentes.pdf Download Abstract  

Competências docentes sob a ótica de profissionais na transição de carreira do mundo corporativo para acadêmico: um estudo de corte longitudinal.

2,016 Florianópolis, Revista GUAL, v.9, n.2, p. 113-130, maio 2016.   SANTOS NETO, Silvino Paulino dos;  KILIMNIK, Zélia Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza. Article Santos Neto, Silvino Paulino dos SANTOS NETO, Silvino Paulino dos;  KILIMNIK, Zélia Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza. Este artigo visa dar continuidade a estudo realizado por Kilimnik et al. (2011) - assim como em estudos prévios conduzidos sobre o tema por Kilimnik, Correa e Oliveira (2009a) e Kilimnik e Correa (2009b) - sobre competências de profissionais e gestores que procederam a transições de carreira do mundo corporativo para o acadêmico. Retomando a proposta original desses autores, busca-se, após cinco anos, investigar eventuais alterações em suas competências docentes, bem como identificar estratégias didático-pedagógicas utilizadas. Recorrendo à abordagem qualitativa - a presente pesquisa envolveu a realização de 25 entrevistas semiestruturadas e em profundidade, em uma perspectiva longitudinal. Foi procedida a análise de conteúdo das entrevistas, com o auxílio do software QDA Miner. Os resultados corroboraram parte significativa das competências identificadas na pesquisa anterior, tais como conhecimento específico na área, relacionamento interpessoal e experiência de mercado. Detectou-se também que os pesquisados buscam transferir as experiências do mundo corporativo para o mundo acadêmico, ao utilizar técnicas de ensino como estudo de casos e dinâmicas. Segundo os próprios pesquisados, experiência profissional, apesar de ser um dos pontos fortes do docente oriundo do mundo corporativo, não se constitui suficiente, caso não se associe com a teoria, gerando aprendizado. Português Documento eletrônico