Download pdf
Download Abstract
Culturas brasileira e portuguesa, cultura organizacional e confiança: uma análise de impactos.
2,014
MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, 2014, Olhão. Anais... TMS Algarve, Olhão: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, 2014..
MORAES, Lúcio Flávio Renault de; SANT'ANNA, Anderson de Souza; OLIVEIRA, Fatima Bayma de; DINIZ, Daniela Martins.
Article
MORAES, Lúcio Flávio Renault de; SANT'ANNA, Anderson de Souza; OLIVEIRA, Fatima Bayma de; DINIZ, Daniela Martins.
Este artigo tem como objetivo central investigar a influência de traços constituintes das culturas brasileira e portuguesa no estabelecimento de relações de confiança. Para tal foi investigada matriz de multinacional portuguesa e sua subsidiaria no Brasil. Norteado por esse propósito realizou-se pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo-analítico, utilizando-se como método o estudo de caso. Em termos da coleta de dados, foram conduzidas doze entrevistas semiestruturadas e em profundidade com gestores de ambos os países, tendo por base roteiro desenvolvido a partir de ampla revisão de literatura sobre o tema, com destaque para a perspectiva antropológica, conforme proposta por Schein (1992). Os relatos obtidos foram tratados com ênfase em análise de conteúdo, conforme recomendações de Bardin (2010). À luz dos relatos das entrevistas obtidas evidencia-se a relevância de gestão mais efetiva dos artefatos da cultura, em particular maior atenção ao compartilhamento de valores, de modo a se fomentar a construção de laços mais fortes de confiança e estimular contextos culturais mais aderentes aos discursos organizacionais contemporâneos.
Português
005:316.46 C967 2014