Sign In
(signout)
Contact us
Search
It looks like your browser does not have JavaScript enabled. Please turn on JavaScript and try again.
About FDC
Return
FDC at a glance
Board and Councils
Faculty
Facilities
Ranking and Accreditations
FDC & The World
Return
International Partnerships and Alliances
FDC International Hub
FDC News
Social Education
Return
FDC - Cardinal Dom Serafim Social Center
Get in Touch and Contribute
Education
Return
FDC International HUB
Executive Education Programs
Degree Programs
Research & Collections
FDC Library System
Life at FDC
Return
Life in Brazil
International Students at FDC
Learning Journeys in Brazil and Abroad
FDC
>
en
>
Research
>
publications
Knowledge
Research and Development Centers
Innovation and Entrepreneurship Center
People and Leadership Development Center
Sustainability Center
Strategy and International Business Center
Logistics, Supply Chain and Infrastructure Center
Publications
The FDC Library System
00A1BE
FFFFFF
Imagem Box 2
Publication
Cultura organizacional, estrutura organizacional e gestão de pessoas como bases para uma gestão orientada por processos e seus impactos no desempenho organizacional.
Year
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
1995
1994
1993
1980
1979
1978
2019
2020
Português
Inglês
Espanhol
Article
Book
Case Study
DOM Magazine Articles
FDC Executive
Idea Workbook
Proceedings
Research Report
Find only publications available for download
Search
Download pdf
http://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202014/2014%20Cultura%20Organizacional.pdf
Download Abstract
Cultura organizacional, estrutura organizacional e gestão de pessoas como bases para uma gestão orientada por processos e seus impactos no desempenho organizacional.
Year of publication:
2,014
Publication:
Vitória, Brazilian Business Review, v.11, n.3, p. 106 - 129, maio/jun. 2014.
Pagination:
Authors:
SANTOS, Nathalia de Melo et al.
Type of Publication:
Article
Main Author:
Other Authors:
SANTOS, Nathalia de Melo et al.
Summary:
Este artigo apresenta os principais achados de uma pesquisa que teve como objetivo descrever as relações entre variáveis da estrutura organizacional, cultura organizacional e gestão de pessoas — considerando-se os pressupostos da abordagem de orientação para processos de negócio (Business Process Orientation/BPO) — e identificar a relação entre esses construtos e o desempenho organizacional, a partir das quatro dimensões críticas do balanced scorecard: financeira, cliente/mercado, processos/capacidades e aprendizado/crescimento. Foram utilizados dados de uma amostra de 368 empresas brasileiras de médio e grande porte. Por meio da modelagem de equações estruturais, foram analisadas as associações entre os construtos do modelo nomotético proposto. Os resultados apontam para a existência de associações positivas e estatisticamente significativas entre os construtos investigados, à exceção da relação entre o construto estrutura organizacional e desempenho organizacional. Os resultados da pesquisa, inclusive atinentes à associação não tão expressiva entre elementos de estrutura e do desempenho organizacional, sugerem que iniciativas em BPO podem afetar de forma contundente os resultados do desempenho organizacional, ampliando as discussões sobre o tema.
Language:
Português
Reference Number:
005.73 C967 2014