Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publication

Proposição para o cálculo dos impactos do congestionamento na tarifação do transporte público de passageiros por ônibus em cinco capitais brasileiras.
Find only publications available for download
Download pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202010/Proposição%20para%20o%20Cálculo.pdf Download Abstract  

Proposição para o cálculo dos impactos do congestionamento na tarifação do transporte público de passageiros por ônibus em cinco capitais brasileiras.

2,010 Nova Lima, MG:  2010. Revista dos Transportes Públicos, v.33, n. 126, p. 47-68.   RESENDE, Paulo Tarso Vilela de;  SOUSA, Paulo Renato de;  SILVA, João Victor Rodrigues. Article Resende, Paulo Tarso Vilela de RESENDE, Paulo Tarso Vilela de;  SOUSA, Paulo Renato de;  SILVA, João Victor Rodrigues. Os sistemas de transporte urbano de massa desempenham um papel importante na mobilidade e na promoção do desenvolvimento econômico das grandes cidades. Nas últimas três décadas, as grandes cidades dos países em desenvolvimento apresentaram um intenso crescimento impulsionado pela modernização econômica e a migração interna de suas populações. Neste cenário, o sistema viário foi reconstruído e adaptado à crescente utilização do automóvel, definindo-se, então, uma linha divisória entre o transporte público e o individual (Vasconcellos, 2000). Muitas pessoas preferem viajar sozinhas por causa do conforto, privacidade, flexibilidade e rapidez, diferentemente do que elas experimentariam se estivessem usando o transporte público. Essa preferência pelo transporte individual aumenta de maneira significativa o número de veículos nas ruas. Ross e Yinger (2000) constataram em suas pesquisas que o impacto do individualismo colabora para o aumento dos congestionamentos nas grandes cidades em todo o mundo. Português 005 R433p 2010