Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF

Publication

A gestão de pessoas como interlocutora entre as empresas e seus funcionários: uma adaptação do modelo de Ulrich para um estudo em Instituição Bancária Federal.
Find only publications available for download
Download pdf http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Artigos%20FDC/Artigos%20FDC%202006/A%20Gestão%20de%20Pessoas%20Como%20Interlocutora.pdf Download Abstract  

A gestão de pessoas como interlocutora entre as empresas e seus funcionários: uma adaptação do modelo de Ulrich para um estudo em Instituição Bancária Federal.

2,006  Revista Gestão e Planejamento, v.7, n. 14, p.43-53, jul./dez. 2006.   CASTRO, José Henrique Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  KILIMNIK, Zélia Miranda. Article Castro, José Henrique Miranda CASTRO, José Henrique Miranda;  SANT'ANNA, Anderson de Souza;  KILIMNIK, Zélia Miranda. Este artigo relata resultados de pesquisa que teve por objetivo verificar até que ponto a gestão de pessoas de instituição bancária federal revela-se com características de modernidade suficientes para viabilizar e sustentar um modelo de competências profissionais. Em termos de referencial teórico, fez-se uso, em especial, dos modelos de gestão de pessoas e Ulrich (2003) e de Brabet (1993). A metodologia consistiu em um estudo descritivo de caso, no qual aplicou-se questionário sobre o papel da gestão de pessoas, adaptado de Ulrich (2003) e enriquecido com contribuições do modelo político de Brabet (1993), este último utilizado com vistas a auxiliar a melhor compreensão das constatações decorrentes das análises empreendidas. Tal estratégia mostrou que as ações praticadas pela empresa parecem funcionar mais como instrumentos que buscam a previsibilidade e o controle da dimensão humana na instituição do que a construção de canais de interlocução efetiva entre direção e empregados, à altura do seu porte e relevância. Português 005 C355g 2006