Paulo Almeida é professor da Fundação Dom Cabral, onde atua nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas, com destaque para o desenvolvimento de lideranças adaptativas em contextos complexos, ambíguos e de transformação organizacional acelerada. Diretor do Núcleo de Pesquisa em Liderança da FDC, é referência em temas como liderança adaptativa, pipeline de liderança, cultura organizacional, carreiras, inteligência artificial aplicada à gestão, e mudança organizacional em escala.
Possui pós-graduação em Administração pela Nova School of Business and Economics, e é Doutor em Sociologia com ênfase em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL). Em sua trajetória de formação complementar, destaca-se o programa Exercising Leadership: Foundational Principles, da Harvard University, que reforça sua atuação crítica e transformadora na formação de líderes para desafios contemporâneos.
Sua carreira é marcada por uma robusta experiência nacional e internacional. Especialista em projetos que integram liderança, estratégia, transformação digital, cultura ágil e valores humanistas, já desenvolveu mais de 8.000 lideranças em diferentes níveis — do estratégico ao operacional.
Entre seus campos de atuação, destacam-se: liderança adaptativa, pipeline de liderança, liderança em ambientes CACs (Complexos, Ambíguos e Caóticos), liderança responsável, equipes de alto desempenho, gestão da mudança e cultura, além de liderança com inteligência artificial, propósito, e ética tecnológica.
É autor e coautor de mais de 250 publicações, incluindo livros, artigos e trabalhos técnicos e científicos lançados no Brasil, Portugal e nos Estados Unidos. Figura no ranking dos 10 autores mais citados em Administração no Google Acadêmico na América Latina, consolidando-se como uma das principais vozes no campo da liderança e gestão de pessoas na região.