Luciane Catalani é professora associada, orientadora e palestrante em Marketing na Fundação Dom Cabral (FDC). Leciona assuntos como Marketing Estratégico, Inteligência Competitiva e outras disciplinas relacionadas a Serviços, Relacionamento e Clientes – CC, CX, CS, CRM, Clienting e Comportamento do Consumidor. Ela é mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela COPPEAD/UFRJ (1999), pós graduada em TI/SI pela PUC/RJ (1988) e engenheira civil pela UFRJ (1985). Luciane vem trabalhando em programas de MBA, pós-graduação, customizados, abertos, graduação e programas exclusivos da FDC, como PAEX e POS. Já atuou em empresas como Americanas/B2W, Coca-Cola, BFFC/Bob’s, Amil, Bradesco Seguros, Sulamérica, Icatu Seguros, AON, BB Mapfre, Brasil Brokers, CEF, ECT, Ernst & Young, KPMG, Grupo Globo (Globosat e Infoglobo), Usiminas, Ipiranga, Petrobras, Light, Eletrobras, Oi/Brasil Telecom, Embratel, Telefonica/Vivo, SHV, SEBRAE-RJ/SP/BA, SENAI/DF, SEST/SENAT, Laboratórios Servier, Michelin, Losango, Banco Votorantim, Sicredi, GetNet, Grupo Santa Casa BH, Hospital Marcio Cunha, Hospital São Domingos, HAPvida, Eleva, Maristas, Case, Monsanto, Pilkington, Owens Illinois, Saint Gobain, dentre outras. Foi executiva de serviços durante 10 anos, consultora durante 15 anos e empreendedora durante 14 anos. É coautora de artigos e do livro E-Commerce, pela Editora FGV. Tem especial interesse em gestão orientada ao cliente, marketing de serviços e relacionamento e métodos ágeis em marketing. Amante e praticante das metodologias ativas de ensino.