Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF

Lívia Barakat

Lívia Lopes Barakat
Encontre um professor

Lívia Barakat

Lívia Lopes Barakat
Professora Tempo Integral

Estratégia
<article class='parsed'>

<noscript class='md'>


Livia Barakat é professora e pesquisadora do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC. Ela leciona disciplinas em estratégia internacional, gestão intercultural e impacto positivo. Coordena o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras.

A Prof. Livia Barakat possui PhD em Negócios Internacionais e Gestão do Conhecimento pela Copenhagen Business School (Dinamarca) e Mestrado e Graduação em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Lívia tem experiência prévia como gerente de projetos internacionais da FDC a exemplo da parceria com a SKEMA Business School, do Conselho Consultivo Internacional da FDC e o Projeto AL-LAs de Internacionalização de Cidades da União Europeia. Já lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

É autora de vários artigos em periódicos internacionais como Latin American Business Review, Journal of World Business e International Journal of Emerging Markets.

Suas linhas de pesquisa são:

1. Humildade e Liderança Globalmente Responsável
Objetivos: ampliar a compreensão dos comportamentos e competências que integram o mindset global, a inteligência cultural e a humildade na liderança, e sua contribuição para a visão estratégica global e o enfrentamento de desafios societais complexos de forma ética, inclusiva e sustentável.
Palavras-chave: mindset global, inteligência cultural, humildade, liderança responsável

2. Internacionalização de Empresas
Objetivos: avaliar as estratégias de internacionalização de empresas de países e setores específicos, os principais desafios, oportunidades e resultados de suas operações globais. Mapear o grau de maturidade internacional de empresas, identificar melhores práticas e fatores chave de sucesso e propor ações para maior competitividade e impacto positivo em seu processo de internacionalização.
Palavras-chave: estratégia internacional, internacionalização de empresas, modelo de negócios, proposta de valor, modelo organizacional, talentos e liderança global, gestão de stakeholders internacionais.

3. Gestão do Conhecimento
Objetivos: identificar fatores organizacionais que contribuem para as trocas de conhecimento, a geração e disseminação de ideias e a inovação, em especial em empresas multinacionais ou em processo de internacionalização. 
Palavras-chave: gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, transferência do conhecimento, internacionalização de empresas.

4. Sustentabilidade e ESG na internacionalização
Objetivos: compreender as barreiras e facilitadores para a adoção, transferência e adaptação de práticas de sustentabilidade e ESG entre unidades de empresas em processo de internacionalização.
Palavras-chave: sustentabilidade, ESG, transferência internacional de conhecimento, internacionalização de empresas.


<p></p>
<p>

[LINKEDIN](https://www.linkedin.com/in/l%C3%ADvia-barakat-24843a12/)
</p>
<p>

[LATTES](http://lattes.cnpq.br/2638545442458466)
</p>
<p>

[ORCID](https://orcid.org/0000-0002-5998-2059)

</p>
</noscript>
</article>

Publicações

>