Fundação Dom Cabral
2A9FBC #ffffff

Raízes - Programa de Inovação Social

Formação em cidadania para jovens

No Programa Raízes, os jovens são continuamente convidados ao exercício do pensar. O objetivo é possibilitar o acesso a conteúdos humanistas e de diferentes áreas do conhecimento, complementares ao ensino tradicional, na expectativa de que os jovens possam não só ampliar a visão de mundo e fortalecer o senso de cidadania, mas também aprender e apreender a diversidade de significados do mundo à sua volta, para tornarem-se atores e autores do próprio processo de inclusão.

 


Participantes

Jovens na faixa etária entre 15 e 19 anos, ​estudantes da rede pública de ensino e/ou de regiões de vulnerabilidade social do Brasil. 

Metodologia ​

O Programa é estruturado em dez módulos sequenciais, com carga horária entre 54 e 96 horas, que abordam temáticas de diferentes áreas do conhecimento, tais como, filosofia, relacionamento, artes, brasilidade, sustentabilidade, educação financeira, comunicação e empreendedorismo.  

Participe da parceria entre FDC e Smiles
 
Como funciona: A cada milha doada, a Smiles doa outra. Se você tem milhas a expirar ou sobras de troca de passagem, pode clicar aqui​ e ajudar a viabilizar a participação de jovens no programa. Nós agradecemos.

Raízes On-line BH

Clique aqui e acesse o 'Termo de Parceria da FDC' com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a realização do Raízes On-line BH.

​Informação sobre uso de imagem

O Programa Raízes recebe recursos públicos incentivados da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo que as atividades desenvolvidas no âmbito do programa serão fotografadas e gravadas, assim como será necessário a coleta de depoimentos dos participantes. Essas imagens, o nome e e-mail (ou @ de redes sociais) dos participantes serão utilizadas para fins de prestação de contas junto ao município e patrocinadores, assim como poderão ser utilizadas pela FDC, Poder Público e patrocinadores para fins de divulgação institucional e do programa em si.


Depoimentos

“Minha experiência no Raízes foi leve e simplesmente incrível, foi a primeira edição online e eu tive a oportunidade de estar presente, confesso que no começo achei que seria entediante mas me surpreendi. O Raízes conseguiu fazer com que eu me interessa-se por cada módulo, por cada aula e por cada tarefa. Interagi, ri, aprendi e dividir conhecimentos. O curso foi de grande valor e aprendizado, o conteúdo do curso me fez esforçar e aproveitar ao máximo o aprendizado que o Raízes estava passando. Só tenho a agradecer por tudo, pelo tempo, dedicação, a disponibilidade e o carinho!”

Raianne Lanai, 17 anos | Participante da 'Turma 2021'​

Conheça outras iniciativas: