Fundação Dom Cabral
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POS - Parceria com Organizações Sociais

Apoio a Organizações Sociais para se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude.

​​​​​​​​​​A Parceria com Organizações Sociais – POS foi desenvolvida para ajudar Organizações Sociais a incorporar ferramentas de gestão em seu dia a dia com o objetivo de se tornar autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. Para que isso aconteça, a Fundação Dom Cabral oferece sua competência em gestão e formação de executivos para melhorar os resultados dessas entidades, possibilitando ações de maior amplitude.​

Participantes

Organizações Sociais interessadas na melhoria de sua gestão que desejam elevar seus resultados e amplificar o alcance de suas ações.


Atividades

Processo de Gestão
Eixo central da POS, visa a implantação da metodologia de gestão por resultados. É desenvolvido separadamente com o grupo de gestores da Organização Social específica – presidente (principal dirigente), diretores e gerentes – e envolve um processo sistematizado de reuniões, com a coordenação técnica de professores da FDC, utilizando ferramentas que possibilitam o aprendizado. ​
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São realizadas as seguintes etapas:
  • ​Projeto estratégico da instituição
Desenvolvimento conjunto da visão de futuro da instituição, elaboração e implementação do planejamento estratégico, juntamente com a organização, com perspectiva de cinco anos.
  • Contrato de resultados
O contrato de resultados deriva do projeto estratégico, com as metas anuais estabelecidas.
  • Avaliações gerenciais mensais
Acompanhamento e avaliação dos resultados das metas estabelecidas, verificação da tendência de seu alcance e redirecionamentos necessários de ações.
  • Monitorias
Momento em que professores especialistas da FDC e profissionais da organização parceira trabalham em conjunto para a melhoria da gestão, unindo a teoria ao dia a dia das diversas áreas. A monitoria é feita de forma customizada e as metodologias de gestão são gradativamente implementadas, de acordo com as necessidades de cada organização. Além das ferramentas das áreas de finanças, marketing, pessoas, processos e projetos e outras, também são implantadas ferramentas específicas para as Organizações Sociais, como as vinculadas ao seu planejamento estratégico, governança, planejamento e avaliação de resultados de projetos sociais, mobilização de recursos e voluntariado.
  • ​​​Conhecimento
Aqui, os gestores das organizações participam do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD, em conjunto com dirigentes das outras organizações parceiras e executivos do PAEX – Parceiros para a Excelência. Trata-se de um Programa de formação de 96 horas, dividido em seis módulos, com foco em gestão por resultados e ênfase em:​

- Estratégia
- Marketing
- Finanças
- Pessoas
- Processos
- Projetos
  • ​​Intercâmbio
Eixo baseado na construção coletiva de conhecimento, por meio da troca de experiências entre Organizações Sociais que, mesmo tendo características específicas, estão comprometidas com a transformação de pessoas e comunidades.

Essa construção, mediada pela Fundação Dom Cabral, reúne dirigentes das Organizações Sociais, promovendo discussões temáticas relevantes e troca de experiências, proporcionando, assim, a busca compartilhada por estratégias de gestão que contribuem para o sucesso institucional de seus programas e projetos. 

São realizadas as seguintes atividades:

- Comitê de Presidentes
Em um grupo restrito, formado pelo principal dirigente de cada organização parceira, são discutidos temas atuais e problemas comuns, promovendo o desenvolvimento e a integração da parceria.
 
- Grupo de Dirigentes
Os dirigentes das organizações parceiras se encontram e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional. Esses encontros com os demais parceiros fomentam a construção de estratégias para a superação de dificuldades e de propostas inovadoras da organização.
 
- Encontro Anual da Rede
Presidentes e principais gestores têm a oportunidade de intercâmbio com outras organizações e empresas, setores, países e culturas. O encontro é uma oportunidade para trocar ideias sobre cenários e subsidiar a elaboração do projeto estratégico.


Resultados
  • ​Definição da estratégia de gestão da Organização Social com base em um modelo integrado.
  • Estabelecimento de indicadores de performance.
  • Acompanhamento periódico de metas.
  • Redesenho dos processos com maior impacto nos resultados.
  • Realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados.
  • Melhoria nos resultados dos projetos.
  • ​Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.​​


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