Fundação Dom Cabral
    Skip Navigation Links
  • FDC
      >
    • Sobre a FDC
        >
      • centro-social-cardeal-dom-serafim/programa-de-bolsas/graduacao
FFFFFF

Programas de Bolsas de Estudo para Graduação

Concessão e renovação de bolsas de estudo para graduação.

A Fundação Dom Cabral, por meio do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, tem como propósito apoiar jovens universitários que buscam uma oportunidade ímpar no desenvolvimento de sua formação superior, a fim de tornarem-se agentes multiplicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nesse intuito, realiza a cada início de semestre, um processo que seleciona candidatos aptos a serem contemplados com bolsas de estudo de até 50% para graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Faculdade Cotemig, Faculdade Arnaldo e na ​Escola Superior Dom Helder Camara. Desde a extinta Fundação José Fernandes de Araújo, que deu início a esse projeto em 18 de junho de 1980, o Programa de Bolsas para Graduação concedeu mais de 7.000 bolsas a 3.242 universitários.

 

​BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO / 2º SEMESTRE DE 2022

*Desde o início da quarentena, em meados do mês de março/20, vimos trabalhando em regime remoto, a fim de garantir o distanciamento social necessário à contenção do alastramento da COVID-19. O processo de concessão de bolsas de estudo está sendo realizado somente on-line.

O período de inscrições para renovação e solicitação de Bolsas de Estudo para Graduação referentes ao 2º semestre estará aberto entre os dias 8 e 12 de agosto de 2022. Serão concedidas bolsas de estudos de até 50% do valor do semestre letivo, para universitários regularmente matriculados a partir do segundo período, mediante necessidade financeira comprovada, para arcar com o valor do curso desejado, ressaltando que não há contemplação de bolsas para matrícula. Vagas limitadas!

O processo de seleção é composto por várias fases e em todas, os participantes receberão e-mail da equipe FDC com as informações necessárias.


Critérios de seleção:

1- Estar regularmente matriculado no curso superior informado, a partir do segundo período;
2- Não ter concluído outro curso superior;
3- Não ter reprovação em nenhuma disciplina (em caso de alguma reprovação, o estudante deverá refazer a disciplina para, depois, solicitar nova bolsa;
4- Não ter outro membro do grupo familiar bolsista da graduação na Fundação Dom Cabral;
5- Não possuir outra gratuidade educacional (PUC, PROUNI, Sindicatos, outros);
6- A concessão de bolsa para um período letivo não implica na renovação automática para os períodos subsequentes;
7- Preenchimento completo da ficha de inscrição, com informações que possam ser comprovadas posteriormente. A ficha será disponibilizada no dia 8 de agosto de 2022. O candidato deverá preencher a ficha completa, caso contrário terá seu pedido de bolsa de estudo automaticamente INDEFERIDO seja para renovação ou solicitação. Qualquer divergência entre os dados também acarretará a desclassificação do candidato.​​​
Informações de inscrição:

​Veteranos:
​- O período de inscrição, agendamento e envio de documentação para RENOVAÇÃO será entre 8 e 12 de agosto, até às 23h59min. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.
- As entrevistas online (via Zoom) serão entre os dias 24 e 31 de agosto;
- Necessário inserir no campo de observações da ficha todas as informações que justifiquem a necessidade da bolsa;
- A documentação deverá ser enviada até um dia antes da entrevista, por meio deste link.

Novatos:
- O período de inscrição para NOVATOS será entre 8 e 12 de agosto, até às 23h59min. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.
- Haverá uma pré-seleção para os candidatos novatos e será realizada com as informações da ficha de inscrição (necessário inserir no campo de observações da ficha todas as informações que justifiquem a necessidade da bolsa);
- O resultado da pré seleção será comunicado dia 30 de agosto, pelo do e-mail informado na ficha de inscrição;
- Os selecionados nessa etapa deverão entrar novamente no link de acesso da ficha de inscrição e agendar a entrevista entre 1º e 2 de setembro, até às 23h59min, e as entrevistas serão online (via Zoom) entre os dias 5 e 19 de setembro.
- A documentação deverá ser enviada até um dia antes da entrevista, por meio deste link.

O resultado da aprovação final será informado por e-mail no dia 30 de setembro de 2022Para mais informações sobre concessão de novas bolsas de estudo, entre em contato pelo e-mail bolsas.centrosocialdomserafim@fdc.org.br (Fale com Fabíola Carla).

EVENTOS

Anualmente o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim realiza eventos para a promoção de conhecimento e engajamento da comunidade bolsista.

Assinatura de Contrato de Concessão de Bolsas de Estudo: todo semestre é realizado um evento para a assinatura de contrato dos candidatos aprovados para as bolsas de estudo. O evento reúne membros do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim e da Fundação Dom Cabral, os estudantes e respectivas famílias e convidados especiais que trazem uma palavra de encorajamento aos participantes.

Graduação: anualmente é realizada uma cerimônia com todos os bolsistas que estão graduando no ano vigente, com o intuito de celebrar a realização e conquista da formatura no Ensino Superior.

Uma oportunidade ímpar. Sonhos que se realizam!
​​

DEPOIMENTOs​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​