Fundação Dom Cabral
    Skip Navigation Links
  • FDC
FFFFFF

Programas de Bolsas - Graduação

Concessão e renovação de bolsas de estudo para graduação.

A Fundação Dom Cabral – FDC, por meio do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, tem como propósito apoiar jovens universitários que buscam uma oportunidade ímpar no desenvolvimento de sua formação superior, a fim de tornarem-se agentes multiplicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nesse intuito, realiza a cada início de semestre, um processo que seleciona candidatos aptos a serem contemplados com bolsas de estudo de até 50% para graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG e a Faculdade de Tecnologia COTEMIG. Desde a extinta Fundação José Fernandes de Araújo que deu início a esse projeto em 18 de junho de 1980, o Programa de Bolsas para Graduação concedeu mais de 8 mil bolsas a 3.350 universitários.​

 

​BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO / 2º SEMESTRE DE 2021

O período de inscrições para solicitação de bolsas de estudo para graduação referentes ao 2º semestre de 2021 está encerrado. O resultado da pré-seleção para novatos foi enviado por e-mail no dia 31/08/2021. O resultado final será informado por e-mail até o dia 04/10/2021.

As inscrições foram realizadas em agosto deste ano, para concessão de bolsas de estudos de até 50% do valor do semestre letivo, para universitários regularmente matriculados, mediante necessidade financeira comprovada, para arcar com o valor do curso desejado e bom desempenho acadêmico.

Aguarde informações sobre o processo seletivo para o primeiro semestre de 2022! 

Clique aqui​ para acessar o edital referente ao último processo de seleção, encerrado em 17 de agosto.


RENOVAÇÃO

Os estudantes contemplados com as bolsas de estudo para graduação do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim podem renovar suas bolsas a cada semestre, porém a renovação não é automática para os semestres subsequentes e possui critérios específicos para sua realização.

O período de inscrição para renovação da Bolsa de Graduação para o 2º semestre de 2021 foi realizado entre os dias 03/08/2021 e 04/08/2021.

Resultado: o resultado de aprovação será informado por e-mail até o dia 04/10/2021.

Aguarde informações sobre o processo de renovação para o primeiro semestre de 2022! ​

Para mais informações sobre concessão de novas bolsas de estudo e renovação, entre em contato pelo e-mail ou acesse nosso Portal:

E-mail: bolsas.centrosocialdomserafim@fdc.org.br – fale com Fabíola Carla.

​ 

EVENTOS

​​​Anualmente o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim realiza eventos para a promoção de conhecimento e engajamento da comunidade bolsista.

Assinatura de Contrato de concessão de bolsas de estudo: todo semestre é realizado um evento para a assinatura de contrato dos candidatos aprovados para as bolsas de estudo. O evento reúne membros do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim e da Fundação Dom Cabral, os estudantes e respectivas famílias e convidados especiais que trazem uma palavra de encorajamento aos participantes.

Graduação: anualmente é realizada uma cerimônia com todos os bolsistas que estão graduando no ano vigente, com o intuito de celebrar a realização e conquista da formatura no Ensino Superior.​

DEPOIMENTOS


UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR. SONHOS QUE SE REALIZAM!

“A bolsa de estudos representa mais que um apoio financeiro. A aprovação da bolsa foi um divisor de águas na minha vida, uma vez em que me possibilitou um pouco mais de tranquilidade. Como possuía outras prioridades, estava chegando no ponto de deixar de concluir meu sonho por falta da condição financeira, então ao conseguir a minha bolsa, eu poderei colocar em prática a realização do meu sonho, juntamente às necessidades para a minha saúde mental e física, buscando a saúde mental tanto minha, quanto da minha família. Sou imensamente grata e agradeço imensamente à Fabíola por todo carinho e dedicação!".

Jennifer Sathler, estudante do 4º período do curso de psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS.

 

“Em 2018 meu pai sofreu um acidente de trabalho tornando-o inapto para execução de suas atividades dentro da empresa. Hoje ele está aposentado por invalidez. O seu período de recuperação foi bastante complicado, sendo preciso realizar três procedimentos cirúrgicos durante a sua reabilitação, que resultaram uma grande pendência financeira. Hoje podemos celebrar com grande alegria a minha aprovação como bolsista. Essa ajuda será muito importante para restaurar a saúde financeira da minha família, e vai me proporcionar a oportunidade de conseguir realizar o meu sonho de me tornar um médico veterinário".

Matheus Deleone Costa Rosa, estudante do 5° período de Medicina Veterinária na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS.


“Durante minha graduação minha mãe vinha enfrentando dificuldades para pagar a faculdade e por isso realizamos diversos empréstimos. No mesmo período, ela adoeceu. Durante o período, tive que reduzir gastos, diminuir a alimentação, juntar dinheiro para pagar os remédios, e correr atrás da iniciação científica que estava fazendo sozinho e todo atrasado. Em meio a todas estas loucuras de sentimentos, tentei focar em concluir a iniciação mesmo que deprimido. Em junho, a Nárcia, engenheira de energia da PUC Minas, compartilhou uma vaga de estágio e me candidatei rapidamente. Fui o único entrevistado e informaram que gostaram do meu perfil. Foi muito bacana poder ver minha mãe feliz novamente com esta notícia e poder ajudar a pagar os nossos empréstimos. O melhor foi em novembro de 2020 quando recebi a notícia que fui contratado. Hoje, o meu salário é destinado para pagar os empréstimos no meu nome e no nome da minha mãe para amortizar os anos. Espero que ao pagar todas as nossas dívidas, posso ajudá-la a recuperar a Izabel, mulher, não a mãe, que viveu escondida esses anos todos priorizando a educação do filho. Espero concluir o meu último semestre com vocês e também testemunhar a todos os outros estudantes a minha história. Muito obrigado por tudo. Gratidão!".

Anderson dos Santos Assunção, estudante do 10º período de Engenharia de Energia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS.

 

 

​ 


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​