Fundação Dom Cabral
    Skip Navigation Links
  • FDC
FFFFFF

Programas de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Concessão e renovação de bolsas de estudo para o Ensino Superior em instituições parceiras

A Fundação Dom Cabral, por meio do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, tem como propósito apoiar jovens universitários que buscam uma oportunidade ímpar no desenvolvimento de sua formação superior, a fim de tornarem-se agentes multiplicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nesse intuito, realiza a cada início de semestre, um processo que seleciona candidatos aptos a serem contemplados com bolsas de estudo de até 50% para o Ensino Superior. Essas bolsas são elegíveis exclusivamente nas instituições parceiras Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Faculdade Cotemig, Faculdade Arnaldo e na ​Escola Superior Dom Helder Camara.

Desde a extinta Fundação José Fernandes de Araújo, que deu início a esse projeto em 18 de junho de 1980, o Programa de Bolsas para Graduação concedeu mais de 7.000 bolsas a 3.242 universitários.

 

​BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR / 1º SEMESTRE DE 2024

* Desde o início da quarentena, em meados do mês de março de 2020, estamos trabalhando em regime remoto, a fim de garantir o distanciamento social necessário à contenção do alastramento da COVID-19. O processo de concessão de bolsas de estudo está sendo realizado somente on-line.​

O período de inscrições e renovação para bolsas de estudo para o Ensino Superior referentes ao 1º semestre de 2024, estará aberto entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2024.

Serão concedidas bolsas de estudos de até 50% do valor do semestre letivo, para universitários regularmente matriculados a partir do 2º semestre, mediante necessidade financeira comprovada, para arcar com o valor do curso desejado, ressaltando que não há contemplação de bolsas para matrícula. Vagas limitadas!

O processo de seleção é composto por algumas fases e, em todas, os participantes receberão e-mail do time do Programa de Bolsas com as informações necessárias.

Critérios de seleção:

1- Estar regularmente matriculado no ensino superior a partir do 2º semestre (não concedemos bolsa para o curso de medicina);
2- Não ter concluído outro curso superior;
3- Não ter reprovação em nenhuma disciplina (em caso de alguma reprovação, o estudante deverá refazer a disciplina e ser aprovado para depois, solicitar nova bolsa);
4- Não ter outro membro do grupo familiar como bolsista da Graduação FDC e ou instituições parceiras;
5- Não possuir outra gratuidade educacional (Prouni, bolsas institucionais etc.);​
6- Não possuir descontos e/ou financiamento (Fies, Pravaler etc.);
7- A concessão da bolsa para um período letivo não implica na renovação automática para os períodos subsequentes;
8- Preenchimento completo da ficha de inscrição, com informações que possam ser comprovadas posteriormente;

INSCRIÇÕES E RENOVAÇÕES
​​

 O período de inscrição para novatos e veteranos acontecerá entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2024, até às 23h59min através do link;

 Para se inscrever, clique aqui;​

 Atenção no preenchimento do formulário, pois as informações serão enviadas através do e-mail informado no mesmo. 

DOCUMENTAÇÃO

 A documentação deverá ser enviada no período de inscrição que será entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2024;

• As cópias dos documentos comprobatórios deverão ser enviadas no formato PDF no e-mail: bolsas.centrosocialdomserafim@fdc.org.br;

• Clique aqui e confira a documentação necessária. Leia com atenção!

• O candidato deverá enviar a documentação completa, caso contrário terá seu pedido de bolsa de estudo automaticamente indeferido;

• Qualquer divergência entre os dados da ficha de inscrição e documentação acarretará o INDEFERIMENTO do candidato.

ENTREVISTA

• As datas das entrevistas e o link para agendamento serão enviadas por e-mail a partir do dia 23 de fevereiro.

Para mais informações sobre concessão de novas bolsas de estudo, entre em contato pelo e-mail bolsas.centrosocialdomserafim@fdc.org.br.

RESULTADO

• O resultado será enviado por e-mail no dia 4 de abril de 2024, até 17h30.​​


IMPORTANTE: O estudante que não se inscrever, não agendar ou não participar da entrevista, terá sua Bolsa de Estudo automaticamente INDEFERIDA!

​Para mais informações sobre concessão de novas bolsas de estudo, entre em contato pelo e-mail bolsas.centrosocialdomserafim@fdc.org.br.

EVENTOS

Anualmente o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim realiza eventos para a promoção de conhecimento e engajamento da comunidade bolsista.

Assinatura de Contrato de Concessão de Bolsas de Estudo: todo semestre é realizado um evento para a assinatura de contrato dos candidatos aprovados para as bolsas de estudo. O evento reúne membros do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim e da Fundação Dom Cabral, os estudantes e respectivas famílias e convidados especiais que trazem uma palavra de encorajamento aos participantes.

Formatura: anualmente é realizada uma cerimônia com todos os bolsistas que estão graduando no ano vigente, com o intuito de celebrar a realização e conquista da formatura no Ensino Superior.

Uma oportunidade ímpar. Sonhos que se realizam!
​​

DEPOIMENTOs​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​