O PAEX – Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão por meio da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento. O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.
Empresas de médio porte, reunidas em uma mesma região, não concorrentes entre si e em processo contínuo de desenvolvimento.
O PAEX – Parceiros para a Excelência usa como metodologia central o gerenciamento de resultados a partir do Projeto Empresarial, ao mesmo tempo em que metodologias auxiliares são implementadas em cada uma das empresas parceiras nos campos de Finanças, Marketing e Vendas, Processos, Pessoas, Projetos, Operações e Logística, entre outros temas, de forma a garantir o alcance dos resultados desejados de maneira integrada e global. Com 450 horas anuais de atividades para as empresas, as metodologias de gestão oferecidas pelo PAEX são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a gestão de negócios e a inteligência competitiva e otimizar os resultados globais das organizações.
- Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado. - Definição de indicadores de performance da organização. - Acompanhamento periódico de metas. - Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial. - Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão. - Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras. - Melhoria nos resultados econômico-financeiros. - Capacitação dos gestores da organização.
**Desenvolvimento/Revisão do Projeto Empresarial** - Elaboração/Revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio. **Avaliações Gerenciais Mensais – AGM** - Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no Projeto Empresarial. **Monitorias** - Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras, implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa. **Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD** - Anualmente, três executivos por empresa participam de um programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos, com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos. **Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado – PDDA** - Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo da empresa. **Intercâmbio** Troca de experiências entre os parceiros da rede de empresas, estimulada pelos seguintes encontros: - Comitê de Presidentes – Em um grupo restrito, integrado pelo principal dirigente de cada organização parceira, temas atuais e problemas comuns são discutidos, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos. - Encontro de Dirigentes – Gestores se reúnem e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional. - Encontro Anual da Rede – Presidentes e principais executivos das organizações associadas ao PAEX reúnem-se para discutir, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é também uma oportunidade para a troca de ideias sobre cenários como forma de subsidiar a elaboração do Projeto Empresarial.
O PAEX oferece aos seus parceiros um portal no site da FDC que, além de apoiar as atividades presenciais – da divulgação de eventos à organização dos materiais didáticos –, permite a troca de experiências por meio de ferramentas de intercâmbio. No Portal PAEX, os dirigentes das empresas parceiras encontram: - Informações institucionais do PAEX: grupos e organizações associadas e de suas empresas, agenda de atividades, materiais didáticos. - Interação entre parceiros – e-intercâmbio: publicação de perguntas e respostas dos dirigentes sobre questões do dia a dia da gestão; banco de experiências – acervo de práticas de sucesso das empresas parceiras, organizado segundo os campos de atuação da Parceria. - Informativos: boletins produzidos com as notícias da rede que prestigiam e divulgam assuntos de interesse das empresas parceiras.
Sistema de gestão de indicadores que compara as metas de cada indicador definido para a empresa com seus respectivos valores realizados. Como instrumento de suporte às AGMs, que são parte da metodologia de gestão estratégica implementada pelo PAEX, o painel de bordo permite ainda que se analisem, para as situações críticas, as causas de mau desempenho, assim como ações corretivas cabíveis. Desenvolvido em plataforma 100% web, o software tem como objetivo agrupar as informações estratégicas, táticas e operacionais da empresa, possibilitando aos seus gestores o acesso aos dados necessários para uma melhor gestão da organização.