8DB8C7 #ffffff

Núcleo de Inovação do Empreendendorismo

Desenvolvimento e geração de conhecimento aplicado em gestão da inovação, competitividade internacional, empreendedorismo, produtividade e transformação digital.

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo foi estabelecido em 2002, buscando o desenvolvimento e a geração de conhecimento aplicado nos temas gestão da inovação, competitividade internacional, empreendedorismo, produtividade e transformação digital.

Em cooperação com empresas e instituições públicas e educacionais nacionais e internacionais criou em 2004 sua primeira comunidade de empresas inovadoras chamado de Centro de Referência em Inovação que reúne gestores, especialistas e administradores públicos com interesse em promover e desenvolver a prática de inovação no Brasil.

A equipe do Núcleo é formada por professores e pesquisadores da Fundação Dom Cabral em colaboração com especialistas e instituições de pesquisa do Brasil (ABDI, INSPER, SEBRAE MG, UFMG) e internacionais (IMD (Suíça), INSEAD (França), Kellogg Innovation Network (EUA), Sutardja Centre UC Berkeley (EUA) e World Economic Forum (Suíça)).

Os projetos de pesquisa do Núcleo são patrocinados pela Fundação Dom Cabral e pelas empresas associadas aos Centros de Referência em Inovação e Empreendedorismo e por organismos nacionais e internacionais (ABDI, Confederação Nacional de Serviços, Fapemig, Growth Analysis (Suécia) e Sebrae MG).

 

 

 Projetos de Pesquisa

 Centros de Referência

 

3OUT2018
CRI Minas - Jobs to be done: Inovação orientada ao clienteSaiba mais
White Paper - Perspectiva brasileira e busca da maturidade digitalO objetivo deste artigo é analisar a transformação digital numa perspectiva brasileira. A partir de pesquisas acadêmicas, nacionais e internacionais, e empresas de consultoria sugerimos algumas dimensões em busca da maturidade digital.
Baixe o PDF
Relatorio Panorama da Inovação 2018O relatório Panorama da Inovação do Brasil avalia as práticas inovadoras e quais estratégias as empresas selecionadas estão implementando para serem competitivas e relevantes no ambiente inovador brasileiro.
Baixe o PDF
Relatório Análise Ranking de Competitividade 2018Relatório analítico da versão 2018 do Ranking de Competitividade desenvolvido pelo IMD em parceria com a FDC no Brasil.
Baixe o PDF
IMD Digital Competitiveness 2018Este relatório é um desdobramento do relatório geral de competitividade e analisa as habilidades que um país oferece para adotar, desenvolver e explorar tecnologias digitais e sua aplicação em negócios e em práticas administrativas e gerenciais.
Baixe o PDF
Análise do The Global Competitiveness Report 2018Análise do Relatório de Competitividade 2018 feita pela FDC em parceria com o Fórum Econômico Mundial
Baixe o PDF
Núcleo de Inovação e Empreendedorismo