Mesa-redonda
Contexto global e as oportunidades para o Brasil

Autor: Aldemir Drummond (opens in new tab)
Questão-chave: como o Brasil pode acelerar e escalar seu crescimento, aproveitando suas vantagens comparativas, especialmente nas áreas de energia verde, agricultura tropical, minerais críticos e recursos hídricos, para gerar prosperidade sustentável e inclusiva?
O Brasil possui uma das maiores riquezas naturais do mundo, mas convive com baixo crescimento econômico, produtividade limitada e renda média estagnada há décadas. Historicamente, o país se desenvolveu por meio de ciclos econômicos baseados na exploração de recursos naturais: do pau-brasil e do café às atuais commodities agrícolas e minerais. O desafio agora é transformar essa riqueza em prosperidade sustentável, com aumento da renda, redução das desigualdades e melhoria do bem-estar da população.
O cenário global atual, marcado pela transição para uma economia de baixo carbono, pela demanda crescente por alimentos e pela reorganização das cadeias produtivas, cria uma oportunidade estratégica para o Brasil. Com vantagens em energia limpa, biodiversidade, agricultura tropical, minerais críticos e recursos hídricos, o país pode avançar na industrialização de suas riquezas naturais e adotar modelos regenerativos de desenvolvimento. Para isso, será fundamental investir em inovação, na qualificação de pessoas e em políticas de longo prazo que convertam o crescimento econômico em prosperidade social e preservação ambiental.
Para a construção deste ensaio, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
I) Mesa-redonda | Contexto global e as oportunidades para o Brasil.
Debate sobre como o atual contexto global apresenta oportunidades para o Brasil. Alguns dos tópicos abordados:
A volta da relevância da geografia e dos recursos físicos/naturais. O que o Brasil tem?
O que o Brasil precisa construir para aproveitar as oportunidades?
O jogo geopolítico e o posicionamento internacional do Brasil.
Participantes: Izabella Teixeira (IRP/UNEP), Jorge Arbache (iCS e Professor Associado FDC) e Marcelo Medeiros (Lanx Capital e Cambuhy Investimentos).
II) Videocast | Geração e distribuição de riqueza no Brasil: como não repetir o passado?
O desafio do Brasil não é apenas gerar riqueza, mas também fazer com que esta riqueza resulte em maior bem-estar para a sociedade.
Ao longo da sua história, o país construiu diversos ciclos de crescimento econômico, muitos deles baseados em seu capital natural. Ainda assim, seguimos enfrentando desafios relacionados à produtividade, à mobilidade social e à redução das desigualdades. O que explica essa trajetória? Neste momento, temos indicações de que podemos iniciar um novo ciclo de crescimento baseado no capital natural. Como não repetirmos o passado?
Diálogo com Eduardo Giannetti

Diálogo com Elisa Reis

III) Vídeo animado | Construir prosperidade: industrializar, inovar, sofisticar.
Como a industrialização das vantagens comparativas do Brasil pode ser realizada? Qual é a relevância e como sofisticar as cadeias produtivas no Brasil? Quais indústrias são mais promissoras?
Tópicos abordados no vídeo animado:
Industrialização moderna no Brasil: agroindústria avançada, bioeconomia, química verde, energia limpa, soluções baseadas na natureza.
Sofisticando as cadeias de valor domésticas: processamento no Brasil, P&D local.
Política industrial: experiência de outros países e recomendações para o Brasil.
Contexto global e as oportunidades para o Brasil
Geração e distribuição de riqueza no Brasil: como não repetir o passado?
Construir prosperidade: industrializar, inovar, sofisticar
CAMPUS SÃO PAULO
R. Gomes de Carvalho, 1609
Vila Olímpia
São Paulo – SP
04547-006
ASSOCIADOS REGIONAIS
A FDC trabalha em parceria com associados regionais em todo o Brasil. Confira aqui o associado mais próximo à sua região.
Ranking e Certificações


