As empresas familiares estão, cada dia mais, buscando sua profissionalização como uma das formas de garantir a sua competitividade no mercado. É neste contexto que o Programa Governança Corporativa em Empresas Familiares da Fundação Dom Cabral se insere, com o objetivo de promover uma discussão entre os membros de empresas familiares e gestores sobre as principais práticas de governança que impactam no alcance de uma gestão profissional do negócio. A Governança é estabelecida por meio da definição de um sistema ou conjunto de práticas que se propõe a melhorar a gestão da empresa, de modo a resguardar os interesses de todos os envolvidos, preservando o negócio no longo prazo. Alguns dos benefícios da implementação da Governança Corporativa em empresas familiares são a sua preparação/profissionalização para que se tornem mais atrativas para a captação de financiamentos; a discussão do papel da família e da sucessão e; a melhoria no processo de tomada de decisão, por meio do compartilhamento do poder, reduzindo as possibilidades de conflito de forma a garantir a perenidade do negócio.
- Fundadores, sócios, sucessores e herdeiros das diversas gerações de empresas familiares que estejam atuando ou não nos negócios familiares. - Administradores e gestores que atuam em empresas familiares.
- Propiciar o entendimento do que é Governança Corporativa, sua relevância e aplicabilidade na realidade das empresas de controle familiar. - Apresentar as principais motivações para a adoção da Governança Corporativa em empresas familiares, levando os participantes a identificarem os fatores potencializadores e dificultadores dentro de suas realidades. - Contribuir para que os membros da família proprietária e gestores de empresas familiares possam ampliar o entendimento quanto à dinâmica da empresa familiar e a estrutura de Governança recomendada para lidar com os elementos família, empresa e propriedade.
- Compreensão de quais benefícios a Governança Corporativa pode trazer para a empresa. - Ampliação da capacidade de argumentação e influência junto a demais sócios e membros das famílias proprietárias na adoção da Governança Corporativa. - Agente mobilizador quanto às melhores práticas de Governança em uma empresa familiar. - Identificação de oportunidades de avanço da Governança Corporativa de sua empresa. - Capacitação para traçar um plano quanto aos próximos passos a serem tomados.
1) **Conceituação e histórico da Governança Corporativa.** 2) **Conflitos de interesse em empresas familiares.** 3) **Diferenciação entre Governança e Gestão.** 4) **Estrutura de Governança em uma empresa de controle familiar.** 5) **Motivações para a adoção da Governança Corporativa por uma empresa familiar:** **Longevidade e planejamento de sucessão** - Causas de mortalidade das empresas familiares. - Alinhamento quanto aos aspectos essenciais da sucessão. - Construção da legitimidade de sucessores. - A escolha do melhor sucessor. - A alternativa de sucessão para um gestor não-familiar. **Promoção da harmonia familiar e coesão societária.** - Conflitos familiares: fatores mitigadores e ações de prevenção. - Instrumentos de coesão: Acordo de Sócios e Conselho de Família. **Melhoria do processo de tomada de decisão:** - O papel do Conselho de Administração. - Construindo um Conselho eficaz. - O papel dos membros da família no Conselho de Administração. - A escolha de Conselheiros Independentes. **Ampliar a credibilidade de transparência facilitando o acesso a capital.** - Estratégia de financiamento do crescimento: equity ou debt? - Fundos de investimento: como lidar com sua entrada?