As instabilidades econômico-financeiras da atualidade têm desafiado os executivos brasileiros, afetando o resultado de diversos setores e obrigando as empresas a trabalharem de forma ambidestra garantindo desempenho e resiliência. Para serem protagonistas nesse contexto, as empresas devem crescer de forma sustentável lidando com os novos cenários, tomando decisões estratégicas (crescimento orgânico X F&A) que gerem valor, a fim de projetarem o seu desenvolvimento de maneira sustentável. A FDC traz o **Programa Finanças Corporativas: decisões estratégicas e geração de valor** com o objetivo de preparar os executivos, responsáveis pela tomada de decisão financeira nas organizações, para os novos desafios que se apresentam no contexto de mercado. O foco é desenvolver estes profissionais, guiados pelas melhores práticas de finanças corporativas, capazes de liderar planejamentos sustentáveis, executar estratégias de crescimento e gerar valor, mesmo em meio a circunstâncias complexas.
CFO’s, diretores executivos, empresários e conselheiros (com conhecimento prévio dos fundamentos de gestão econômico-financeira), gerentes financeiros sêniores e demais profissionais envolvidos em decisões financeiras estratégicas.
A Fundação Dom Cabral continua entre as **10 melhores escolas do mundo, segundo os Rankings de Educação Executiva do Financial Times 2024**, sendo a única instituição da América Latina no top 10. Estamos na **5ª posição em programas abertos (cursos de curta e média duração)** e em 10º lugar em programas customizados. Confira os principais destaques: Programas Abertos (cursos de curta e média duração): - Desenho do programa: 1ª posição - Corpo docente: 2ª posição - Cumprimento de objetivos: 3ª posição - Métodos de ensino: 3ª posição - Aprendizagem de novas competências e de longo prazo: 5ª posição Programas Customizados: - Corpo docente: 4ª posição - Preparação: 4ª posição - Desenho do programa: 4ª posição - Relação custo x benefício: 7ª posição
- Amplo conhecimento sobre framework conceitual, decisões financeiras estratégicas e ferramentas avançadas para o planejamento estratégico do crescimento; - Visão integrada das fontes de capital, dos efeitos das escolhas de financiamento sobre resiliência e valor do ativo; - Compreensão dos princípios de investimento, financiamento e distribuição de valor, pilares das finanças corporativas sustentáveis — tendo em vista as questões de ESG, crescimento orgânico ou por vias externas; - Habilidade em lidar com as inovações do mercado de capital, minimizando os riscos e os custos através de técnicas avançadas de construção da estrutura financeira; - Entendimento acerca de processos e variáveis internas e externas que impactam no valor da empresa (Valuation); - Entendimento sobre o papel das operações extraordinárias de F&A e de IPO em garantir o crescimento sustentável da empresa; - Aptidão em gerenciar o processo de integração após operações extraordinárias, melhorando os resultados da organização e gerando valor, a longo prazo, tanto para acionistas, em respeito à sociedade.
R$ 15.100,00 (quinze mil e cem reais)* *Valor válido para inscrições faturadas até o dia 31/12/2024.* **Condições Especiais**: - Consulte condições especiais para grupos e membros do FDC Alumni Network (ex-participantes de programas da FDC). **Condições de Pagamento**: - Em até 3x sem juros no boleto ou no cartão. - Pagamento entre 4 e 10 meses incide 0,65% de juros ao mês. *Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.*
AVALIANDO E GERENCIANDO OS RISCOS NA PERSPECTIVA DOS SEUS INVESTIDORES - Mercado de Capitais, precificação do risco e estimativa do retorno; - O trade-off histórico entre risco e retorno; - O conceito de carteira de investimentos e diversificação de riscos; - Otimização de carteira de ativos: fundamentos.
CARTEIRA EFICIENTE E MODELOS RISCO-RETORNO - Carteira eficiente, SML e CML na lógica do investidor; - Modelo CAPM e retorno do acionista; - Estimar o Risk-free rate, prêmio pelo risco e Cálculo do Beta: método Bottom-up, método da regressão de retornos e método dos comparáveis.
AÇÕES, DEBÊNTURE E DERIVATIVOS - Precificação de debêntures e derivativos: fundamentos; - Impairment de ativos financeiros segundo o IFRS.
INSTRUMENTOS TRADICIONAIS E SUSTENTÁVEIS DE FINANCIAMENTO DAS OPERAÇÕES E DO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS - Instrumentos de financiamento da empresa (Capital próprio vs endividamento); - Alavancagem, arbitragem e valor da empresa para os acionistas; - Como os benefícios fiscais influenciam na escolha do financiamento; - Determinantes do custo do capital e o valor econômico do capital (VEC ou EVA); - Calculando o WACC - método direto e indireto.
ESG E FINANÇAS SUSTENTÁVEIS A SERVIÇO DA EMPRESA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS - A estrutura de capital ótima e as anomalias; - Técnica de otimização da Estrutura de capital; - ESG e Finanças Sustentáveis: Criação de valor sustentável; - Instrumentos de financiamentos ESG: Green, Social e Sustainable Bonds; - Sustainability-linked bond.
**PARTE 1:** **AVALIAÇÃO INTRINSECA DA EMPRESA: O valor dos fluxos de caixa atualizados** - Estimar o Free Cash Flow to Firm ou Free Cash Flow to Equity e o crescimento (Growth); - Estimar o Custo Médio Ponderado do Capital WACC (RF, Beta, Risk Premium Spread, Impostos, Alv.); - Cálculo do Valor Terminal (Terminal value). **PARTE 2:** **AVALIAÇÃO POR MÚLTIPLOS DE MERCADO NO PRIVATE EQUITY E NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES** - O valor relativo da empresa para os investidores e os acionistas: fundamentos; - Avaliação com múltiplos de desempenho (Lucros); - Avaliação com múltiplos de valor contábil ou de valor de reposição; - Múltiplos de receitas e múltiplos de transações comparáveis.
NOVAS FORMAS DE INVESTIR E FINANCIAR O CRESCIMENTO ACELERADO, OS RISCOS E AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS - Financiar novos empreendimentos e pitching de ideias em busca de capital; - Peculiaridades das startups e Seed Capital; - VC: Early financing (Investidor-anjo, Crowdfinancing) e Expansion Finance; - PE: mezzanine financing e a abertura do capital; - Avaliação com o método VC e o valor econômico no mercado primário.
- O crescimento por vias externas; - Tipos e regulamentações de fusão; - A criação de valor nas Fusões e Aquisições; - Avaliação da target das sinergias de fusão; - Criação de valor e estratégias de crescimentos externo: mito ou verdade.