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Publicação

 Modelos de negócios: : a conexão entre estratégia, inovação e sustentabilidade. <i>In:</i> SIMPÓSIO MINEIRO DE GESTÃO 18-20 de setembro, 2017.
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 Modelos de negócios: : a conexão entre estratégia, inovação e sustentabilidade. <i>In:</i> SIMPÓSIO MINEIRO DE GESTÃO 18-20 de setembro, 2017.

2.017 Belo Horizonte: PUC Minas, 2017 <b>Anais</b></b> [.....]<b>.   SALUM, Fabian Ariel;  COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia;  LOPES, Humberto Elias Garcia. Trabalho de evento Salum, Fabian Ariel SALUM, Fabian Ariel;  COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia;  LOPES, Humberto Elias Garcia. A pesquisa sobre modelos de negócios tem ganhado crescente relevância entre gestores e acadêmicos mesmo diante de discordâncias sobre sua definição e fundamentação teórica. No entanto, estas divergências contribuem para a sobreposição do modelo de negócios e outros conceitos correlatos como, por exemplo, estratégia e inovação. Diante disto, o presente trabalho diferencia tais conceitos, partindo da aplicação do framework Escolhas e Consequências proposto por Casadesus-Masanell e Ricart (2010) na empresa A. Yoshii Engenharia. Apesar da difusão do framework Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur (2011)-especialmente entre as empresas nascentes-a aplicação do Escolhas e Consequências se justifica por sua visão abrangente, e ao mesmo tempo parcimoniosa, para o entendimento e operacionalização do modelo de negócios. Além disto, o alinhamento de sua base conceitual e teórica com a organização industrial é consistente com o pensamento corrente na comunidade prática e reforça a importância de se desenvolver modelos de negócios sustentáveis. Com isto, o modelo de negócios é apresentado como um reflexo das escolhas estratégicas da organização acerca da criação de valor em face das mudanças no ambiente. Portanto, o trabalho conclui que a estratégia é uma noção abrangente que envolve e determina o modelo de negócios, e este pode servir de base para-mas não se confunde com-os modelos de inovação e sustentabilidade. Nesta perspectiva, o modelo de negócios representa um nível de análise intermediário que permite visualizar, interpretar e distinguir a conexão dinâmica entre os conceitos. Palavras-chave: Modelos de Negócios; Inovação; Sustentabilidade; Framework Escolhas e Consequências 1 Introdução O sistema de tecnologia da informação foi um dos principais elementos que impulsionou o surgimento da temática modelos de negócios no início dos anos 2000. A demanda de classificação dos negócios conduziu a novos modelos apoiados na oferta de tecnologias capazes de romper com os moldes convencionais da estrutura competitiva (LINDMAN, 2007). No entanto, o foco do corpo gerencial das organizações continuava nas escolhas estratégicas sem levar em conta o suporte do potencial tecnológico (SHAFER; SMITH; LINDER, 2005). Diante desse cenário, surgiram as primeiras tentativas de compreensão dos modelos de negócios, enfatizando a correlação entre formulação estratégica e execução (YIP, 2004). Contudo, a literatura se deslocou desta ênfase para o foco na manutenção de receitas recorrentes, além da elaboração de modelos de negócios adaptáveis às mudanças no contexto Português