00A1BE FFFFFF
 

Publicação

Determinantes do contexto na formação das redes de governança; o caso "A cor da cultura". In: ENCONTRO DA ANPAD (39., 13-16 setembro, Belo Horizonte, MG).
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

Determinantes do contexto na formação das redes de governança; o caso "A cor da cultura". In: ENCONTRO DA ANPAD (39., 13-16 setembro, Belo Horizonte, MG).

2.015 Belo Horizonte: ANPAD, 2015 Anais eletrônicos...   MILAGRES, Rosiléia das Mercês;  REZENDE, Otávio;  GONÇALVES, Carlos Alberto. Trabalho de evento Milagres, Rosiléia das Mercês MILAGRES, Rosiléia das Mercês;  REZENDE, Otávio;  GONÇALVES, Carlos Alberto. Contextos políticos e sociais são variáveis determinantes na constituição de uma rede de governança, de sua estrutura e gestão. Este estudo discute a influência do contexto na constituição de uma rede de governança estabelecida com o propósito de implementar o projeto "A cor da cultura" no Brasil. Trata-se de um caso singular devido à sua abrangência e ao momento político em que se insere, tangenciando problemas econômicos, sociais e culturais. Algumas questões orientam o debate: Quais as determinantes que explicam o surgimento e ascensão das redes de governança? Como as mudanças nas demandas sociais, e no contexto geral, aumentam o engajamento social e corporativo e conduzem a um novo desenho nas relações institucionais? Como estas novas formas de organização são constituídas e estruturadas? A metodologia envolve a utilização de dados primários e secundários. Foram feitas entrevistas livres com três representantes da equipe de gestão do projeto; e entrevistas qualitativas, utilizando-se questionários semiestruturados, com 19 representantes das instituições parceiras, entre abril e dezembro de 2012. Os principais elementos identificados como determinantes do contexto na formação das redes de governança foram o macroambiente, influenciando a necessidade de constituição da rede de governança; e a interação entre os atores, promovendo sua emergência. Em termos estratégicos, esses fatores orientam as questões a serem ponderadas por gestores de rede de governança no momento da sua emergência e constituição, e destaca a necessidade de se promover a interação entre os atores para que possam contribuir com recursos e ações voltados para objetivos coletivos. Português